Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
#24419
Oi, primeiramente gostaria já de agradecer quem ajudar e dizer ao moderador que não sei se coloquei o tópico na categoria correta. Pois bem, eu estou estudando para o vestibular e aproveitando pra conhecer mais afundo o Excel (que se mostrou excelente). Mas sem enrolação, eu não estou conseguindo executar uma lógica (até escrevi no bloco de notas pra deixar mais fácil):
Código: Selecionar todos
percorre todas as células da coluna A (onde eu digo qual é a matéria):
	verifica se A1=GEOGRAFIA:
		se sim:
			pega o valor da célula G1 (a coluna G é onde estão as notas de exercícios que fiz da do assunto da matéria, ex.: globalização, urbanização etc)
		se não:
			ignora
	verifica se A2=GEOGRAFIA
		se sim:
			pega o valor da célula G2
		se não:
			ignora
	verifica se A3=GEOGRAFIA
		se sim:
			pega o valor da célula G3
		se não:
			ignora
......... (e assim por diante)
Eu não sei nem por onde começar, o que eu fiz foi isso (OBS.: estou puxando dados da planilha desempenho):
Código: Selecionar todos
=SE(desempenho!A1="GEO";desempenho!G1;0)+SE(desempenho!A2="GEO";desempenho!G2;0)+SE(desempenho!A3="GEO";desempenho!G3;0)
Mas eu acredito que exista um método menos sofrido do que este.

Se não entenderam como as células estão organizadas eu posso tentar explicar melhor. Espero que consigam me ajudar, obrigadão :)
#24423
Veja se ajuda.
Considerando a sua tabela no intervalo 'A1:G10', você pode utilizar a função PROCV(). Cole a fórmula abaixo em uma célula vazia.
Código: Selecionar todos
=PROCV("GEOGRAFIA";A1:G10;7;0)
Como opção, você poderá colocar GEOGRAFIA em 'K1', por exemplo, e passar a referência para aquela célula, conforme abaixo. Dessa forma você poderá obter dados de outras matérias colocadas em 'K1' sem precisar alterar a fórmula.
Código: Selecionar todos
=PROCV(K1;A1:G10;7;0)
#24426
Oi osvaldo, obrigado por responder, mas infelizmente não resolveu meu problema, pra falar a verdade, acho que não ficou claro o problema. Vou tentar explicar de uma forma melhor.
Essa é a minha planilha:
Imagem

Como você pode ver, as matérias (biologia, geografia etc) estão todas misturadas. Mas o que eu quero fazer é, pegar todas as linhas onde, em MATÉRIA, está o nome de GEO e nas linhas onde tiver GEO eu quero pegar o valor da célula de DESEMPENHO. A fórmula que me passou funciona somente para 1 linha, na foto, só da pra ver 3 GEO, mas no total existem 14 até agora. Eu queria pegar todos os valores de DESEMPENHO de GEO e tirar uma média. A média é o de menos, o que eu preciso é dos valores para calcular as médias. Será que deu para entender? E ah, vale lembrar que eu não quero fazer isso só com GEO, quero fazer com LIT, BIO, QUI, MAT, HIS e por aí vai (mas sabendo fazer em um eu faço no resto).

Espero que tenha dado para entender, e se mesmo assim não deu, sem problemas, eu explico de novo :) Obrigado.
#24428
Olá, Lucas.

Disponibilize uma amostra do seu arquivo Excel, pois para efetuar testes a imagem da planilha não serve.
Coloque na planilha o resultado esperado e explique na própria planilha como chegou ao resultado.
#24433
Experimente:
Código: Selecionar todos
=SOMASE(desempenho!A2:A110;"GEO";desempenho!G2:G110)/CONT.SE(desempenho!A2:A107;"GEO")
#24434
mdiego escreveu:No exemplo, na aba cada matéria vai está errado porque química vai está errado porque na base está sem acento. Ai é só alterar coloca QUÍ na base ou QUIMICA na aba de resumo de notas.
Anotado! :)
osvaldomp escreveu:Experimente:
Código: Selecionar todos
=SOMASE(desempenho!A2:A110;"GEO";desempenho!G2:G110)/CONT.SE(desempenho!A2:A107;"GEO")
Funcionou igualmente, obrigadão :D :D

Gente, vou marcar o tópico como resolvido mas gostaria de mais uma vez agradecer ao Osvaldo e ao Diego por terem disponibilizado do tempo deles pra me ajudar. É muito bom saber que existem pessoas pra ajudar você quando precisa, em todos os lugares são assim. Parabéns pra comunidade Excel e pro fórum, vocês ganharam mais um adepto <3
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord