Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Estou fazendo uma planilha que é um mapa de Planos de Lubrificação de diferentes máquinas e veiculos da empresa.

O mapa se move automaticamente para a esquerda conforme a data atual, sempre mostrando 30 dias no futuro, e os dias dos PLs.

Quando chega 50 horas antes do PL, baseado na média de horímetro diário da máquina, a planilha começa a mostra o veículo/máquina e quantos dias faltam para chegar seu PL, sendo que cada dia aparece quantas horas faltam para o horímetro chegar na data calculada, assim como horas passadas após o PL (pois nem sempre as máquinas/veículos podem parar a produção e serem entregues no dia exato)

Primeiro, eu estava fazendo este mapa somente fazendo um simples calculo comparando a data do dia da célula vs data do PL.

Então ficava assim pra uma máquina com 5 horas diárias de média de trabalho

4a (-15), 5a (-10), 6a (-5), sab (PL), dom (5), 2a (10), 3a (15)

etc

Como as máquinas não trabalham fim de semana, o mapa ficava muito errado

O que resolvi então fazer foi usar a formula DIATRABALHOTOTAL. Pra minha surpresa, a formula não funciona direito com números negativos, e fiz vários testes que deram o mesmo resultado.

Como fica agora

4a (-15), 5a (-10), 6a (-5), sab (-5), dom (-5), 2a (PL), 3a (10)

Se eu substituir a condição que mostra o PL qdo o dia da célula é o mesmo do dia do PL, ele vai mostra 5.

Ou seja, enquanto a máquina faz 5 horas diárias, qdo passa do negativo pro positivo o número de -5 para 5, ou seja, teria feito 10 horas diárias.

Ali estou multiplicando o número de dias pela média de horas diárias, mas quem não notou este problema, sugiro que façam um simples teste:

Coloquem uma sequencia de dias. Escolham um dia do meio dessa sequencia para ser a data fixa contra a qual os outros dias serão comparados.

Agora usem a formula, comparando cada dia com aquela data fixa.

Resultado esperado: -3, -2, -1, 0, 1, 2,
Resultado que o Excel dá: -3, -2, 1, 2, 3

Notem que do -2 pulou para 1! Ou seja, 3 dias de diferença.

Agora fica fácil de entender pq dá errado qdo multiplica pelas horas médias trabalhadas por dia:

-3*5 (-15), -2*5 (-10), 1*5 (5), 2*5 (10), 3*5 (15)

Por que diabos diatrabalhototal não retorna os números -1 e 0???

Notem que o dia da PL, que é o mesmo dia da célula, devia aparecer como 0 dias de diferença. Entretanto DiatrabalhoTotal calcula como sendo 1 (UM) dia de diferença. E os dias anteriores, também ficam todos errados, claro, pois começam do -2.

Alguém sabe por que exatamente ocorre isso? Qual a lógica do Excel? E se tem algum modo de corrigir isso?
Ok, corrigi isso adicionando uma condição extra

se diadetrabalhototal (data1; data2) -1 <0, então diadetrabalhototal (data1; data2)+1; diadetrabalhototal (data1; data2)-1)

analisando aquela sequencia que o Excel dá

-3, -2, 1, 2, 3

então ele analisa todos esses números -1: -4, -3, 0, 1, 2. Se for menor que 0 (-4 e -3), ele adiciona 1. Sequencia vira -3, -2, 0, 1, 2, 3. Como caso contrário (ou seja, 0 ou maior) ele vai diminuir 1, sequencia vira -3, -2, -1 (0-1), 0 (1-1), 1 (2-1), etc

Mas ainda não entendo pq esse calculo original esquisito dessa função.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord