Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por Lejaime
#2700
Boa tarde, gostaria de saber como somar intervalos. No meu exemplo específico, tenho que somar a taxa Selic referente a data do vencimento até a taxa Selic referente a data de pagamento. Tanto uma quanto a outra já encontrei, usando o PROCV, porém agora me detive neste caso da soma. Como fazer isso automaticamente através de uma fórmula?
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2702
vc pode especificar cada referência do intervalo =SOMA(A1;A10;A11;A53...) ou se essas referências forem uma sequência do tipo A1;A2;A3;A4;A5 ... então basta vc informar a primeira e a ultima ligadas por dois pontos
=soma(a1:a5)
isso somará todas as células de A1 até A5
Por Lejaime
#2703
De acordo com a data de vencimento e a data de pagamento, o PROCV localiza a taxa Selic em uma Matriz que vai de 1995 até 2015 com todos os meses do ano. Sendo assim, eu tenho o valor A e o valor B. Essas datas variam de acordo com cada documento que tenho que calcular a multa e os juros. Quero uma fórmula que me retorne a soma das taxas entre uma data e outra automaticamente e não simplesmente fazer uma fórmula SOMA para cada documento.
Por Sephiroth01
#2708
Olá,

Talvez possa te ajudar um SOMASES que é uma formula onde você soma campos obtendo um critério, se não for período de data especifica na qual teria que usar outra fórmula e for só mês e ano é mais tranquilo.
Por exemplo:

A1 a A6 é o intervalo de soma
B1 a B6 temos o mês "Julho","Maio" e "Agosto"
C1 a C6 é o ano "2014" e "2015"

=SOMASES(A1:16;B1:B6;"Julho";C1:C6;"2014") <- Ele irá somar de acordo com as suas necessidades desejadas.
Quando iniciar a fórmula ele vai te dizendo como proceder, primeiro intervalo de soma que você quer, depois intervalo do critério dps critério e assim por diante.

Ah!! se for data especifica você pode usar uma fórmula mês e converter para número, dps faz uma tabelinha de janeiro a dezembro com nome e numerada e usa procv desses números em cima desse período, ai facilita também o somases depois.

Provavelmente pode existir uma forma mais fácil mas a gente de acordo com o que sabe né...hahahahaha

Espero ter ajudo em algo.
Não esqueça de dar um like.

Abs.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord