Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre as ferramentas Power Query, Power Pivot, Power View, Power Maps. Dúvidas sobre Power BI use a sessão específica
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#30836
Olá.

Tenho uma tabela de frequência no Power Bi onde cada coluna tem como nome uma data diferente e em cada coluna possui valores booleanos (true ou false). Nesta tabela, cada valor true indica que a pessoa esteve presente naquela data.

Como posso fazer para contar a quantidade de vezes que cada pessoa esteve presente de forma que, toda vez que uma nova coluna com data fosse inserida, esse contador fosse automaticamente atualizado (o que no exemplo abaixo seria a coluna 'Qtd Presenças')?

EX:

NOME 01/03/2018 02/03/2018 03/03/2018 Qtd Presenças

JOSÉ False False True 1
LUCAS True True False 2
JOÃO False False False 0



Desde já agradeço.
#31164
Oi saintannna

Em anexo uma possível solução. O desafio aqui é que ao inserir uma nova data, é preciso abrir a guia "Não usar", clicar com o botão direito do mouse em qualquer célula da tabela e escolher "Atualizar". Logo depois, escolher a guia "Dinâmica", clicar com o botão direito do mouse em qualquer célula da tabela dinâmica e escolher "Atualizar".

Esses dois "atualizar" podem ser chatinhos, mas pelo que entendi, funciona. Agora, uma macro poderia ajudar na atualização automática. Não sou bom em Macros.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#31167
Bom dia.
Pela sua descrição posso imaginar que a primeira coluna dessa sua tabela contém os nomes ou identificações dos funcionários e as demais colunas tem como cabeçalho as datas sendo que,na frente de cada nome, está a informação de true ou false dispostos nas colunas de data.
Eu faria assim... Com a coluna de nomes selecionada, dê um botão direito e escolha " transformar outras colunas em linhas"
Isso fará com que seus dados fiquem normalizados.
Depois faça um filtro eliminando as linhas cujos valores é false.
Agora uma countrows deve dar conta do recado..
Qualquer coisa, posta sua planilha (pode ser com dados fictícios mesmo) para uma melhor opinião.
#31168
PS: como eu sugeri para selecionar a coluna de identificação e escolher "transformar outras colunas em linhas" as novas colunas que vierem à ser adicionadas serão também incluídas nesta etapa como "outras colunas".
Perceba que esse passo é diferente de ,no caso, selecionar as colunas de data e escolher a opção "transformar ESSAS colunas em linhas"
#31285
Obrigado FelipExcel e gfranco por responderem minha dúvida.

FelipExcel:

Vou testar sua solução. Para os que lerem este tópico futuramente, no momento em que escrevo essa resposta, não posso garantir que sua solução resolveria 100% meu problema.

gfranco:

Para o meu problema, eu consegui resolver utilizando sua ideia. Quando transformei as colunas em linhas ficou mais fácil para criar fazer a contagem através de uma medida. Depois da medida criada, 'foi só alegria'. Também é possível de resolver essa questão, após fazer a transformação de colunas em linhas, utilizando um gráfico ou uma matriz.

Tópico resolvido.

Novamente obrigado a todos!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord