Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Susana778
alguém me pode ajudar com o seguinte problema? Só me apetece bater com a cabeça contra a parede. Já perdi uma semana nisto. Envio anexo como exemplo.

COMO DEVOLVER A ÚLTIMA DATA CORRESPONDENTE AO VALOR APROXIMADO DE F3, SENDO QUE ESSA DATA DEVE SER INFERIOR A F2?
NO EXEMPLO ACIMA, A DATA 15/1/2016 ESTÁ CORRETA, PORQUE É INFERIOR AO DIA 21, CORRESPONDE A 240 E FOI A ÚLTIMA VEZ QUE ESSE VALOR FOI ATINGIDO.

DE 7 PARA 8 JANEIRO O VALOR DA COLUNA B APROXIMOU-SE AINDA MAS O QUE PRETENDO É SABER A ÚLTIMA VEZ EM QUE O VALOR PRETENDIDO FOI ALCANÇADO

O EXCEL PRECISA ENCONTRAR O VALOR MAIS PRÓXIMO DE F3 NA COLUNA B, VERIFICAR SE É ANTERIOR À DATA DE F2, E NESSE CASO DEVOLVER A DATA CORRESPONDENTE NA COLUNA A. MAS A ÚLTIMA DATA EM QUE ESSA APROXIMAÇÃO OU VALOR ALCANÇADO OCORREU. PORQUE OS VALORES NO PASSADO ALCANÇARAM VÁRIAS VEZES O VALOR PRETENDIDO. SÓ PRECISO DE SABER A ÚLTIMA VEZ QUE ISSO OCORREU.

PRECISO DE AJUDA, MAS NÃO QUERO MACROS. E DE PREFERÂNCIA, SEM FÓRMULAS MATRIZ, PORQUE A MINHA COLUNA POSSUI MAIS DE 50 000 LINHAS DE DADOS.

ALGUM HERÓI CAPAZ DE RESOLVER ISTO?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Susana778
Peço desculpa por ter colocado o post 2 vezes seguidas. Devo ter clicado 2 vezes e não me apercebi.
Ainda para esclarecer mais sobre o meu problema, a aproximação a procurar não é relevante. Porque o valor pretendido, desde que se encontre no range de do valor atual e valor anterior, o requisito está preenchido. Apenas preciso saber a última data em que isso ocorreu.

Obrigado e aguardo desesperadamente pela solução deste problema

Susana
Por mdiego
Posts Avatar
Boa tarde, Susana!

Seria isso?

Não entendi muito bem, mas acredito que isso já ajuda em algo.

Sds,
Por Susana778
Não pode ser matricial porque a minha folha tem mais de 50 000 linhas, sempre em atualização (ficheiro csv externo). Portanto, uma fórmula matricial teria de fazer referência às colunas inteiras, por ex. A:A ou B:B e isso ia tornar a folha extremamente lenta.

O problema deve ser simples de resolver, eu é que não domino bem o excel.
Por Susana778
Mdiego,
Agradeço a rapidez com que se disponibilizou para a ajudar. Nem tinha reparado no seu anexo. Calcula o que pretendo, mas não posso usar matricial pela razão que expliquei. Vc não conhece outra forma de resolver o problema?
Obrigado
Susana
Por mdiego
Posts Avatar
Fiz um teste aqui usando PROC, mas os dados da coluna precisam está classificado em ordem decrescente.

Bom, dê uma olhada!

Sds,
Por babdallas
Veja se atende.
Por Susana778
Babdallas: O que você fez está muito bom mas não posso ter colunas auxiliares. Vc só precisa descobrir como determinar a última data e prontos. Quanto ao limite que você estabeleceu em L4 não é preciso. Veja, os valores da coluna B referem-se a preços de um mercádo. E os preços sobem e descem, passando pelo valor pretendido várias vezes. Só preciso de saber a última vez que isso aconteceu. Você está perto. Mas pro favor, consegue por tudo numa única fórmula? Sem ser matricial.

Mdiego: O ficheiro que você postou é idêntico ao 1º. Não consigo ver a sua nova fórmula com proc.

Vocês são capazes !
Por Susana778
Envio um exemplo com o problema colocado de forma mais esclarecedora.

A COLUNA B CONTÉM O PREÇO DO MERCADO NO FIM DE CADA DIA. EM F4 COLOCO UM PREÇO QUALQUER, E PRECISO SABER A ÚLTIMA VEZ OU ÚLTIMA DATA QUE O MERCADO ATINGIU ESSE PREÇO, DESDE QUE ESSA DATA SEJA INFERIOR A F3.
O PREÇO VINHA A DESCER DESDE O DIA 1, E A 7 JANEIRO ENCERROU EM 211 (PORTANTO PASSOU POR 238).
A 15 JANEIRO O PREÇO ESTAVA A SUBIR E ENCERROU EM 249, PORTANTO PASSOU POR 238. FOI A ÚLTIMA VEZ QUE ATINGIU ESTE VALOR. E COMO 15 JANEIRO É INFERIOR A 21 JANEIRO, A RESPOSTA CORRETA É 15 JANEIRO.
CAROS AMIGOS, AGRADEÇO ETERNAMENTE A SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA: SEM FÓRMULAS MATRICIAIS, COLUNAS AUXILIARES OU VBA.

AS COLUNAS A E B DA MINHA FOLHA POSSUEM MAIS DE 50 000 LINHAS, SEMPRE A ATUALIZAR. PORTANTO, QUALQUER FÓRMULA DEVE PERMITIR FAZER REFERÊNCIA À COLUNA INTEIRA (A:A, B:B)
Por FelipeMGarcia
Susana,

Seria algo parecido com o que fiz em amarelo?
Por Susana778
FelipeMGarcia

O preço está correto, mas eu pretendo é a fórmula para encontrar a data 15 Janeiro, já que foi a última vez, antes da data limite, que o preço cruzou o valor pretendido

Susana
Por FelipeMGarcia
Susana,

Eu achei a data de 07/01/2016 que tem o valor de 239, é isso?
Por Susana778
FelipeMGarcia,

Como referi nos posts anteriores e exemplo, eu preciso encontrar a "última data" que o valor pretendido foi alcançado e essa última data não pode ser superior à data limite indicada em F2. No seu exemplo, 07/1/2016 corresponde à penúltima vez. A última vez que o valor foi alcançado / ultrapassado foi a 15 Janeiro e essa é que é a resposta correta. Você anda perto. Se possível, veja o "EXEMPLO3.xlsx" onde não restam dúvidas do que preciso. Entretanto, estou agradecida por você estar a acompanhar o assunto
Por FelipeMGarcia
Susana, tá difícil kkkkk....

Toda fórmula que pensei em usar retornar o dia 14/01 e não o dia 15/01, mas vou continuar tentando.
Por Susana778
FelipeMGarcia, que não seja por isso. Se a diferença for de apenas 1 linha (antes ou depois), serve o meu propósito. Quando puder, poste as alternativas para eu analisar, se faz favor.
Obrigado
Por babdallas
Na minha opinião, o fato de não querer colunas auxiliares ou fórmulas matriciais está na verdade aumentando a complexidade ao invés de diminuí-la. Para encontrar o que você quer, é necessário comparar cada célula com o valor anterior atendendo um dos critérios abaixo:
1) valor da célula anterior <= valor pretendido e valor da célula >= valor pretendido
2) valor da célula anterior >= valor pretendido e valor da célula <= valor pretendido
Está além da minha capacidade encontrar uma solução sem matricial ou colunas auxiliares para isso. Espero que alguém consiga. Sinto em não poder ajudá-la mais.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord