Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
#68615
Boa tarde,

Tenho três tabelas no processo, uma CUSTO_HORA, onde tenho o valor do minuto de trabalho do colaborador, outra tabela CONSOLIDADA, onde tenho os minutos gastos pelo colaborador, e uma tabela COLABORADOR.
A tabela COLABORADOR tenha ligação de um pra um com a CUSTO_HORA, e de um para muitos com a CONSOLIDADA.
Desta forma quando quero saber o custo de um projeto, pego os minutos gastos que estão na tabela CONSOLIDADA e multiplico pelo valor do custo do minuto na tabela CUSTO_HORA.
Apesar de não ter ligação direta, olhando linha a linha, o valor é calculado corretamente, porém preciso obter o valor total dos lançamentos, já que são vários, e esse total é "corrompido" pelo contexto de linha, pois ele multiplica a linha total também.
Como elas não possuem ligação direta, não consigo usar o SUMX com o RELATED, que seria a solução mais viável.

A fórmula hoje é:
SUMX(Custo_Hora,Custo_Hora[CustoMinuto]) * SUMX(CONSOLIDADA,CONSOLIDADA[Total de Minutos])

Na imagem podem ver que o cálculo na linha está correto, porém o total é distorcido.
Caso alguém tenha alguma solução para o caso eu agradeço.
Não consigo mudar o relacionamento, pois o relatório possui diversas tabelas, e qualquer mudança acaba dando problema em outras medidas.

Desde já obrigado.
Att.
Gustavo.
Imagem
#68830
Boa noite @Vilmar ,

Pegando esse mesmo código houve uma mudança no projeto, e confesso que minha cabeça "bugou" mais ainda, a tabela de custos passou a ter uma data inicial e final, e querem que o custo seja apurado olhando a tabela Consolidado (que possui uma data), multiplicando pela tabela de custos, que possui duas datas (início e fim), porém a tabela Consolidada está ligada à uma tabela calendário, mas a de custos por ter duas datas não.
As ligações entre as tabelas não mudaram.
A fórmula que você passou está correta, e faz as contas corretamente, o problema é que para esse ano decidiram que o custo será por data, então terei na tabela de custo um prazo para o colaborador, ou seja, de uma data a outra, ele custa X, e em outra faixa de datas custa Y, sendo que não haverá o mesmo colaborador, com faixas de datas conflitantes, sempre que acabar uma, entra a outra faixa, e o valor muda.
Fiz testes com lookup, filter, e não consegui efetuar o cálculo.
Se tiver uma ideia de como fazer agradeço.

Abs.
Gustavo

CAROS COLEGAS DO FÓRUM , SOU UM APRENDIZ ,[…]

Bom dia, estou com um problema: Tenho uma formula[…]

Dida , Bom dia. Já que a sua necessidade […]

Estou trabalhando numa planilha com a seguinte l&o[…]

Como desativar essa função?

moduk1 , Bom dia. Na realidade não se tra[…]

Amigo, estou com problema similar, tenho excel 20[…]

@osvaldomp , Peço desculpas, meu site est[…]

Número de dias num mês

Olá, Jorge. Segue uma possibilidade. Outr[…]