Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Nathaliagcarvalho 04 Set 2019 às 17:09
Membro Novato
Mensagens: 6
Reputação: 0
#47751
Boa tarde!
Tenho uma planilha na qual informa todos os chamados do cliente, cada chamado tem garantia de 3 meses, qual formula posso usar para me informar que aquele novo chamado esta em garantia de outro? São mais de 1000 lojas, a planilha tem mais de 3000 linhas de chamados.
Segue em anexo a planilha.
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Avatar do usuário
Por Jimmy 04 Set 2019 às 17:46
Membro 5 Estrelas
Mensagens: 752
Reputação: 478
#47752
Olá Nathalia,

Essa garantia se baseia na data da coluna E?

Em qual coluna quer que conste a garantia?

Basta dizer se está ou não na garantia, ou prefere que conste também a data de expiração dessa garantia (somente para aqueles ainda em garantia)?

Jimmy San Juan
Por Caiquemuratt 05 Set 2019 às 18:55
Membro 1 Estrela
Mensagens: 12
Reputação: 5
#47788
Boa tarde.

Veja a planilha anexa se atende.

criei 3 colunas novas:

AG: informa se o chamado está ou não em garantia
AH: controle para a fórmula seguinte
AI: informa se há algum serviço, anterior, que tenha sido executado para a mesma loja e que esteja em garantia, com base na coluna AG (se houver um serviço posterior em garantia ele não considerará, somente os anteriores, ou seja, os que esteja em linhas acima da nova entrada).
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Por Nathaliagcarvalho 06 Set 2019 às 16:17
Membro Novato
Mensagens: 6
Reputação: 0
#47820
@jimmy se baseia na coluna Y, são vários chamados para a mesma loja, cada chamado tem garantia de 3 meses, a cliente precisa saber se o chamado que será aberto esta em garantia do último chamado dentro de 3 meses que foi aberto para aquela mesma loja, ela vê várias lojas simultaneamente a formula que fiz na coluna AF não ajuda pois ela teria que filtrar loja por loja para saber se está na garantia e são mais de 1000 . A fórmula pode ser feita na última coluna.
Por Nathaliagcarvalho 06 Set 2019 às 16:48
Membro Novato
Mensagens: 6
Reputação: 0
#47827
Caique boa tarde!

Nâo :(
Desculpe, não informei que a garantia precisa ser baseada na coluna Y em relação a loja e o chamado da coluna X, pois se tiver chamado anterior daquela loja na coluna X e em até 3 meses, então estará na garantia.
Avatar do usuário
Por Jimmy 10 Set 2019 às 10:44
Membro 5 Estrelas
Mensagens: 752
Reputação: 478
#47957
Bom dia Nathalia,

Desculpe a demora em responder.

Vamos fazer uma macro pra resolver isso.

Me diga como é que os dados são entrados na planilha. Manualmente?
Copiados e colados de outras fontes?
Os dados estarão sempre em ordem cronológica?
Podemos nos concentrar apenas nos dados das colunas A, X e Y?
A garantia poderá ser utilizada mesmo nos casos em que o motivo do chamado seja diferente do último feito daquela loja?

Jimmy San Juan
Por Nathaliagcarvalho 11 Set 2019 às 15:37
Membro Novato
Mensagens: 6
Reputação: 0
#48079
Boa tarde!

Me diga como é que os dados são entrados na planilha. Manualmente?
Sim, manualmente

Copiados e colados de outras fontes?
Não, somente manualmente, temos relatórios que podem ser extraídos de uma sistema, porém não informa o real problema que é o que está escrito na OS.

Os dados estarão sempre em ordem cronológica?
Não necessariamente, a coluna N passou a ser preenchida em 2019, 2018 fica em branco.

Podemos nos concentrar apenas nos dados das colunas A, X e Y?
Sim

A garantia poderá ser utilizada mesmo nos casos em que o motivo do chamado seja diferente do último feito daquela loja?
Agora sim, antes teria que ser para o mesmo problema, agora qualquer problema na coluna K pode entrar em garantia se precisar de chamado dentro de 3 meses.
Avatar do usuário
Por Jimmy 11 Set 2019 às 19:34
Membro 5 Estrelas
Mensagens: 752
Reputação: 478
#48094
Nathalia,

Antes de sair fazendo, penso que devo definir bem com você como vai funcionar.

Pensei em verificar a garantia quando o registro for inserido. Ao inserir a loja E a data de abertura do chamado, a macro irá procurar por registros dessa mesma loja, e que tenham sido atendidos fora da garantia. Os registros dessa mesma loja, atendidos em garantia, serão desconsiderados.

Como os dados não estão em ordem cronológica, partirei da linha que está sendo inserida, e irei subindo linha a linha, a procura da mesma loja. Quando encontrar, não poderei abortar esse processo porque pode ser que mais pra cima, haja a mesma loja, com uma data de abertura mais recente do que a que eu encontrei. A macro terá que procurar até a primeira linha da planilha.

Se essa data (do registro anterior) for anterior a 3 meses antes, ou não houver registro anterior, o registro novo é definido como FORA DA GARANTIA.

Se a última data estiver dentro dos 3 meses anteriores, o registro novo é definido como EM GARANTIA DO CHAMADO nnnnnn.

Se estiver de acordo, sigo em frente. Caso contrário, iremos afinando até acertar.

Jimmy San Juan
Por Nathaliagcarvalho 12 Set 2019 às 17:54
Membro Novato
Mensagens: 6
Reputação: 0
#48128
Boa tarde!

Isso, mas queria mudar uma coisa, ao invés de ser pela data de abertura do chamado na coluna Y, gostaria que fosse pela coluna M "aprovação lasa" que é onde a cliente insere.

Queria saber também se da para colocar condições como fiz na última coluna. ex: se for ATEND. REMOTO ou CANCELADO na coluna N, aparecer em branco.
Eu só abro chamados em garantia em cima de chamados de CM, MULTA e COBRANÇA na coluna N, então aonde tiver a mesma loja em três meses o próximo chamado terá garantia.

Outra coisa, não consigo enviar a planilha original aqui no fórum pois ela tem 15,9 MB e também estou esperando a cliente me enviar, pois eu envio para ela, ela aprova os chamados e depois me manda.
Avatar do usuário
Por Jimmy 14 Set 2019 às 00:58
Membro 5 Estrelas
Mensagens: 752
Reputação: 478
#48167
Oi Nathalia,

Segue a planilha para seus testes. Acredito que ainda serão necessários ajustes, porque eu confesso que ainda não entendi 100% do processo. Tenho dúvida sobre o papel da coluna N e da AF.

Quando a macro chegar à conclusão de que o chamado está em garantia, deve colocar esse resultado na coluna N ou AF? Qual das duas é consequência da outra? Em que situação a coluna N é preenchida com a palavra GARANTIA.

Veja o que a macro está fazendo conversamos.

Jimmy San Juan
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.