Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Qualquer dúvida sobre gráficos, como criá-los, alterar eixos principais e secundários, adicionar/remover categorias e séries, legendas e rótulos, etc.
#2148
boa note?
tenho uma planilha que atualizo mensalmente os valores e abro e fecho os agrupamentos ... nessa planilha tenho diversos gráficos velocímetros (com seno e conseno) que perdem parte da formatação enquanto mexo na planlha ...
por favor alguém tem a solução?

desde já mto obrigado
Riad
#2150
Olá Eduardo!

eu não consegui postar a imagem, mas segue um pouco mais de detalhe ...
sobre os gráficos utilizados
criei 1 gráfico de velocímetro juntando rosca para fazer o pano de fundo e dispersão pontos e linhas para fazer o ponteiro e marcadores/rótulos de velocidades.
sobre a formatação:
deixei como linhas sem preenchimento os ponteiros que não representavam a velocidade ("venda") do mês e mantive apenas o que representava a venda do mês com linha preta e com uma seta no final da linha.
nos rótulos, como os valores do seno e cosseno não representavam as velocidades mas as posições, vinculei cada rótulo à velocidade (venda" que deveria aparecer no gráfico ...
o que perde formatação:
as todas as linhas dos gráficos de dispersão voltam e os rótulos se desvinculam das células que havia vinculado
como acontece
não identifiquei ao certo, mas creio que quando atualizo os valores ou quando oculto e depois desoculto linhas com a série de dados.

acho que ajuda se postar de onde tirei o gráfico, segue link do youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=iWXpeUNpoiE
obrigado
abraço
Riad
#2153
Riad, bom dia.

Se você quiser (e puder) mandar a planilha é até melhor... Caso seja uma ferramenta do seu trabalho você também pode excluir valores e demais informações.

Em todo caso, sei que as vezes quando uma rotina envolve muitas abas da planilha, ela acaba ficando aparecendo na tela. Talvez isto esteja impactando na formatação do seu velocímetro. Eu testaria duas opções:
  • 1) Através de VBA você formatar a planilha;
    2) Através de VBA você evitar que a tela fique "piscando" durante a execução da macro.
Para o primeiro caso precisaria da planilha já formatada. Para o segundo, segue abaixo o código:
Código: Selecionar todos
'Início da Sub:
Application.ScreenUpdating = False

AQUI VC INSERE A SUA MACRO

Application.ScreenUpdating = True
'Fim da Sub

Tenta aí e avisa depois se deu certo.

Abs
Eng. Eduardo
#2254
Olá Engo.Eduardo!

consegui realizando a opção 1. ficou um código bem extenso pois são 20 velocímetros mas acho que vai funcionar.

é possível em um gráfico de dispersão (marcas do velocímetro) adicionar todos os rótulos de 1 só vez e de formatar todos os marcadores de uma só vez tb?

obrigado
Riad
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord