Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá, montando uma planilha para cálculo da apuração de desfile de escolas de samba me deparei com um problema com a função ORDEM.EQ

Quando utilizado um intervalo de referência onde há fórmulas com subtração, o resultado da ordem não aparece corretamente. Vamos ao exemplo, que está na planilha anexa:

No intervalo A1 até A7 tenho:
19,9
19,6
19,3
20
19,8
19,1
19,6

No intervalo B1 até B7 tenho:
9,9
9,7
9,6
10
9,8
9,5
9,6

Na coluna C1 até C7 tenho a a fórmula =A1-B1, A2-B2... resultando em uma coluna com os valores:
10
9,9
9,7
10
10
9,6
10

Pois bem, na coluna D eu uso a fórmula =ORDEM.EQ(C1;$C$1:$C$7;1) até a célula D7. O problema é que os valores retornados nessa coluna são:
4
3
2
5
5
1
7

Quando na verdade deveria ser:
4
3
2
4
4
1
4

Como se pode notar, ele considera o último 10 do intervalo da coluna C como "maior" que os outros dois 10 do meio e esses "maiores" que o primeiro 10 do intervalo.

Duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro, se eu não usar a fórmula com subtração e digitar diretamente os valores na coluna C a função ORDEM.EQ retorna os valores corretos. E o mais estranho é que dependendo dos valores contidos no intervalo A1:A7 e B1:B7 ele considera o 10 da coluna C "maior" ou "menor".

Por exemplo, substituindo os valores 19,6 em A7 e 9,6 em B7 por 19,5 e 9,5 o erro desaparece. Porém, se utilizarmos os valores com 19,1 e 9,1 o erro volta. O curioso é que o erro aparece a cada 0,5. Com 18,6 e 8,6 - 18,1 e 8,1 - 17,6 e 7,6 ... ele continua entendendo o 10 como maior que os outros. E o mesmo acontece com 19,9 e 9,9. Nesse caso ele entende o 10 resultante da subtração como "menor" que os outros. E isso vale se a gente for tirando 0,5 e usando 19,4 e 9,4, por exemplo.

Até encontrei outra maneira de resolver meu problema nesta planilha específica, mas mesmo assim fiquei sem entender por que isso ocorre.

Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Gelson,

Veja se o que fiz te ajuda.

Eu pintei em amarelo onde fiz as fórmulas, fiz de 2 maneiras diferentes.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord