Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Affonso
#62644
Olá, primeira postando aqui esperando conseguir uma resposta para a minha questão.

Estou tentando fazer criar na célula uma fórmula onde eu tenha a data de hoje (=HOJE) + o Nº de série que vou usar, no caso ".1.0001".

Tem o seguinte:
Imagem

Na coluna A, fiz tudo por extenso, ou seja o valor da célula é um texto. Puxando a célula pra baixo, ele me entrega os novos valores com o incremento do número de série como eu queria. Nisso testei outra coisa na coluna C.

Na coluna C, usei a fórmula:
=CONCAT(TEXTO(HOJE();"AAA.MM.DD");".1.0001")

Mas ao puxar para baixo o valor do número de série ficou fixo, não conseguindo incrementar automaticamente. Por isso acabei testando até chegar com o que aparece na coluna E.
Na coluna E, substitui o que estava concatenando com a data pela variável que coloquei na coluna F, pois assim os valores que estão na célula variam por serem apenas texto simples, não engessado como na C.

O que estava procurando, era uma forma de replicar o que foi feito na coluna A, mas pegando por função a data e o nº de série ir incrementando conforma puxaria para baixo.
Coloquei em anexo o excel da imagem mostrada acima caso queiram pegar para testarem. Desde já, agradeço a ajuda!
DataHoje+NumeroSerie.xlsx
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
#62645
Experimente:
Código: Selecionar todos
=TEXTO(HOJE();"AAA.MM.DD")&".1."&TEXTO(LIN(A1);"0000")
Affonso, Bikke agradeceu por isso
Por Affonso
#62655
osvaldomp escreveu: 04 Mar 2021 às 16:25 Experimente:
Código: Selecionar todos
=TEXTO(HOJE();"AAA.MM.DD")&".1."&TEXTO(LIN(A1);"0000")
Obrigado osvaldomp, era bem isso que precisava! Aproveitei para testar se funcionava usando o próprio CONCAT e usando LIN sem passar uma referência para ver as diferentes situações que podiam gerar. Teria como me dizer o que levou a usar & ao invés de CONCAT e LIN(A1) ao invés de LIN()? Sou uma pessoa que gosta de mesclar performace com legibilidade, então qualquer motivo que seja gostaria de saber se há algum motivo por trás. :D
Por osvaldomp
#62656
O caractere "&" tem a função de concatenar no Excel. Comparando o seu uso com a função CONCAT(), a sua sintaxe é bem mais simples, menor, mais fácil e rápida de ser escrita, menor possibilidade de erro ao digitar e provavelmente mais fácil de ser lida e interpretada. E ainda atende ao princípio filosófico que diz: "o que é simples tende a funcionar bem e a ser duradouro". ;)

Quanto ao uso de LIN(A1) ao invés de LIN(), no seu caso, que não há cabeçalho de coluna e a primeira fórmula está na linha 1, é indiferente o uso de qualquer das duas formas, e seguindo o princípio antes comentado, eu usaria LIN(), porém, nem sempre os usuários postam planilhas com estruturas iguais às originais e tendo em conta ainda que os tópicos ficam disponíveis para pesquisas na WEB, então coloquei LIN(A1) para garantir que a primeira fórmula irá retornar 1 independente da linha em que ela seja colocada. ;)
Affonso, AfonsoMira, Bikke agradeceu por isso

Bom dia! No ficheiro "Indicadores de Cronogr[…]

EXPE.TEXTO-PEGAR O ZERO

Boa noite, babdallas!! Tudo bom? Perfeito, era i[…]

Porcentagem em das porcentagens

=MÉDIA(A1:A6)

Perdão, anexei o arquivo errado sem querer.[…]

Oi gente tudo bem eu estou fazendo uma planilha on[…]

Pessoal, boa tarde!! Tenho uma planilha de horas […]

Boa tarde!! Alguém sabe uma fórmula[…]

Boa tarde!! Alguém consegue me ajuda com u[…]