Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#12611
Bom dia!

Trabalho com uma planilha referente a marcação dos pontos dos funcionários, utilizando as marcações para o cálculo de prêmio de produção. O setor do RH me manda o arquivo com os pontos em uma planilha e faço a soma de duas colunas, abono e atrasos, exportando o resultado para uma outra planilha, onde em seguida, realizo o cálculo. Utilizo a seguinte fórmula pra fazer a soma, de acordo com o nome do colaborador.

SOMASES('[ponto 1606 a 2406.xlsx]PONTO'!$K$1:$K$65000;'[ponto 1606 a 2406.xlsx]PONTO'!$B$1:$B$65000;$A2;'[ponto 1606 a 2406.xlsx]PONTO'!$E$1:$E$65000;C$1)+SOMASES('[ponto 1606 a 2406.xlsx]PONTO'!$M$1:$M$65000;'[ponto 1606 a 2406.xlsx]PONTO'!$B$1:$B$65000;$A2;'[ponto 1606 a 2406.xlsx]PONTO'!$E$1:$E$65000;C$1)

No entanto, os valores retornados são todos zerados, quando de fato existem atrasos e abonos. O formato apresentado na planilha vem em "00:00", mas apenas quando aperto F2 em todas as células a serem somadas e o formato muda para 0:00 é realizado a soma das colunas. Já verifiquei a formatação das células e correspondem, ambos estão como data, mas apenas quando faço isso que é somado o valor para a minha planilha.

Alguém tem alguma dica do que posso fazer?
Obrigado!
#12612
Bom dia,
Aproveito a sua mensagem para colocar a minha questão sobre um tema semelhante. Tenho uma planilha com despesas mensais ao longo do ano.
Numa outra planilha, estou a colocar as despesas segmentadas por mês, onde pretendo que me identifique a rubrica da despesa e some apenas as despesas efetuadas em determinado mês (ex.Janeiro) nessa determinada rubrica previamente definida (ex. água).
Fiz uma fórmula com if e procv mas não funciona =IF('Mapa de Despesas 2016'!B9:B300=Janeiro; VLOOKUP(B13;'Mapa de Despesas 2016'!$C$9:$D$1048576;2;0)...

Será que tem de ser com um sumif e com uma condicional?

Peço desculpa por utilizar uma mensagem para colocar a minha questão mas penso que o tema se prende com o SUMIF e não consegui criar uma mensagem à parte...

Agradeço a ajuda e aproveito para dar os parabéns pelo site! Muito organizado!!!

Obrigada,
Cátia
#12613
JAPCP e Catia, se vocês anexarem modelos dos arquivos ficaria mais fácil das pessoas ajudarem.
#12615
Catia, veja se o que fiz te ajuda.

Att
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#12619
Catia vc está montando listas sem transforma-las em tabelas reconhecidas pelo Excel, com isso vc perde muitas das vantagens do aplicativo, refiz sua lista na aba Mapa de Despesas 2016 p/ o formato de Tabela e dei o nome de TabMapDesp, isso ajuda a reduzir um tipo comum de erro q vc estava cometendo q é selecionar a coluna inteira p/ o Excel calcular, fazendo assim o programa demora muito mais tempo p/ executar os cálculos. Outra coisa, não é necessário inserir o sinal de '+' antes das fórmulas, só polui a visualização das mesmas, inicie com sinal de '=', para resumir as informações da tabela de preferência por Tabelas Dinâmicas, elas são rápidas de montar e são muito maleáveis na hora de fornecer a informação, criei uma p/ vc pensar s/ o assunto.
Com a criação de tabelas reconhecidas pelo Excel a referência em fórmulas muda, veja como isso ocorre na planilha.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#12620
Felipe,
Acabei por completar o ficheiro e não me está a fazer o refresh...
Incluí as fórmulas nos meses seguintes mas as rubricas e valores não atualizam...

Será que me pode ajudar novamente??

Obrigada,
Cátia
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#12621
DJunqueira,

Obrigada pela ajuda, realmente com uma Pivot facilita...
A questão é que tenho de ter todos os valores com respetivas rubricas visiveis para os vários meses.
Consigo fazer isso com uma pivot?

Acima está o novo ficheiro com todos os meses.
A questão é a seguinte: Consigo que a listagem de rubricas por mes fique visivel com a pivot table?

Obrigada,
Cátia
#12623
Catia,

Segue conforme solicitado, eu já fiz para todos os meses do ano e coloquei valores fictícios para testar as fórmulas
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#12627
Pessoal,

Fiz uma planilha de teste com os dois arquivos que recebo. No caso, recebo do RH a planilha Ponto e faço a soma das colunas K e M, passando o resultado pra minha planilha Histórico. A soma é realizada caso a coluna nome e a coluna data seja compatível com as informações da linha em questão.

Mantive a formatação original de ambas as planilhas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#12629
JAPCP, veja se o que fiz te ajuda.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#12633
O problema é a formatação, pois quando digitei manualmente, ela funcionou.
#12634
Catia escreveu:DJunqueira,
Obrigada pela ajuda, realmente com uma Pivot facilita...
A questão é que tenho de ter todos os valores com respetivas rubricas visiveis para os vários meses.
Consigo fazer isso com uma pivot?
Acima está o novo ficheiro com todos os meses.
A questão é a seguinte: Consigo que a listagem de rubricas por mes fique visivel com a pivot table?
Obrigada,
Cátia
É possível fazer muita coisa com a Pivot Table / Tabela Dinâmica, especialmente alinhar todos os meses q vc quiser.
Novamente transformei suas listas em Tabelas, corrigi fórmulas q se referenciam a colunas inteiras e mais outros detalhes (verifique as fórmulas).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord