Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Ramon
Boa tarde pessoal,
Sou novo aqui e não sei muito de excel por isso me registrei para pedir uma luz :mrgreen:

Preciso de uma função que calcule o preço de venda de um produto. Porém que calcule esse preço levando em conta que a comissão sobre venda será uma porcentagem sobre o valor final sendo que o "lucro" que eu gostaria de receber já tivesse sido calculado.
Vou dar um exemplo simples:
Preço 100,00
Lucro 20%
P+L= 120,00
Comissão 10%
P+L+C= 132,00
Porém como a comissão é calculada sobre o preço final (132-10% = 118,80 ) não fico com o valor correto para fechamento do preço, sendo que a comissão e o lucro serão variáveis.
Alguém tem algum ideia de como poderia fazer esse cálculo ou se existe algum função para calcular o valor final correto para chegar no preço com o lucro desejado ?

Desde já agradeço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por FelipeMGarcia
Qual seria o resultado desejado ? A sua fórmula já faz o cálculo em etapas, se quiser, posso deixar tudo junto
Por Ramon
Boa tarde Felipe, nesse caso o desejado seria 133,33 pois 133,33 - 10% = 120,00(arredondado) que é o valor original + o lucro. Eu gostaria que a planilha calculasse dessa maneira, sendo que o valor de resultado menos a comissão será igual ao valor + lucro !
Por FelipeMGarcia
Vc quer digitar o valor do produto, o lucro e a comissão e quer o valor final, é isso?
Por FelipeMGarcia
Ramon,

Eu pintei em verde onde fiz as fórmulas, não sei se entendi muito bem o que deseja, mas veja se ajuda.

Abs
Por Ramon
Olá Felipe,
Eu precisava que calculasse o valor final do produto levando em conta a comissão e o lucro desejado.
Por exemplo:
Custo: 100,00
Lucro: 20% = 120,00
Comissão: 10% = 120,00 + 20% = 132,00

Porém tirando a prova real, você não obteve 20,00 de lucro pois a comissão sobre a venda é calculada sobre o preço final então:
132,00 - 10% = 118,80
Que daria somente 18,80 de lucro. Imagino que deva ter alguma fórmula que calcule o preço de uma maneira que eu fique com o lucro desejado que é os 20% que no caso deste exemplo daria 20,00 e não 18,80.
Quando passamos para valores maiores a diferença vai aumentando.
Por FelipeMGarcia
Se você pegar assim o valor*(1+%lucro+%comissao)*(1-%comissão)

Acho q da certo, não estou mais no computador pra testar
Por FelipeMGarcia
Ou no final você muda somente no lugar de ser (1-%comissao) para *% comissao
Por Ramon
FelipeMGarcia escreveu:Se você pegar assim o valor*(1+%lucro+%comissao)*(1-%comissão)

Acho q da certo, não estou mais no computador pra testar
Se for desta maneira, com o exemplo acima (20% lucro 10% comissão) ele vai somar 30% ao valor e depois tirar 10%.
Mesmo separando cada cálculo não da certo pois conforme o valor aumenta, o valor da comissão também aumenta. Teria que achar o "ponto de equilíbrio" para ele dar um valor final que tirando a comissão, chegue no valor com lucro.
Por FelipeMGarcia
Coloca um exemplo q não deu certo q se até amanhã ninguém responder, eu vejo pra vc
Por osvaldomp
valor da venda = (preço + lucro) / 0,9
seu exemplo ~~~> (100 + 20) / 0,9 = 133,33 ~~~> valor da venda = 133,33

valor da comissão = (preço + lucro) / 9
seu exemplo ~~~> (100 + 20) / 9 = 13,33 ~~~> valor da comissão = 13,33
Por FelipeMGarcia
Amigo, veja se agora atende a sua necessidade.

Abs
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord