- 02 Abr 2018 às 11:14
Prezados, bom dia.
Gostaria de ajuda para ver se consigo encurtar a fórmula abaixo.
Basicamente se trata de uma planilha de controle financeiro que me apresenta em uma tabela as compras que tive em determinado mês.
Seria:
A1 (Data da Compra)
B1 (Descrição)
C1 (Grupo)
D1 (Nº de Parcelas)
E1 (Valor da Parcela)
F1 (Parcela 1)
G1 (Parcela 2)
H1 (Parcela 3)
[...]
Até AB1 (Parcela 24)
Nas colunas Parcela 1, Parcela 2.... é feita a fórmula para que mês cai tal parcela.
A questão é, ao invés de fazer uma SOMASES com cada coluna da parcela (F1, G1, H1....), gostaria de colocar tudo em um critério... tentei com OU, mas não deu certo.
Como estou fazendo:
=SOMASES(Lançamentos!$D:$D;Lançamentos!$C:$C;$B21;Lançamentos!$F:$F;C$1) + SOMASES(Lançamentos!$D:$D;Lançamentos!$C:$C;$B21;Lançamentos!$G:$G;C$1) + SOMASES(Lançamentos!$D:$D;Lançamentos!$C:$C;$B21;Lançamentos!$H:$H;C$1)
Repito essa soma até chegar na coluna AB1:AB1
Não teria como resumir a fórmula acima?
Tentei algo como:
=SOMASES(Lançamentos!$F:$F;Lançamentos!$C:$C;$B22;OU(Lançamentos!$F:$AB);C$1)
Mas não rolou... alguém sugere algo?
Grato.
Gostaria de ajuda para ver se consigo encurtar a fórmula abaixo.
Basicamente se trata de uma planilha de controle financeiro que me apresenta em uma tabela as compras que tive em determinado mês.
Seria:
A1 (Data da Compra)
B1 (Descrição)
C1 (Grupo)
D1 (Nº de Parcelas)
E1 (Valor da Parcela)
F1 (Parcela 1)
G1 (Parcela 2)
H1 (Parcela 3)
[...]
Até AB1 (Parcela 24)
Nas colunas Parcela 1, Parcela 2.... é feita a fórmula para que mês cai tal parcela.
A questão é, ao invés de fazer uma SOMASES com cada coluna da parcela (F1, G1, H1....), gostaria de colocar tudo em um critério... tentei com OU, mas não deu certo.
Como estou fazendo:
=SOMASES(Lançamentos!$D:$D;Lançamentos!$C:$C;$B21;Lançamentos!$F:$F;C$1) + SOMASES(Lançamentos!$D:$D;Lançamentos!$C:$C;$B21;Lançamentos!$G:$G;C$1) + SOMASES(Lançamentos!$D:$D;Lançamentos!$C:$C;$B21;Lançamentos!$H:$H;C$1)
Repito essa soma até chegar na coluna AB1:AB1
Não teria como resumir a fórmula acima?
Tentei algo como:
=SOMASES(Lançamentos!$F:$F;Lançamentos!$C:$C;$B22;OU(Lançamentos!$F:$AB);C$1)
Mas não rolou... alguém sugere algo?
Grato.