Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Waltricke 25 Jan 2019 às 15:31
Membro 1 Estrela
Reputação: 0
Prezados mestres do Excel!

Postei há alguns dias atrás uma planilha que estou elaborando para apuração de impostos federais. O usuário Jimmy resolvei os problemas que solicitei criando macros específicas para isso. Estou muito agradecido pela ajuda.

Agora volto a vocês com esta mesma planilha. Fiz algumas modificação e implementações e novamente preciso da sua sabedoria excelística para me ajudarem a resolver o seguinte:

1ª SITUAÇÃO

Nos botões "Resumo" e "Observações", adicionei uma caixa de seleção. Gostaria que, ao marcar ou desmarcar esses botões, todas as linas da aba "Resumo" (linhas 62 a 68) e da aba "Observações" (linhas 85 a 91) fossem ocultas ou reexibidas.

Ou seja, é o mesmíssimo procedimento que foi feito na macro "Oculta_Exibe_Imposto" criada pelo usuário Jimmy. Infelizmente, meu conhecimento em Excel não está avançado o suficiente para que eu pudesse criar essa macro sozinho.

2ª SITUAÇÃO (e a mais importante)

Após finalizar isto, eu desejo proteger a planilha, impedindo a seleção das células, principalmente as que contém fórmulas. Eu já fiz o procedimento de selecionar as células que poderão ser editadas pelos usuários e formatá-las deixando-as como "desbloqueadas" para que ao proteger a planilha, os usuários possam selecionar somente estas.

O problema é que quando eu protejo a planilha, as macros não funcionam! Passam a apresentar um erro.

O meu desejo é que a planilha fique protegida e que as caixas de seleção, ao serem marcadas ou desmarcadas, executem as macros sem erros.

Quem puder ajudar, será muito bem vindo!

A SENHA PARA DESPROTEGER O DOCUMENTO É 1234
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Por Jimmy 25 Jan 2019 às 20:49
Membro 5 Estrelas
Reputação: 380
Olá,

Segue a planilha para testes.

A macro desprotege a planilha, esconde/exibe as linhas e torna a proteger.

Você sabe que não há segurança nenhuma nisso, né? Serve mais pra evitar algum erro por distração.

Jimmy San Juan
Por Waltricke 08 Fev 2019 às 20:34
Membro 1 Estrela
Meu amigo Jimmy, desculpe a demora em te responder. Estive fora por alguns dias e só agora estou retomando esse assunto desta planilha.

Antes de qualquer coisa, quero agradecer muitíssimo pela tua ajuda. Esta ferramenta de trabalho será muito útil aqui e tu está ajudado bastante. Obrigado pela tua disposição em ajudar! Tu é o cara! kkkkkk

Respondendo à tua pergunta, sim eu entendo perfeitamente que não há segurança alguma nisto. É mais para evitar digitações desnecessárias obrigando os usuários a digitar somente nas células destinadas a isso e manter as fórmulas invisíveis.

Baixei a planilha que tu enviou e realizei alguns testes. Precisei fazer algumas modificações necessárias. Isso vai requerer alguns pequenos ajustes nos códigos que tu escreveu.

Perceba que, quando é clicado nas caixas de seleção dos impostos, a planilha exibe uma mensagem de que está protegida e que é preciso primeiramente desproteger o documento... Isso certamente é consequência das pequenas modificações que precisei fazer. O objetivo é que essas caixas de seleção, ao serem marcadas ou desmarcadas, ocultem ou exibam as linhas correspondentes sem exibir mensagem e mantendo o documento protegido. A lógica que tu usou foi genial. Acredito que só precisa fazer algum pequeno ajuste na macro.

Quanto às células J4 a J7, o código da macro que faz com que elas exibam ou ocultem linhas não está funcionando quando o documento está protegido. Se puder fazer um ajuste para que elas se comportem da mesma forma que as caixas de seleção, ou seja, desprotege o documento, exibe/oculta as linhas correspondentes e volta a proteger o documento sem exibir mensagem alguma...

Quanto aos botões RESUMO e OBSERVAÇÕES, coloquei um link para ir direto para as linhas correspondentes, mas tive a impressão de que, quando o documento está protegido e as macros funcionando bem, estes links não funcionaram.. Pode dar uma olhada nisso ao efetuar os ajustes?

E por último, poderia por favor criar uma macro nova e atribuí-la ao logo da contabilidade, por favor? Por ora, apenas faça com que, ao ser clicado no logo, essa macro selecione a célula C4. Só isso e nada mais. Pretendo utilizar essa macro em implementações futuras. Até tentei fazer aqui, mas sou muito incompetente quando o assunto é macros e VBA kkkkkkk.

Mais uma vez te agradeço muito pela tremenda ajuda!

Um forte abraço!
Por Jimmy 09 Fev 2019 às 14:05
Membro 5 Estrelas
Olá Waltricke,

Perceba que, quando é clicado nas caixas de seleção dos impostos, a planilha exibe uma mensagem de que está protegida e que é preciso primeiramente desproteger o documento... Isso certamente é consequência das pequenas modificações que precisei fazer. O objetivo é que essas caixas de seleção, ao serem marcadas ou desmarcadas, ocultem ou exibam as linhas correspondentes sem exibir mensagem e mantendo o documento protegido. A lógica que tu usou foi genial. Acredito que só precisa fazer algum pequeno ajuste na macro.
O problema relativo à planilha estar protegida está ocorrendo porque você colocou vínculo da caixa de seleção, com uma célula da própria planilha. Como a planilha está protegida, a alteração dessa célula vinculada falha.
Tirei os vínculos mas os refiz manualmente, dentro da macro, após desproteção da planilha.

Quanto às células J4 a J7, o código da macro que faz com que elas exibam ou ocultem linhas não está funcionando quando o documento está protegido. Se puder fazer um ajuste para que elas se comportem da mesma forma que as caixas de seleção, ou seja, desprotege o documento, exibe/oculta as linhas correspondentes e volta a proteger o documento sem exibir mensagem alguma...
Feito!

Quanto aos botões RESUMO e OBSERVAÇÕES, coloquei um link para ir direto para as linhas correspondentes, mas tive a impressão de que, quando o documento está protegido e as macros funcionando bem, estes links não funcionaram.. Pode dar uma olhada nisso ao efetuar os ajustes?
Não percebi problema no funcionamento dos botões RESUME e OBSERV. Cliquei e vai pra lá sem problemas.

E por último, poderia por favor criar uma macro nova e atribuí-la ao logo da contabilidade, por favor? Por ora, apenas faça com que, ao ser clicado no logo, essa macro selecione a célula C4. Só isso e nada mais. Pretendo utilizar essa macro em implementações futuras.
Feito!

Jimmy San Juan
Por Waltricke 11 Fev 2019 às 12:15
Membro 1 Estrela
Jimmy, primeiramente aceite o meu mais sincero agradecimento. Ficou muito bom! Tu é realmente um baita profissional.

Só ficou faltando uma última coisinha... Segue a planilha anexa. Deixei ela toda preenchida para fins de teste. Clique no botão LIMPAR PLANILHA e veja o que acontece.. Um erro que certamente tu vai saber resolver logo.

Fora isso, está tudo funcionando perfeitamente bem e já vou colocar em uso esta ferramente que muito irá nos ajudar aqui.

Mais uma vez te agradeço por tudo.

Aquele abraço!
Por Jimmy 11 Fev 2019 às 20:44
Membro 5 Estrelas
Desculpe, foi erro meu. Eu simplifiquei a rotina e não testei.

Agora está testada e mais simplificada ainda.

Teste e dê retorno.

Só uma sugestão: você não acha que ao limpar a planilha, as caixas de seleção desativadas (PIS por exemplo) devem ser ativadas, ou melhor, deixar o formulário no formato padrão, com algumas ativadas e outras não?
Por Waltricke 12 Fev 2019 às 18:31
Membro 1 Estrela
Boa tarde amigo Jimmy!

Estamos na reta final. Obrigado pelas alterações.

A tua sugestão é interessante, mas a ideia do botão é apenas limpar os números deixando os espaços exibidos para novos cálculos e mantendo as linhas exibidas conforme as caixas de seleção que já estiverem marcadas.

Revisando algumas funcionalidades, gostaria de fazer alguns ajustes. Se tu puder me ajudar, por favor... Vou alistar abaixo:

1 - LINHAS DAS ATIVIDADES

As linhas 13 a 16 são exibidas/ocultas conforme o preenchimento das células J4 a J7. Porém, note que os valores preenchidos nestas células J4 a J7 devem estar no formato numérico exigido. Não basta apenas preencher um número em qualquer formato. O que eu gostaria é que se fizesse uma pequena alteração no código da macro para que as linhas 13 a 16 somente sejam exibidas quando o preenchimento das células J4 a J7 estiver no formato desejado. Enquanto o usuário não inserir o código CNAE no formato exigido, as células M4 a M7 vão continuar exibindo a mensagem de erro e as linhas correspondentes (13 a 16) não serão exibidas.

2 - BOTÕES RETICÊNCIAS

Quanto aos botões reticências que exibem a descrição completa do conteúdo das células M4 a M7, gostaria que adicionasse um comando na macro para que esses botões seja ocultos quando as respectivas células J4 a J7 estiverem vazias.
Exemplo: se a célula J7 estiver vazia, então o último botão, localizado na célula AA7 deve desaparecer. Quando a célula for preenchida, o botão deve reaparecer no lugar.
Acho que tu faz algo parecido nas caixas de seleção do quadro RESUMO, não foi?

3 - BOTÃO LIMPAR PLANILHA

Obrigado pela alteração que fez na macro atribuída a este botão. Mas quando clicado, a macro é executada limpando os dados e esta operação não pode ser desfeita. Seria possível escrever um código nesta macro para que, ao clicar no botão, seja exibida uma caixa de mensagem alertando que essa alteração não poderá ser desfeita? Só depois que o usuário confirmar na caixa de mensagem, daí sim a limpeza deve ser executada.

Se isto for possível, a caixa de mensagem entitulada ATENÇÃO, exibida ao clicar no botão, deve ter essa mensagem: "Os dados serão completamente apagados! Esta operação NÃO poderá ser desfeita. Tem certeza que deseja prosseguir?"

As opções dessa caixa de mensagem serão OK e Cancelar.

4 - CAIXAS DE SELEÇÃO DO QUADRO IMPOSTOS INCIDENTES

No quadro Impostos Incidentes, adicionei uma nova caixa de seleção. Clicando nela, todas as caixas de seleção embaixo dela referentes aos impostos devem ser marcados. E ao desmarcar esta caixa, todas as demais devem ser desmarcadas.

Também gostaria de uma alteração nas caixas de seleção das alíquotas. Clique no botão configurações, aquela engrenagem embaixo do ano. Lá tem uma linha fazendo uma pergunta. Quando este parâmetro estiver marcado como SIM, então isso significa que se a caixa de seleção do imposto estiver DESMARCADA, todas as caixas daquela linha devem ficar em marca d'água, impossibilitando a seleção. Quando a caixa do imposto por marcada novamente, as caixas daquela linha deverão voltar a ficar editáveis.

Mas se o parâmetro for alterado para NÃO, então as caixas de seleção das alíquotas deve permanecer editáveis e independentes das caixas de seleção dos impostos, ou seja, como já está hoje.

Lembrando que as caixas de seleção dos impostos devem continuar com a sua função de ocultar ou exibir as linhas dos impostos respectivos. A partir de agora, passarão a ter uma nova função: deixar as caixas de seleção das alíquotas em marca d'água ou disponíveis.

E então meu amigo? Aceita o desafio? Se que pessoas com esse teu perfil adoram um bom desafio no excel kkkkk.
Se não quiser, eu vou entender perfeitamente viu. Do jeito como está, já posso começar a usar. Essas alteração são apenas melhorias. Tu já me ajudou bastante. Bastante mesmo! Já tem toda a minha gratidão.

Um grande abraço!
Por Jimmy 13 Fev 2019 às 09:52
Membro 5 Estrelas
Segue planilha atendendo aos itens de 1 a 3.
Por Waltricke 13 Fev 2019 às 12:32
Membro 1 Estrela
Jimmy, obrigado pela disponibilidade. Testei a planilha e seguem abaixo as minhas observações:

1 - LINHAS DAS ATIVIDADES

Há um erro... Está executando ao contrário, ou seja, nesta versão, está OCULTANDO as linhas 13 a 16 cada vez que são preenchidas as células J4 a J7. Acredito que algo no código que precisa ajustar.

Se a célula J4 estiver vazia, por exemplo, então a linha 13 deve estar oculta e assim por diante... Como já estava sendo nas versões anteriores.

Lembrando que a linha só deve ser exibida quando o que estiver preenchido na célula J4 for no formato exigido.

Acredito que, corrigindo isto, também será corrigido o erro que gerou nas células D13 a D16 nesta versão.

2 - BOTÕES RETICÊNCIAS

Perfeito! É isso mesmo!

Vou aproveitar para pedir uma pequena alteração que esqueci de mencionar antes.. Quando estes botões reticências são clicados, a caixa de mensagem com a descrição aparece entitulada como "Microsoft Excel". Por favor mude este título para "Descrição do CNAE"

3 - BOTÃO LIMPAR PLANILHA

Perfeitíssimo! Exatamente isso!

4 - CAIXAS DE SELEÇÃO DO QUADRO IMPOSTOS INCIDENTES

Tua pergunta: "Há uma dúvida a esclarecer sobre a questão dos impostos. As diversas alíquotas existentes na mesma linha onde se seleciona o imposto, podem ser selecionadas simultaneamente (mais de uma), ou ao selecionar uma delas, a seleção da outra deve ser liberada?"

Resposta: Sim! Quando a caixa de seleção do imposto estiver marcada, então todas as caixas de seleção das alíquotas que se encontram na mesma linha devem estar habilitadas para seleção e podem ser selecionadas simultaneamente. O usuário poderá sim selecionar mais de uma alíquota.

Não esqueça que isso tudo é somente quando o parâmetro estiver marcado como SIM. Caso o parâmetro esteja marcado como NÃO, então as caixas de seleção devem ser todas livres e independentes, podendo ser selecionadas à vontade como já é hoje nesta versão atual.

Também gostaria de lembrar que a caixa de seleção do botão TODOS, serve apenas para os impostos, ou seja, as caixas de seleção que estão abaixo dela. Esta caixa de seleção não serve para as alíquotas. O usuário terá que clicar em cada alíquota...

5 - MENSAGEM PARTICULAR

Respondida! Muito obrigado pela dica, eu não tinha me apercebido disso. Obrigado mesmo.
Por Jimmy 27 Fev 2019 às 20:17
Membro 5 Estrelas
Olá Waltricke,

Segue a planilha alterada. Fiz testes preliminares e parece estar tudo em ordem, mas peço a você que faça testes rigorosos.

Tive que alterar as fórmulas das células S22, S24, S30, S32, S38, S46, S54, e S56. Depois copiei-as para os demais meses.

A mudança que fiz foi, por exemplo, na S22 foi alterar o endereço AS3 para BG3, que representam a mesma coisa. Fiz o mesmo para todas as aliquotas. Como alíquotas selecionadas ficam cinza quando o imposto é des-selecionado, tava dando erro.

Qualquer problema, avise.

Jimmy San Juan