Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por ricfirst
Olá, tenho uma planilha de controle de mensalidades, onde nas linhas tenho os nomes dos usuários e nas colunas os meses referente aos vencimentos, com uma coluna para data e outra para valor. Numa outra planilha tenho o total de cada mês. Porém se uma pessoa paga fora desse mês, adiantado ou atrasado, a planilha lança o valor no mês de vencimento, e não no mês em que foi pago, o que seria o correto, pensei em usar o PROCH, mas não consegui imaginar de que maneira fazer isso. A base dessa contagem usei de outra planilha, e montei o restante a partir dela.
Planilha em anexo!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por babdallas
Anexa a planilha novamente, mas com alguns dados fictícios lançados e um exemplo do problema que você mencionou (pagamento em um mês, mas considerando em outro mês). Diga também quais os nomes das planilhas envolvidas no cálculo.
Por ricfirst
Boa tarde, segue o arquivo com alguns dados preenchidos. As planilhas em questão são "Mensalidades" e "Resumo de Mensalidades"

Obrigado!
Por babdallas
Os dados devem ser lançados de forma colunar, ou seja, cada coluna representa um tipo de informação. Segue anexo como exemplo (veja planilha em verde e células verdes)
Por ricfirst
Boa tarde novamente, entendi o funcionamento, no caso para cada entrada criaria-se uma nova linha de dados, cada nome seria repetido 12x para o ano todo, não teria mesmo outra maneira? Pois no caso de usar a capacidade máxima de 300 pessoas, seriam 3.600 linhas. Mas se não houver outro jeito tentarei adaptar desta maneira mesmo!!

Obrigado!!
Por babdallas
Sim, aumenta o número de linhas, mas reduz a complexidade das fórmulas. Para reduzir um pouco o uso de memória, costuma-se normalizar os dados, transformando os dados em várias tabelas e depois relacionando elas através de chaves primárias. É o que o suplemento Powerpivot faz com maestria, mas claro que para isso os dados devem ser reestruturados. Quanto maior o número de linhas, mais vale a pena esta normalização dos dados.
O que fiz com SOMASES pode ser feito também com tabela dinâmica. Já com os dados da maneira que você lançou, não há como usar tabela dinâmica e a fórmula ficaria muito complexa.
Por ricfirst
Tentei fazer um jeito que mantém a interface de lançamento e a planilha de cálculos que criou. Se para cada linha eu criar 12 equivalentes na planilha "Lançamento de dados", tudo o que eu lançar na planilha "mensalidades" preenche a de lançamento automaticamente. Porém, tentei fazer as 12 cópias e "puxar" a fórmula para baixo, até dar as 3600 linhas, mas o excel não reconhece a sequencia, por exemplo, se criei cópia de "A1" até" A12", quando puxo, ele não vai de "A13" a "A24", vai de "A16" a "A28".
Por babdallas
Desculpe, mas não entendi. Explique com mais detalhe ou coloque um exemplo de como deseja alimentar e o que quer automatizar.
Por gfranco
Bom dia.
Se a ideia agora é continuar lançando os dados da maneira linear e depois retornar a estrutura colunar ( que foi a sugestão acertada do colega babdallas) eu partiria para o Power query.
Caso sua versão do Excel seja 2010 ou superior, poderia utilizar esse suplemento para a devida transformação...
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord