Para prosseguir, informe seus dados...

Comentários

  • Paulo Sakita

    =INDEX(OFFSET(A3:A12,,MOD(F15,7)),MATCH(F15,OFFSET(A3:A12,,MOD(F15,7)),0)+1)

    • Paulo Sakita

      Desculpem-me, as funcoes estao em ingles. Nao sei como essa formula seria em portugues.

  • Tércio

    =INDIRETO(ENDEREÇO((NÚMSEMANA(F16)-37)*2-1;DIA.DA.SEMANA(F16)+1))
    A tirar pelo tamanho da máscara por cima da fórmula no vídeo, ela é bastante curta. Com isso em mente, tentei algo bem simples, e vou ver se consigo reduzi-la ainda mais. Devido ao seu pouco tamanho, a fórmula não prevê entradas fora da faixa permitida, mas serve como base.

  • Tércio

    =DESLOC(B3;(NÚMSEMANA(F16)-38)*2-1-1;DIA.DA.SEMANA(F16)-1)
    Consegui reduzi-la um pouco ainda, usando DESLOC. É muito bom saber que no Excel há sempre mais de um caminho para se chegar a um objetivo. Não é por menos que uma de suas funções é ESCOLHER; só precisamos PROCURAR, e isso pode ser feito AGORA().

    • Tercio

      Desculpem. Esqueci de fazer uma pequena conta (-1-1), que é igual a -2. Foi a pressa e a empolgação. Então a fórmula que eu deveria ter dado é:
      =DESLOC(B3;(NÚMSEMANA(F16)-38)*2-2;DIA.DA.SEMANA(F16)-1). Que bom! Ela ficou mais um tiquinho menor.

      • Tércio

        Explicando a fórmula:

        O ponto de partida para o DESLOCamento é a primeira célula do quadro de dados (Domingo, B3). Dali vamos nos mover um tanto de linhas para baixo e um tanto de colunas para a direita – que são os argumentos principais da função DESLOC – conforme a localização da data cujo valor correspondente pretendemos buscar.
        Vejamos quais serão os argumentos da função:
        Começando pelo mais fácil, que é a coluna, perguntamos: Quantas colunas devemos nos mover? Resposta: quantas forem iguais ao dia da semana da data que buscamos. A função então é: DIA.DA.SEMANA. A célula de referência é B3. Só precisaremos subtrair 1 para que a contagem comece já a partir daquela célula e não de sua posterior. Fica: “=DIA.DA.SEMANA(B3;F16)-1”. Esta será a coluna para onde iremos.
        Agora vamos perguntar sobre a linha: Em qual linha pretendemos parar quando houver o DESLOCamento? Resposta: uma linha abaixo da data que buscamos. Onde está a linha que buscamos? Ela estará numa posição correspondente ao número de semanas que se passaram até ela. Isso porque o quadro é retirado de um calendário e, como tal, dividido em semanas. Assim, por exemplo, a primeira data do quadro (01/10/2014) estará na 40ª semana do ano (para conferir basta fazer “=NÚMSEMANA(E4)”). Deste valor vamos retirar 1 para que a
        contagem inicie já a partir da semana que buscamos e não na sua posterior. Ou seja, 40-1=39. Também teremos de multiplicar este valor por 2, porque os valores que procuramos saltam duas linhas de um para o outro. O valor que temos é: (número de semanas-39)*2. Aplicando-o na fórmula para a coluna, ficamos com: “=(NUMSEMANA(F16)-39)*2”.
        Juntando os argumentos na função DESLOC, ficaremos com:
        “=DESLOC(B3;(NÚMSEMANA(F16)-39)*2;DIA.DA.SEMANA(F16)-1)”.
        Mais uma vez desculpem a pequena diferença nos termos desta fórmula em relação à que postei no início. Somente na hora de explicar a fórmula aqui, notei minha falha. Isso vem provar que: “Quando explicamos, nós mesmos entendemos melhor!” e “Se quiser aprender, vá ensinar!”.

  • Jorge Cabral

    Excelente aula, mas deixo como desafio fazer uma planilha de um campeonato de Voleibol, com as mesmas possibilidades da planilha do Brasileirão.