Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá.

Estou fazendo planilhas para calcularmos com melhor exatidão o custo horário de nossas máquinas e equipamentos para fins de futuros orçamentos.

Para fazer os cálculos de custos horários, exportei 2 anos, mês a mês, do nosso programa de Contabilidade, valores das Contas Contábeis de cada Centro de Custo (cada máquina é um Centro de Custo)

Então por exemplo tenho
MAQUINA 1
DIESEL/OLEO jan2015 = 2500 fev2015= 3200 mar2015=6000

e assim por diante. É acumulativo.

Inseri colunas entre cada mês fazendo a subtração, para descobrir o que foi gasto no mês. Assim, jan2015=2500 fev2015=700 mar2015=3800 etc

Apos isso, somo mês a mês e divido pelo horímetro da máquina no mesmo período para saber quanto foi o gasto horário da máquina neste quesito (diesel no exemplo)

A questão agora é que pensei melhor, e se o objetivo é achar o valor horário para podermos inserir em orçamentos futuros, eu necessito de um valor total atualizado. Quero dizer, a média de um período longo me permite ter uma idéia melhor dos gastos da máquina... mas isso serve principalmente para unidades não monetárias (por exemplo, LITROS de combustível)

Entretanto, alguns valores eu só consigo extrair da contabilidade, e portanto, os valores mais antigos estão desatualizados. Imagine que tenhamos a inflação do plano Collor. Quero fazer um orçamento para amanhã. 1 mês atrás, uma retroescavadeira trabalhou 100 horas e gastou R$100 em diesel. Mês passado trabalhou 90 horas e gasto R$200. Em litros eu tenho uma média. Mas para ter o gasto horário em Reais, de nada adianta somar R$100 com R$200 e dividir por 2, certo? Eu tenho que atualizar o valor antigo.

Pois bem, enchi linguiça explicando, mas tenho uma planilha do IBGE com os valores do IPCA mês a mês.

Quero atualizar os meses anteriores para valores atuais.

Digamos: Out 2016 = 500, Nov 2016 - 700, Dez 2016 = 400, Jan 2017 =400

Lembrando que tenho mais de uma centena de máquinas, cada uma com 20 valores diferentes, e 24 meses de dados.

Ou seja, tem que ser uma fórmula mais automática, que atualize outubro 2016 para fev 2017, novembro 2016 para fev 2017, dezembro 2016 para fevereiro 2017, janeiro 17 para fevereiro 17...

Muito obrigado
Roger, anexa sua planilha com dados ficitícios para as pessoas do fórum ajudarem, sem ela, vai ficar muito difícil de conseguir atingir seu objetivo

Abs
Ok, anexei valores de uma máquina. Os valores acumulados e algumas outras funções foram coladas como valores, pois na verdade são fórmulas que buscam de outras planilhas, concatenam, etc.

Quero atualizar pelo IPCA os valores das colunas azuis.

planilha do IBGE com valores do IPCA mensais
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica ... sHist.shtm
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord