Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa seção para depositar suas sugestões, críticas e/ou elogios
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#14533
Pessoal,
Já deu pra perceber que tem muita gente boa por aqui, e também percebi que existe uma grande variedade de versões do Excel entre os usuários.
Sendo assim, gostaria de propor a criação de um suplemento personalizado daqui dos gurus onde estaríamos neste suplemento disponibilizando nossas melhores funções e técnicas.
Eu tenho por exemplo um suplemento pessoal que me permite usar algumas funções próprias e de terceiros das quais posso citar:
RemoveAcentos - função daqui do Laennder para remoção de acentos e alguns caracteres especiais que incorporei ao suplemento;
Trecho - função que criei para extrair parte de uma informação com base em um caracter delimitador e um índice;
ContarItens - função que criei para contar a quantidade de elementos de uma matriz usando um delimitador como parâmetro;
Info - função que criei para informar o conteúdo das variáveis de ambiente (usuário, host, windir, etc), muito útil para incluir no rodapé das impressões o usuário e micro que imprimiu (já que muitas vezes acumulam-se impressões na bandeja da impressora que ninguém vem buscar);
PrimeiraPos - função que criei para dizer o número da primeira posição onde aparece o primeiro caractere numérico;
PrimeiroNum - função que criei para exibir o primeiro número que aparece em uma sequencia de caracteres;
e outras funções.
Detalhe: eu uso algumas dessas funções desde a versão 2003. Sendo assim, à medida que novas funções foram incorporadas nas novas versões do office algumas delas podem ter perdido um pouco da importância, mas até a versão 2007 garanto que todas ajudam bastante.

A idéia é criar uma coletânea com o melhor de cada um e também permitindo sugestões e melhorias no material uns dos outros.
No final teríamos um poderoso suplemento extremamente produtivo para nos auxiliar nas atividades mais recorrentes do nosso dia a dia.
Ao administrador e moderadores pergunto se seria interessante e também confesso que não sei se seria exatamente aqui nesse tópico o tratamento dessa sugestão.

O que acham?
#14589
DJunqueira, excelente função.
Eu dei uma olhada rápida mas já identifiquei algumas possíveis aplicações para elas.
Em relação a condicionais pela cor eu acho muito útil ter essas rotinas. Frequentemente eu preciso revisar formulários aqui, principalmente em relação a bloqueio/desbloqueio de células e tenho uma função que me ajuda bastante nisso onde as células que sofrerão a ação seguem uma cor/parâmetro.
Estou enrolado em uma atividade com prazo aqui mas quando retornar eu posto algumas que utilizo adicionando as suas aqui pra galera.
#14592
Boa tarde!!

Olá, cyllio eu achei interessante sua ideia mas eu ainda preciso saber os suplementos seriam baseados em arquivos xla ou xlma ou outro tipo de suplemento?

Outra coisa triste, eu não sei se da minha parte poderia contribuir (conhecimento razoável :cry: ), pois eu creio que boa parte das funcionalidades, você e mais alguns já devem ter pronto, mas eu posso tentar fazer minha parte (eu não quero prometer..rsrs).

Eu aprovo sua ideia!!! :D
Obrigado por ajudar de alguma forma outras pessoas com seu conhecimento!

Att
#14637
AlexandreVBA,
Eu que agradeço. A idéia seria criar um xla/xlam mesmo.
Acho que podem sair rotinas bem produtivas e criativas daqui.
Vou postar em seguida um exemplo em xlsm (acho q enquanto não finalizado é melhor esse formato) só pra exemplificar o que estou dizendo.
#14639
Pessoal,
Não sei se estou com isso infringindo alguma regra daqui do fórum pois ainda não tive essa conversa com o administrador, mas inicialmente não vejo problemas. É claro que sabemos que algumas funções em VBA podem ser maliciosas mas quando nos registramos aqui concordamos com os termos e tenho visto moderação impedindo até mesmo perguntas maliciosas no fórum.
Sendo assim, vou postar aqui um arquivo contendo algumas funções que criei e outras que uso no dia a dia.
Não tenho como evitar que usuários distintos usem funções ou variáveis com o mesmo nome de outro usuário (o que geraria erro de código), por isso no arquivo anexo adotei a prática de manter as funções de usuários em módulos diferentes (será que existe limite de módulos adicionados? Hehehe) e as explicações de uso das funções em guias diferentes também.
Se conseguirmos coletar boas funções produtivas poderemos no final gerar um xla/xlam (Suplemento Excel) para ser usado por todos. Para quem ainda é novo, um suplemento é iniciado juntamente com o Excel dispensando a abertura de um arquivo a parte. Desta fórmula as funções se incorporam ao Excel como as funções nativas.
Para registrar a ajuda de algumas das funções do arquivo enviado executem a Sub “RegistrarAjudasFx”. Com isso será criada uma nova categoria de fórmulas no Excel chamada “GURU”.
Se alguma função não estiver registrada será necessário criar a rotina (Alguém se habilita?).
O ideal seria ter não apenas as funções, mas rotinas que poderiam ser executadas através de um botão na barra de ferramentas do Excel (nova barra de ferramentas com novos botões para cada rotina). Sinceramente não sei fazer isso se incorporar a um Suplemento.
Abraços.
Imagem
#14659
Cyllio, boa tarde.

Achei sua ideia excelente e gostaria de auxiliar com uma sugestão.

Por acaso você conhece o GitHub? Tenho estudado o uso do mesmo, que permite o controle de versionamento de uma aplicação, além do compartilhamento dos projetos via Web.

Acredito que para melhorar sua ideia, seria interessante a criação de uma conta no GitHub, de forma que os interessados possam compartilhar/alterar os módulos, de forma participativa.

Caso se interesse, de uma olhada no curso Controle de Versão com Git, do site RBtech. Excelente conteúdo que vai ajudar a entender o que quero lhe passar sobre o ganho em se trabalhar com esse ambiente de compartilhamento.

Caso tenha dúvida sobre o uso para estruturas VBA, segue link do repositório vbaDeveloper, onde é possível ver como estruturar as rotinas, de forma bem organizada e de fácil acesso.

Espero que a dica possa ser útil e bem aproveitada. Abraço e parabéns pela iniciativa.
#14660
Olá Mikel,
Obrigado. Tenho realmente ouvido de muita gente que um sistema de controle de versão é indispensável quando se trata de um projeto com vários desenvolvedores. Esse GitHub eu confesso que não conhecia, mas como percebi que o material no site é em vídeo darei uma olhada com calma em casa (tá difícil parar em casa mas vou tentar, rsrsrs).
Se alguém aqui já dominar essa ferramenta e quiser criar o projeto de forma que estejamos desenvolvendo coletivamente fique à vontade pois esta será mais uma boa experiência compartilhada.
Independente do controle de versão ou contribuição de outros usuários, sempre que eu puder vou dar uma melhorada no arquivo que eu postei aqui.
Novamente obrigado Mikel! Sugestões são sempre bem vindas.
#23912
Galera, boa noite.

Já tem um tempinho que comentei nesse tópico, onde comentei sobre o Git para Controle de Versionamento.

Na época conhecia pouco, mas agora já estou praticando mais esse conceito em projetos VBA. Se quiserem dar uma olhada, entre no repositório que criei, de um projeto que vou começar a divulgar logo logo.

Segue link: ApiFunction - MikelSFraga (GitHub)

Acho que vale a pena, não apenas para ideia desse tópico, como também para o desenvolvimento de projetos.

Fica ai a dica. Abraços a todos e excelente descanso.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord