Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Bom dia pessoal,

Acebei de assumir o Depto de Compras aqui na empresa e tenho tido muita dificuldade de localizar informações das compras realizadas pelo antigo comprador, informações do tipo: com qual fornecedor foi feita a compra do produto X.

Bom, vou mostrar como fica armazenado o processo de Cotação.
É Divido por Centro de Custo(pastas), Anos(Pastas ), Meses(Arquivos Excel ) e Cotação(Planilha) ficando a árvore dessa forma:
Ex.:

Prédio 1
2016
Janeiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Fevereiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Março
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
...
2017
Janeiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Fevereiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Março
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
...
2018
Janeiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Fevereiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Março
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
...
Prédio 2
2016
Janeiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Fevereiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Março
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
...
2017
Janeiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Fevereiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Março
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
...
2018
Janeiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Fevereiro
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
Março
Cotação 1
Cotação 2
Cotação 3
...
(Lembrando que Cotação 1,2,3 etc são planilhas dentro dos Arquivos.xls Janeiro,Fevereiro,Março etc que estão dentro das pastas do Ano e das pastas do centro de Custo(prédio).

O que eu preciso é uma função ou fórmula que eu pesquise por exemplo pelo termo "Furadeira" e ele procure em todas as planilhas dos arquivos.xls de todas as pastas e me retorne em qual(is) planilha(s) foi Cotado esse produto. A pesquisa pode ser feita em toda a planilha(já que são planilhas pequenas) ou apenas em uma coluna expecífica( já que as planilhas são padrão).

Sei que pelo pesquisar do próprio windows consigo encontrar porém o resultado é muito genérico.

Enfim fico no aguardo e desde já agradeço a quem se dispor a me ajudar.

Abraços :arrow:
Bom dia.
Pela sua descrição do problema me parece que uma junção de todas essas pastas de trabalho num arquivo único é o primeiro passo.
Qual sua versão do excel?
Se for 2010 ou posterior, um suplemento chamado "POWER QUERY" seria minha primeira opção.
Sugiro, também, para facilitar que outros membros possam emitir opinião com mais acertabilidade, forneça uma réplica dessa planilha padrão (pode ser com dados fictícios MAS MESMA ESTRUTURA).

]At
Giovani
Obrigado gfranco pela ajuda.

Meu Excel é o 2010.

Segue em anexo modelo da planilha, como pode notar a pesquisa será feita na Coluna F à partir da linha 13 e o resultado é o mostrado nas colunas I,N e S da Linha 2.

Abraços
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
à partir de sua dica tentei instalar o Power Query porém foi dado o erro pedindo que instale o office 2010 sp1 ou um mais recente.
Se entenderdes que essa seria a solução então pedirei ao TI que atualize para mim o office.Nesse primeiro momento não gostaria de mexer com eles.

Abraços
Dei uma olhada no modelo que vc disponibilizou.
Ele não exibe, por exemplo, a hierarquia de cotações que vc mencionou no inicio do tópico.
O arquivo conta somente com uma única aba chamada "Papelão".
Como saber,por exemplo, à qual cotação essa aba se refere?
Lembre-se: Podemos entender um pouco de excel mas não conhecemos a organização de seus arquivos originais.
Quanto mais minucioso vc for nas explicações e exemplos, maiores são as chances de conseguir ajudar-te.
Opa, segue em anexo print das pastas.
Esse modelo que enviei da cotação está dentro da pasta Ano, que fica dentro da pasta do centro de Custo expecífico

Exemplo pasta Renato >> Pasta 2017 >> Arquivo xls janeiro>> planilha Papelão//planilha Furadeira//Planilha disco de Corte etc.

Veja se on prints ajudam a compreender.
Vou gravar um vídeo mostrando como isso pode ser feito.
Assim que acabar a edição, eu posto o link aqui.
Vc pode encontrar também muito material sobre Power Qwery no canal do Planilheiros no Youtube.
Opa Amigo,

Muito obrigado por dispor de seu tempo pra me ajudar(mesmo sem saber quem sou) isso é fantástico!!!

Então, já solicitei ao depto de TI que atualize meu Office para que seja possível utilizar o Power Query. Pelo que vi no vídeo, é isso sim que preciso e sendo automático a atualização ficou melhor que a encomenda...

Enfim, muito obrigado e assim que eu fizer esse processo aqui dou um retorno, assim que instalarem aqui vou meter a mão na massa.

Abraços
Fico feliz que tenha sido útil.
Essa é a ideologia do fórum e acredite... O ganho é bilateral. Todos nós aprendemos um com o outro aqui.
Poxa gfranco, meu Office aqui do serviço é o Standard 2010 e segundo o pessoal do TI não contempla o Power Query.
Voltei à estaca 0.
Estou procurando alguma coisa que pelo menos me permita pesquisar dentro dos arquivos. Se tiver a possibilidade de ser via macro/função melhor ainda, mas até um programa de terceiros me ajudaria.

De qualquer form muito obrigado pela ajuda.
Boa tarde Castilhos.
É uma pena isso
De qualquer forma fiz um "IMPORTADOR GENÉRICO" baseado no exemplo de arquivo que vc postou.
Explicação no arquivo.
Dê retorno.
Nota:
cuidado NUNCA É DEMAIS!
Sempre mantenha backup dos arquivos originais.
Como, para usar esse importador, os arquivos de pesquisa devem estar na mesma pasta (com exceção do importador) COPIE os arquivos originais para uma pasta de testes e, só depois disso, faça seus testes.
Amigo, já ajudou muito. Terei que fazer pasta por pasta mas já me ajuda muito. Aliás, vou tenho uma macro que localiza todos os .xlsx, vou utilizá-la e criar uma macro para copiar esses arquivos para uma pasta , juntando assim todos os arquivos, e aí utilizo esse importador que criastes, e adiantarei meu trampo.

Show de bola. Obrigado fera.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord