Tudo que estiver relacionado a tratamento de dados, Power Query editor e linguagem M
#63629
Mestres, bom dia.
Gostaria de uma ajudinha dos senhores.
Estou querendo gerar duas colunas com dados repetidos baseadas em informações de uma linha da tabela.
Coisa simples, que eu quero, só não sei se a solução seria simples.
Estou usando o Power Query para chegar ao resultado.
Segue em anexo o arquivo gerado pelo sistema.
A apresentação da planilha no arquivo é essa:
Imagem
O resultado esperado é esse:
Imagem

Desde já agradeço a quem puder ajudar. Peço a gentileza de indicar o que foi feito, ou seja, o caminho até chegar ao resultado.
Valeu!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#63692
Veja se é isso. Não esqueça de mudar o caminho da fonte dos dados.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DaltonSilva agradeceu por isso
#64306
babdallas escreveu: 13 Abr 2021 às 00:29 Fiz em Excel, mas pode ser feito em PowerBI tranquilamente.
Meu amigo. Estou enviando outros arquivos para ver se você ou outra pessoa consegue me ajudar. O objetivo é o mesmo. O problema encontrado por mim é que o objetivo final é obter uma só planilha (tabela fato) de todos os parâmetros da coluna item/Rod transpostos para colunas dinâmicas.
Em verdade, minha dificuldade, é que, por exemplo, tem-se três funcionários, com os resultados de produtividade, mês a mês, referente à três meses (escopo de exemplo).
A única forma que eu conheço de fazer isso seria através do Power Query no momento da importação, selecionando a opção combinar arquivos e carregar. Após isso, já no Power Query, o arquivo de "partida" refere-se a um dos três funcionários. Porém, o que preciso é que, cada funcionário seja referenciado na coluna correspondente conforme a sua produtividade (extração do arquivo de origem), considerando, ainda, as respectivas datas consoante o período a que alude.
É exatamente esse o "x" da questão que, por falta de conhecimento mais aprofundado, não estou tendo êxito.
Com isso, o resultado esperado permanece aquela apresentado nas imagens de abertura do tópico, acrescentando a intenção de expandir para os demais funcionários,
A intenção de estabelecer essa metodologia é no sentido de facilitar as atualizações vindouras na medida em que, ao jogar determinado arquivo na pastam haja a atualização da base consolidada.
Segue, em anexo, os arquivos de exemplo, tal qual, é extraída do sistema.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#64339
Imagem

Quando coloco para combinar os arquivos em obter dados... da pasta, ocorre essa situação acima.
A parte "Relatório de ROD - Servidor: Valter Barbosa - 1072807. Início: 01/01/2020. Fim: 31/01/2020" só aparece uma vez, e não uma vez a cada ocorrência dos arquivos existentes na pasta.
Quando tento definir as etapas como um parâmetro para que eu possa concatenar com os demais arquivos da pasta, utilizando a técnica do vídeo ("https://www.youtube.com/watch?v=pIe8XdCbbMY&t=826s"), ao final dá erro dizendo que a coluna "Relatório de ROD - Servidor: Valter Barbosa - 1072807. Início: 01/01/2020. Fim: 31/01/2020" não foi encontrada nos demais arquivos da pasta.
Eu achei que essa problema não acontecerei quando utilizasse, o Power Query, a partir do excel, definindo que a tabela não tem cabeçalhos. Dei prosseguimento com o ETL com os cabeçalhos nomeados em Coluna1, Coluna2, etc, porém não deu certo tendo em vista que este "nome" é diferente nos demais arquivos, justamente, por cada arquivos corresponder ao período de um mês/ano diferente.
#64369
Veja se ajuda. Tive que mudar o caractere que separar o nome do id em 3 arquivos para que todos tivessem o mesmo caractere separador. Até daria para fazer de forma diferente, mas ia ficar ainda mais complexo.
Logo, garanta que se esteja utilizando o traço (-) como caractere separador (entre Relatorio ROD e Servidor e entre o nome e o número do ID.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#64404
Fala, babdallas. Mais uma vez eu agradeço pelo solução. Desculpa a demora no feedback. Só vi sua mensagem agora.
Nesse meio termo havia encontrado uma solução (no meu entendimento amadora). Acabei de ver sua sugestão, muito boa.
Mas desde já deixo aqui a solução que implementei, preliminarmente.
Imagem
Imagem

O caminho que eu segui foi o seguinte: Obter Dados --> Pasta --> Combinar a transformar dados / Adicionar Coluna de Exemplos --> da Seleção
O que eu fiz foi renomear os arquivos de origem com um separador padronizado (por exemplo, uma vírgula - eu utilizei dessa forma).
Seguindo o roteiro de etapas, a própria IA do Power Query, através da criação de colunas de exemplos, reconheceu o padrão desejado e gerou cada coluna conforme o resultado esperado.
Valeu, meu amigo. Um abraço!

Na figura 1 é a aparência quando abro[…]

Cara, nem sei como agradecer. Showww, resolveu per[…]

repetição entre jogos

Poderia dar alguns exemplo de resultado esperado s[…]

Mudar o mês na fórmula

Anexa um exemplo, por favor.

Não seria só desabilitar a opç[…]

Ajuda Para Calculo com horario.

Bom dia/tarde/noite Pessoal preciso de uma ajuda[…]

Agradeço muito pela dica, mas acredito que […]

Retornar nome do computador na rede

achei a mesma pergunta neste forum , com resposta,[…]