Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por LucasAndrey
Posts
#24573
Boa tarde, me chamo Lucas. To precisando automatizar uma tabela.
Primeiramente, to enviando em anexo o meu arquivo. Nele vcs vão pode ver que existe planilha chamada Lev. Cargas, que é minha planilha principal, todas as outras vem a partir dela.
Criei uma planilha resumo onde deve ser preenchida com dados da principal, se der, mas a que ta no meu arquivo que eu comecei tem os dados das secundárias.
Nessa planilha resumo eu preciso colocar inicialmente: o Quadro de distribuição, os circuitos dele (somente um de cada) e a potência de cada circuito. Nesse quesito eu consegui fazer em partes, fiz com o PROCV, so que ele vai trazer todas as correspondencias do dado procurado o que eu nao preciso, ou seja, vai ter células repetidas. e outra se eu precisar aumentar ou diminuir o número de circuitos, vou ter que voltar na planiha resumo e alterar o número de linhas. se tivese como ser automático essa mudança, seria perfeito.
Os dados de quadro de distribuição, numero do circuito e potencia são obtidos nas colunas( N, O e P) de qualquer uma delas, mas de preferência que fosse da principal.
Cada aba é referente a um quadro de distribuição, e nela tem dados dos mesmos.
Quando eu falo quadro de distribuição to em referindo a: (QD-EXT, QD-PROD,....)
Quando eu falo circuito to me referindo a: (QD-EXT-1,QD-EXT-2,....)
Se alguem poder me ajudar a fazer essa planilha resumo.
na que eu comecei acho que da pra ter uma ideia do que eu quero fazer.
Presiso fazer para todos os QDs.
Desde ja agradeco a quem puder me ajudar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#24577
Lucas,

Eu fiz a automação na aba resumo, veja se está do jeito que precisa.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LucasAndrey
Posts
#24581
Top, FelipeMgarcia, era exatamente isso, vc ja me ajudou muito, ja aprendi bastante aqui no Fórum
Vc poderia me dar uma breve explicação de como vc fez sobre a formula da Coluna B?
Agora pra finalizar essa minha primeira questão, tem como ao final de cada quadro me dar a soma das potencia? Tentei aqui so incluindo mais uma linha pra ser o soma, mas deu errado, quando eu inclui mais uma linha no numero de circuito, a linha que tem a soma total não se deslocou?.
Avatar do usuário
Por FelipeMGarcia
Avatar
#24588
Lucas, vou tentar explicar a fórmula matricial.

Toda fórmula matricial após digitar, tem que apertar CTRL + SHIFT + ENTER,

A função ÍNDICE, retorna a informação desejada, o segundo argumento da função é o número da linha, que no caso usei a função CORRESP, a função corresp acha a posição de cada linha dentro de um intervalo, a função CONT.SE, usei para classificar os dados em ordem, pois ele conta para cada item, por exemplo, 1,2,3,4 etc....

Espero que tenha ajudado.

Abs
#24601
Agora já está com a soma e converti o resumo em tabela para ao acrescentar dados já calcular automaticamente.

abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LucasAndrey
Posts
#24618
não era exatamente isso, mas valeu, vou ficar com a primeira solução, mais tarde, quando eu terminar de fazer umas alterações na minha tabela, vou mandar outra dúvida aqui
Por osvaldomp
#24619
Veja se esta solução que utiliza macro pode ajudar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LucasAndrey
Posts
#24675
Minha outra dúvida é: Já fiz a aba que resume Quadros e circuitos e a potencia de cada circuito( Planilha resumo -c). Agora eu preciso criar outra planilha(Planilha resumo -q) que pegue o cada quadro, a tensão e a potencia total de de cada quadro, por exemplo QD-EST, soma total da potencia de todos os circuitos desse quadro, em que transformador ele ta ligado e a potência desse transformador que é dado pela soma da potencia de todos os quadros que estão conectados nele, ainda vou acrescentar uma coluna na minha planilha principal (LEV.CARGAS) dizendo em qual transformador cada quadro . O valor da potencia total por quadro pode vir simplesmente da planilha que contem um resumo dos circuitos(Planilha resumo-c). Basicamente é isso que essa tabela tem que ter.
Uma outra dúvida, na minha planilha principal, eu tava tentado inserir colunas nela, pois são necessárias algumas a mais no meu projeto, só que quando eu fazia isso e separava novamente cada quadro em uma nova planilha dava tudo errado. Na primeira vez que eu enviei uma dúvida aqui no fórum, foi pra separar os quadros automaticamente em uma nova planilha, até ai tudo bem, eu não precisei mudar minha planilha nem nada, agora quando eu tentei inserir colunas na minha principal, ai eu tentei atualizar a fórmula que é encontrada em todas as abas chamadas (QD-nome do quadro), começou a não funcionar mais. Mudei de todos os jeitos e nada.
To enviando a minha planilha original que ainda ta funcionando normalmente, nela ja tem a ( Planilha resumo -c) e (Planilha resumo -q) que tem que ser feita.
Desde ja agradeço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por FelipeMGarcia
Avatar
#24682
Lucas, eu já busquei os quadros, coloquei a tensão de cada quadro e fiz a soma do total da potência de acordo com o quadro, só não encontrei qual coluna uso para buscar o transformador, potência transformador e fator de demanda.

abs
Por LucasAndrey
Posts
#24766
To anexando a minha planilha ja com as alterações, entre elas uma delas a coluna dos transformadores. na planilha resumo -Q, na coluna D (potencia demandada) é o valor que ta na última linha da coluna S que é dado por (Q*R), isso serve para todos os quadros, menos para a principal. tbm na última linha de da coluna J de cada quadro devo ter K/H . A potência do transformador é dado pela soma de todas as potencias dos quadros que estão ligados nele. Fator de demanda do transformador não precisa, pois ainda vou decidir junto ao professor. Acho que por enquanto é isso. Qualquer coisa, essas fórmulas secundárias eu posso fazer.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LucasAndrey
Posts
#24767
Como vc aprendeu tanto sobre excel? Livros, ja fez curso...tem alguma dica? hehe
Avatar do usuário
Por FelipeMGarcia
Avatar
#24768
Lucas, se for comigo, aprendi muito usando esse fórum, pois tem situações q não são do meu dia a dia e me força a pensar de maneiras diferentes pra resolver o problema, além de ler livros, ver canais do YouTube e fazer cursos.

Abraços
Por LucasAndrey
Posts
#24784
Oi Felipe, conseguiu fazer a mudança? To tentando fazer aqui a partir da tabela que vc tinha enviado no começo, depois que eu acrescentei umas colunas, mas ele sempre ta puxando o quadro que eu quero e mais alguns outros.
Por LucasAndrey
Posts
#24796
Tento reproduzir a fórmula para buscar os quadros, mas não da certo de jeito nenhum e tipo fora o acréscimo de varias colunas eu desloquei a planilha principal uma linha linha pra baixo, ou seja, os dados ficam a partir da linha A2 começando com item
Por LucasAndrey
Posts
#24801
Consegui resolver a chamada dos quadros, agora não sei como resolver essa planilha resumo-Q
#24832
Seria isso?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord