Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Viva pessoal.
Estou com um problema em excel e não estou a conseguir arranjar a solução. Se alguém me souber dar uma ajuda, agradeço imenso.
O problema é o seguinte:
Tenho duas colunas com palavras. A coluna da Esquerda com palavras de 6, 7 ou 8 caracteres e a coluna da direita todas com 6 caracteres.
Basicamente a coluna da direita, são as palavras da coluna da esquerda mas renomeadas (com uma letra (ou duas) a menos (aleatórias).
O que pretendo fazer, é procurar a palavra da coluna da direita (através as 3primeiras letras e da última) na coluna da esquerda e retornar a palavra da coluna da esquerda.
Já tentei com vlookups e as funções left e right, mas não estou a conseguir chegar lá.
ALguma ajuda?
Anexa o modelo do arquivo que fica mais fácil de ajudar.
Eu fiz um exemplo simples, veja se te ajuda.

abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Te em anexo um exemplo de tabela.
Por exemplo, quero procurar a palavra da coluna da direita, na coluna da esquerda através das 3 primeiras letras e da última. Quando corresponder, tem de retornar a palavra da coluna da esquerda.
Por exemplo a palavra da coluna da direita "CBR45A", procurar na coluna da esquerda através das letras "CBR" e "A" e depois retornar a palavra "CBRB45A"
Veja se é isso q precisa.

Abs
FelipeMGarcia escreveu:Veja se é isso q precisa.

Abs
Está lá perto :)
No entanto deparei-me com outro problema que às vezes posso ter palavras como:
CBP31A
CBP32A
CBP33A
...
E como as 3 primeiras letras e a última são sempre iguais, ele retorna sempre o primeiro que encontra e nem sempre é o correcto.
Talvez com if's, começar por procurar com 5 letras iniciais, depois passar para 4, depois para 3 e assim sucessivamente.
muito interessante este tópico, vou seguir.
Estou com um problema semelhante, tenho duas tabelas de preços e queria ordenalas e comparalas mas têm descrições diferentes, por exemplo:
numa diz "agribon 1kg" na outra diz "agribon po 1kg", estou tentando usar a função procv mas não tá fácil :D
Abraço.
rui88 escreveu:muito interessante este tópico, vou seguir.
Estou com um problema semelhante, tenho duas tabelas de preços e queria ordenalas e comparalas mas têm descrições diferentes, por exemplo:
numa diz "agribon 1kg" na outra diz "agribon po 1kg", estou tentando usar a função procv mas não tá fácil :D
Abraço.
Para o seu caso, a seguinte função deve funcionar bem.

=IF(ISERROR(VLOOKUP("*"&LEFT(B2;4)&"*"&RIGHT(B2;2);$A$2:$A$60;1;0));0;VLOOKUP("*"&LEFT(B2;4)&"*"&RIGHT(B2;2);$A$2:$A$60;1;0))
Valeu Andre309!

Experimentei mas não resultou.

Coloco um exemplo para que o pessoal entenda o que pretendo fazer sem ter que o fazer um a um :o
Tenho duas sheets, Fornecedor 1 e Fornecedor 2.
Quero na sheet Fornecedor 2 procurar o produto equivalente da sheet Fornecedor 1 e retornar o nome ( depois vai-se buscar o preço facil :P ).
Problema! os descritivos não são 100% iguais logo eu quero que retorne aquele que tiver mais palavras a corresponder.

Será possivel?

Já ando a pensar em decompor as frases todas e depois verificar de alguma forma (ainda a pensar como fazer) :D
rui88, o certo seria vc abrir outro tópico, pois a pergunta do Andre309 pode acabar sendo desconsiderada em favor da sua.

A solução q o mundo arrumou p/ esse problema de descrições incompatíveis é a utilização de códigos.
Crie códigos p/ seus produtos, criar uma fórmula ou macro p/ a quantidade de erros de descrição possíveis não vai dar retorno de 100% como a utilização de códigos.
Simplesmente não tem saída.
Para já tenho esta função:

=IF(ISERROR(VLOOKUP("*"&LEFT(B2;4)&"*"&RIGHT(B2;2);$A$2:$A$60;1;0));0;VLOOKUP("*"&LEFT(B2;4)&"*"&RIGHT(B2;2);$A$2:$A$60;1;0))

Esta está a procurar através de 4 letras à esquerda e duas à direita. Acho que o que me está a faltar, é fazer uma busca logo a seguir atrabés de 3 palavras à esquerda e duas à direita e assim sucessivamente. Basicamente usar duplos IFs, mas não estou a conseguir usar mais que um IF nesta formula. Alguém me consegue ajudar??
Repondendo ao rui88

Não achei o novo tópico dele mas segue modelo como seria essa pesquisa

Confere se atende suas necessidades

Décio
Obrigado Sr. Décio.

Ficou super!
Agora além de utilizar a formula que cedeu vou tentar decifra-la para um dia conseguir fazer algo parecido pela minha cabeça :D

Não cheguei a criar novo tópico, você não deu tempo :D

Mais uma vez valeu a ajuda.
abraço
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord