Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Bom dia,
Estou tentando separar, em colunas, apenas os primeiros e últimos nomes (sobrenome) de um nome completo. Exemplo:
Imagem
O primeiro nome é fácil, basta utilizar a função ESQUERDA, aninhada com a função LOCALIZAR que se resolve. Contudo, para separar o último nome, precisei de várias colunas auxiliares e várias funções (DIREITA, NÚM.CARACT, ÍNDICE, LOCALIZAR, CONT.NÚM e SEERO). Gostaria de saber se há uma forma de resolver utilizando SOMENTE funções, sem o uso de colunas auxiliares.
Agradeço qualquer ajuda. :)
Morato,
Segue fórmula para separar o último nome.

=EXT.TEXTO(B4;SEERRO(LOCALIZAR(" ";$B$4;LOCALIZAR(" ";B4)+1);"");NÚM.CARACT(B4)+1-SEERRO(LOCALIZAR(" ";$B$4;F4+1);""))
Morato

Vê se é isso que desejas, pois voce já fez as formulas é só juntar

=ESQUERDA(B4;LOCALIZAR(" ";B4)-1)&" "&DIREITA(B4;NÚM.CARACT(B4)-ÍNDICE(F4:K4;0;CONT.NÚM(F4:K4)))

Arrasta para baixo

Pega o primeiro nome e o Ultimo nomes

Decio
Aos caros FelipeMGarcia e Deciog,
Acho que não fui muito claro no meu pedido de ajuda :( :
O último nome eu desejo resolver sem o uso das colunas auxiliares (“F” a “K”), do mesmo jeito que para o primeiro nome: só com funções.
A fórmula do Felipe, além de utilizar as colunas “F” a “K”, só dá resultado no primeiro nome, pois se for utilizada nos outros nomes não dá certo.
Já a fórmula do Deciog, só concatena minhas duas fórmulas para exibir o primeiro e o último nome numa mesma coluna, o quê não é o meu desejo.
Estou querendo, somente com a utilização funções, encontrar a posição do último espaço do nome completo, sem a utilização de colunas auxiliares.
De qualquer forma, agradeço a atenção e a tentativa de ajuda. :D
Morato

Tem esta formula também, mais leve

=ARRUMAR(DIREITA(SUBSTITUIR(B4;" ";REPT(" ";NÚM.CARACT(B4)));NÚM.CARACT(B4)))

Décio
Caro Deciog,

Através da sugestão do DJunqueira (preenchimento relâmpago), que não existe na minha versão do Excel (2010), segui o link (https://www.youtube.com/watch?v=g3nN1P-vxiE) do vídeo que ele me enviou junto com a sugestão e cheguei à mesma solução que sua: a fórmula “=ARRUMAR(DIREITA(SUBSTITUIR(B4;" ";REPT(" ";NÚM.CARACT(B4)));NÚM.CARACT(B4)))”.

GENIAL.

Muito grato a todos pela ajuda. :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord