Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por stanley002 26 Mar 2020 às 13:29
Membro Novato
Reputação: 0
Bom dia,

Estou com um problema para demonstrar um resultado respeitando uma condição.

https://ibb.co/2kbs7vJ

Preciso que toda vez que for adicionado as informações de lacres (vermelho), ele faça a busca baseado na condição de qual Comboio (caminhão) foi trocado o lacre.

Poderiam me dar uma luz, tentei algumas formulas combinatórias, porem não obtive sucesso.

Desde já agradeço!
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Por babdallas 26 Mar 2020 às 13:42
Membro 5 Estrelas
Reputação: 1003
Veja a célula em amarelo. Estou buscando a data mais recente do caminhão e retornando o número do lacre correspondente.
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Por babdallas 26 Mar 2020 às 14:16
Membro 5 Estrelas
Reputação: 1003
1) AGREGAR(14;6;Tabela1[[DATA RETIRADA ]]/(A3=Tabela1[CAMINHÃO]);1)

Neste trecho acima, verifico se o caminhão na célula A3 está no campo CAMINHÂO da Tabela1. Se sim, retorna a maior data que atenda ao caminhão escolhido. Foi usada a função AGREGAR (disponível a partir do Excel 2010 em diante) por tratar erro (argumento 6 da função, ignorando a divisão por zero neste caso) e por não necessitar usar Ctrl+Shif+Enter. è possível fazer de outras maneiras também.

2) AGREGAR(14;6;Tabela1[N° LACRE ANTIGO]/((AGREGAR(14;6;Tabela1[[DATA RETIRADA ]]/(A3=Tabela1[CAMINHÃO]);1)=Tabela1[[DATA RETIRADA ]])*(A3=Tabela1[CAMINHÃO]));1)

Neste trecho acima (que é a fórmula completa), ela faz o seguinte: após retornar a maior data do caminhão, verifico na coluna DATA RETIRADA quem é igual a esta data e também quem é o caminhão em questão. Depois retorno com o lacre correspondente.

Caso não tenha entendido, posso explicar com mais detalhes, mas aí vai demorar porque leva um certo tempo para exlicar cada trecho da fórmula com todo o detalhe.

Para você entender melhor o que cada parte faz, sugiro você selecionar uma parte da fórmula e apertar F9. Depois que viu o que acontece, aperte Ctrl+Z para retornar à fórmula original.