Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
  • Avatar do usuário
Por duds
Posts
#101
Eu tenho uma planilha que gostaria de proteger que possuí algumas ComboBox do activeX. Pegando uma delas como exemplo (as outras tem funcionamento idêntico), ela está vinculada à uma célula na própria planilha que se encontra, já a lista está em função de um banco de dados que pode ser alterado apenas com a adição de novos cadastros, em função do valor que a ComboBox gera na célula vinculada eu tenho outras duas células que possuem a função PROCV que puxam a informação daquele banco de dados. Esta planilha será usada por várias pessoas porém apenas as pessoas que possuem a senha de proteção da planilha e do código da Macro deveriam poder editá-la. A Macro usa o código "nomedaplanilha".Unprotect "senha" e "nomedaplanilha".Protect "senha" para poder mexer na planilha e ainda mantê-la bloqueada para edições, porém não consegui aplicar este código na ComboBox de activeX, então a célula vinculada à ela fica desbloqueada, o que poder gerar problemas.

Serei imensamente grato se puderem me ajudar!
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#102
Olá duds, existem várias maneiras de se proteger essa célula vinculada, vou citar a maneira que mais utilizo.

Normalmente crio uma planilha extra chamada 'variaveis', e todas as células de vínculo coloco nela, separando-as das planilhas de origem. O vínculo com o ActiveX será feito através dessa célula na nova planilha. Por exemplo: variaveis!A1

Agora você pode ocultar essa planilha (de preferência usando o valor xlSheetVeryHidden), e a célula estará protegida contra alterações acidentais.

Imagem
Por duds
Posts
#103
GENIAL! Muito obrigado não havia me lembrado deste recurso. Muitíssimo obrigado Laennder!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord