Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Kulld 07 Fev 2019 às 13:21
Membro 1 Estrela
Reputação: 1
Boa tarde no topico anterior pedi a ajuda de alerta de menssagem quando introduzir um numero menor ao actual na coluna H ( Pendente )
Em seguida quero pedir ajuda como posso fazer para organizar as linhas em ordem crescente contando de cima para baixo automaticamente assim que o valor na coluna I ser maior que todos a linha toda mover-se para cima.

Saudações
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Por Jimmy 07 Fev 2019 às 17:00
Membro 5 Estrelas
Reputação: 380
Olá Kulld,

Você tem dados digitados apenas nas colunas F, G e H. Na I não tem. É pela I que você quer classificar?

Jimmy San Juan
Por Jimmy 08 Fev 2019 às 15:09
Membro 5 Estrelas
Por favor, teste e dê retorno.

Cuidado, é a mesma planilha que coloquei no outro post, mas esta tem alterações nas macros, portanto, é mais atual.

Tive que usar a coluna J como auxiliar, e está oculta.

Jimmy San Juan
Por Kulld 08 Fev 2019 às 16:48
Membro 1 Estrela
Ola Jimmy...
Voce eh o cara.
Exactamente oque pretendo mas na kilometragem que falta deve conciderar o maior numero deve ser posetivo o menor deve ser negativo.
Anexei o ficheiro novo que eh o ficheiro que uso para tal efeito, quero pedir que formates este ficheiro com base no meu pedido mas para este file.
Na coluna H deve ser onde o numero deve ser maior para estar na primeira linha e o numero deve ser posetivo e o menor deve ser negativo, na coluna H eh onde nao deve aceitar introduzir o numero inferiror ao actual seguido da menssagem de erro mas deve aceitar zerar e comessar a introducao dos numeros
Por Jimmy 08 Fev 2019 às 20:10
Membro 5 Estrelas
Kulld,

Eu não entendi afinal qual coluna quer classificar. Em outro post disse que era a I (você disse que é a diferença entre km atual de km de revisão), agora é a H (a mesma que verifica o número digitado), porém a diferença que mencionei, nesta sua última planilha, está na K!

Você abriu 2 posts para a mesma planilha, o que gera confusão, porque as soluções são apresentadas em separado, e aparentemente você não conhece VBA o suficiente para juntar.

Para o caso da digitação de km inferior à atual, eu apresentei uma solução que inclui a classificação. O Osvaldo apresentou outra, mais simples que a minha (melhor usar a dele) mas não classifica.

Fora isso tudo, as soluções foram feitas em uma planilha que não é a de trabalho!?! Novamente se inicia o ciclo de altera/testa!! Porque não colocou a planilha final desde o início?
Por Kulld 09 Fev 2019 às 11:07
Membro 1 Estrela
Ola Jimmy.
Primeiro desculpe por criar o cenario de atrapalhice pois nao era minha intencao.
O primeiro post que fiz usei o ficheiro como exemplar que era para copiar a programacao e colar depois editar na original porque na hora que postei nao estava com o ficheiro ogriginal, este estava no servico e a que postei fiz em casa, depois que entrei no trabalho achei por bem postar o ficheiro original, num dos pontos eu mencionei que queria a programacao nao so para tres linhas como tinha o exemplar mas para 31 linhas como vem na original, eu agardeco por me ajudares, nao tenho conhecimento avancado no VBA e sei que percebeste mas a ideia nao eh so pedir ajuda mas aprender para ajudar os outros tambem.
O segundo post esqueci mencionar no primeiro por isso logo fiz o segundo post e como se ve segue logo o primeiro.

Obrigado Jimmy.
Por Jimmy 09 Fev 2019 às 14:31
Membro 5 Estrelas
Ok Kulld,

Vamos em frente. Esclareça apenas a questão da classificação. Para o resto vou mesclar a sugestão do Osvaldo com a minha, e adequar à nova planilha.
Por Kulld 11 Fev 2019 às 10:30
Membro 1 Estrela
Ola Jimmy.
Usei o codigo do Osvaldo e esta a funcionar perfeitamente.
Neste momento oque me falta é que a tabela deve ordenar automaticamente as linhas onde a linha que tiver maior valor na coluna K seja a primeira da tabela seguida da linha que tem o segundo numero maior da coluna K e assim sucessivamente até a ultima linha de baixo ser constituida pela linha que tem o valor mais baixo da coluna K.
O maior número deve ser posetivo e a ordenação deve mover toda linha mas baseando-se nos valores da coluna K.
Este processo para as duas planilhas.
Estou a fazer de novo upload do ficheiro já com o codigo que Osvaldo me facultou a funcionar e agradecia que trabalhesses no mesmo.

Saudações.
Kulld
Por Jimmy 11 Fev 2019 às 20:46
Membro 5 Estrelas
Faltou o ficheiro.
Por Jimmy 12 Fev 2019 às 16:15
Membro 5 Estrelas
Olá Kulld,

Segue anexa a planilha.

Estive fazendo testes e percebi duas fragilidades na macro que verifica se a km digitada é maior que a anterior.

A primeira é que se o usuário copiar um valor qualquer e colar em mais de uma célula da coluna H, nenhum aviso é dado e a colagem é feita, independente se o valor é maior ou menor que o anterior.

A segunda é que se o usuário apagar o conteúdo da última km (a macro permite) e se em seguida digitar um valor inferior ao que foi apagado, a macro também permite. Essa é uma forma de burlar a verificação e digitar um valor menor que o anterior: primeiro apaga e depois digita.

Se não vê problemas nisso, deixamos assim. Se isso é um problema, então reativamos a primeira macro que fiz, que é mais robusta e versátil.

Peço que faça um teste profundo para levantar mais problemas.
Por Kulld 13 Fev 2019 às 05:00
Membro 1 Estrela
Ola Jimmy.
Quanto a primeira questão acho mesmo ser uma fragilidade ele aceitar um numero inferior quando copia de uma outra celula, mas ele deve aceitar fazer copia, e aceitar colar se o numero for maior.
Quanto ao segundo ponto de aceitar apagar o valor na celula e introduzir outro menor não há problemas porque posso ter caso de um carro mudar o odometro e ai terei que zerar as contagens

Saudações.
Kulld
Por Jimmy 14 Fev 2019 às 23:59
Membro 5 Estrelas
Kulld,

A planilha está alterada e necessita de testes para ver se está tudo de acordo.

A classificação ficou automática: a cada valor digitado, a classificação é feita.
Eu achei que assim não fiou bom, porque após digitar e dar enter, a linha que foi digitada pode subir ou descer, dependendo do valor digitado.
Se você for digitar vários carros de uma vez, você pode ficar meio perdido para achar o próximo carro a ser digitado.

Eu acho que o melhor tirar do automático e colocar botões, que quando acionados, classificam.
Seriam dois: um para classificar por matrícula (só exemplo) para facilitar localizar o carro a ser digitado, e outra para classificar por diferença de quilometragem.
Podemos ainda colocar uma classificação automática sempre que a planilha é aberta.

Aguardo seu parecer.
Por Jimmy 15 Fev 2019 às 17:13
Membro 5 Estrelas
As únicas alterações implementadas nesta última versão são:
- a questão de copiar um valor e colar em diversas células da coluna H
- a questão de poder apagar o valor e depois digitar um outro qualquer

Se na planilha que você baixou a coluna "DIFERENÇA" for a "L", é a mais atual. Se for a "K", e a mais antiga. Isso porque foi reservada a coluna "I" como coluna auxiliar.