Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Se você tem uma planilha, suplemento ou afins que gostaria de compartilhar com os colegas, esse é o lugar.
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Parkeless
Posts Avatar
#10632
Olá pessoal, tudo bem?

De um tempo para cá, conheci uma ferramenta que não é muito conhecida, mas está dando um up muito grande em processos que eu costumava perder muito tempo.

Estava incomodado com uma limitação do VBA: você consegue fazer muita coisa no Excel ou em outros apps Office, mas... as vezes isso ainda não me atendia. No meu caso, que trabalho com contabilidade, usava o Excel para encontrar erros, mas quanto à correção no sistema, eu fazia manualmente. E obviamente o código do sistema é travado para quem não é do TI, então não adiantava estudar alguma outra linguagem de programação.
Foi aí que, pesquisando, encontrei o AutoIt.

AutoIt é uma ferramenta freeware, em que você programa em uma linguagem basic-like (ou seja, se você já conheçe VBA, é só uma questão de adaptação), e ele simula a interação do usuário: cliques, digitações, etc, e é tudo bem simples de fazer. No final, você copila para um arquivo .exe, que pode rodar em qualquer máquina. E o melhor: Dá para integrar ao Excel.

Ou seja, dá pra você fazer uma planilha encontrar erros através do VBA, e depois mandar o Excel abrir o script que você criou. O script se vincula à planilha (tem funções específicas no AutoIt para isso), e usa as informações dela para executar ações no Windows.

Agora é comum eu deixar o PC ligado ao ir embora; o script executa e vai marcando o status das ações na própria planilha, e, no final, salva a pasta de trabalho e desliga o PC para mim :)

Enfim, para quem tiver interesse, vale muito a pena pesquisar a respeito.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord