Criando um People Graph com Gráfico de Dispersão

16
1085

Saber utilizar bem recursos visuais em nossas planilhas é um fator importante para chamar atenção para uma determinada informação que queiramos destacar. O uso de infográficos consegue fazer isso muito bem. E neste artigo irei demonstrar como criar um infográfico conhecido como People Graph, utilizando o gráfico do tipo dispersão.

Veja um exemplo do gráfico que iremos criar neste artigo.

people-graph-exemplo

Construindo o People Graph

Baixando as imagens

Iremos utilizar apenas o ícone universal que representa a imagem feminina neste exemplo, mas vou deixar também o ícone que representa a imagem masculina, para caso queira utilizá-la. Para salvar, clique com o botão direito sobre a imagem abaixo, e escolha a opção ‘Salvar Imagem Como…’

boy girl

Preparando as imagens

Pronto. Agora que já temos a imagem que iremos utilizar, vamos abrir uma nova planilha no Excel e inserir a imagem. Clique no menu Inserir → Imagem e selecione a imagem que salvou.

Perceba que a imagem possui colorações diferentes no gráfico, porém a imagem que acabamos de inserir é toda preta. Para deixar a imagem na coloração desejada, selecione-a e vá até o menu Ferramentas de Imagem → Formatar → Cor e escolha a coloração desejada. Eu escolhi a opção Laranja.

colorindo-icone

Precisaremos do ícone com outra coloração mais clara. Insira novamente a imagem (ou faça uma cópia) e repita o processo acima, escolhendo outra cor. Eu optei pela opção Desbotado.

icones

Deixaremos as imagens de lado por enquanto, até elaborarmos o gráfico de dispersão, que começa com a construção da tabela de dados.

Elaborando a tabela de dados

Nesta etapa iremos elaborar a tabela que irá conter os dados que serão plotados no nosso gráfico de dispersão. Como no nosso gráfico cada ícone será um ponto com coordenadas X e Y, iremos montar uma tabela com 20 linhas numeradas de 1 a 20 (pois teremos 20 ícones, se desejar mais ou menos ícones adapte a sua tabela). E mais duas colunas que representarão as coordenadas Y dos ícones Coloridos e Desbotados.

Em uma célula separada, informe a porcentagem da proporção de ícones coloridos e desbotados que serão plotados no gráfico. O resultado será algo semelhante a imagem abaixo:

tabela

Agora iremos criar fórmulas para calcular os valores de Y¹ e Y². Mas para criarmos essas fórmulas, precisamos entender como os ícones serão plotados no gráfico.

Vamos imaginar cada ícone como um ponto num plano cartesiano. Para ilustrar melhor, preparei a imagem abaixo.

pontos-grafico-dispersao

Se a ideia é representar uma proporção de 50%, então a metade dos pontos (10 neste exemplo) serão plotados no quadrante superior do nosso gráfico, mais precisamente em Y = 1. De forma semelhante, a outra metade, será plotada no quadrante inferior, mais precisamente em Y = -1.

Perceba que a posição X dos pontos não irá variar, por isso na coluna X da nossa tabela, numeramos os pontos de 1 a 20.

Tudo que precisamos fazer então, é criar uma fórmula que calcula a quantidade de pontos que ficarão visíveis, e atribuir a todos os pontos com X inferior ou igual a esse valor o valor de Y = 1. Aos pontos com X superior a esse valor, atribuiremos Y = -1.

Selecione a célula E3, e insira a fórmula para a coluna Y¹, que ficará assim então:

=SE(D3<=ARRED($B$8*20;0);1;-1)

Lembre-se de copiar para as demais células da coluna.

Perceba que o valor foi arrendondado. Como teremos apenas 20 ícones para representar uma escala de 0 a 100, cada ícone representará 5% dessa escala.

A coluna Y¹ representa a posição dos ícones coloridos. Como os ícones desbotados é a porção oposta, iremos colocá-los também na posição oposta. Então o valor de Y² será o oposto de Y¹. Logo, a fórmula será bem simples.

=-E3

Pronto, já temos a nossa tabela de dados preparada. O próximo passo será criar o gráfico de dispersão.

Inserindo o gráfico de dispersão

Para inserir o gráfico, selecione toda a tabela de dados e vá até o menu Inserir → Gráficos → Gráfico de Dispersão. O resultado deverá ser um gráfico semelhante ao gráfico mostrado anteriormente neste artigo.

inserindo-grafico-people-graph

Aumente a largura do gráfico. Como não iremos precisar, remova a legenda e títulos desse gráfico. Os eixos e linhas de grade removeremos posteriormente.

Substituindo os pontos pelas imagens

Agora iremos fazer a substituição dos pontos pelas imagens. Para fazer esse passo basta copiar (CTRL + C) a figura que preparamos no primeiro passo desse tutorial, clicar sobre um dos pontos plotados no gráfico, e colar (CTRL + V). Todos os pontos serão substituídos pela imagem.

Se o tamanho da figura ficar desproporcional, você deve diminuir a figura antes de copiar, para ficar do tamanho desejado, e repetir o processo do parágrafo anterior.

Depois de copiar a imagem colorida, faça o mesmo com a imagem desbotada, substituindo os pontos restantes.

O resultado deverá ser algo como a imagem a seguir.

grafico-figuras-people-graph

Formatando os eixos e removendo as linhas de grade

O nosso People Graph já está quase pronto. Agora precisamos formatar os eixos e remover as linhas de grade. Clique com o botão direito sobre a escala do eixo Y e escolha opção Formatar Eixo.

Como não queremos que nada que está no quadrante inferior apareça no nosso gráfico, vamos definir o valor mínimo do eixo como zero (0). Para a imagem ficar centralizada, o valor máximo definiremos com 2.

Defina também as unidades principal e secundária para o valor 1.

Se achar necessário, formate também o eixo X. Defina o mínimo como zero (0) e o máximo para um valor maior que 21. Quanto maior for o máximo do eixo X, maior será o espaço que irá sobrar após os ícones.

formatar-eixo

O seu gráfico já estará bem semelhante ao objetivo final. Agora que configuramos o eixo, podemos removê-lo. Clique sobre cada um dos eixos (X e Y) e pressione Delete. Para remover as linhas de grade, faça o mesmo.

Ajuste a altura e largura do gráfico, se necessário.

quase-final-pg

Inserindo a porcentagem ao gráfico

Para dar o toque final ao nosso People Graph, vamos inserir a porcentagem no espaço ao lado dos ícones utilizando uma caixa de texto. Para fazer isso vá até o menu Inserir → Formas → Caixa de Texto.

Desenhe-a no espaço ao lado dos ícones.

caixa-de-texto-pg

Para vincular o valor a caixa de texto, clique sobre a borda da mesma para selecioná-la, e digite =$B$8 na barra de fórmulas.

barra-de-formulas-pg

Formate a caixa de texto com as cores e tamanho que desejar.

Pronto, já temos o nosso resultado final. Altere o valor da célula B8 para ver a mágica acontecer.

people-graph-exemplo

AGORA É COM VOCÊ!

  • Avalie o conteúdo deste artigo dando a sua nota clicando no número de estrelas logo abaixo.
  • Se gostou, compartilhe na sua rede social (Facebook, Twitter, etc). Basta usar os botões logo abaixo, isso ajuda a incentivar o trabalho.
  • Participe do nosso fórum de discussões.
COMPARTILHE
Artigo anteriorNovos Gráficos Excel 2016
Próximo artigoFunção VBA para Remoção de Acentos
Engenheiro Civil, amante do Excel sendo certificado Microsoft Excel Specialit Expert. É um aficionado por números e desafios lógicos. É o idealizador do site Guru do Excel
  • Excelente meu amigo, mais um artigo incrível, aprendi muito com essa dica de hoje. Obrigado por compartilhar. Grande abraço

    • laennder

      Obrigado pelo prestígio, colega.

  • Excel Stuff (Felipe Vaz)

    Fantástico Laennder! Fico contente em conhecer seu site e saber que, mais do que apenas o lado técnico do Excel, sua forma de comunicação é ótima! Parabéns! Venho participando ativamente do fórum e aprendendo diariamente com os desafios trazidos pelos usuários! Gostaria de dar uma sugestão de, no caso de uma discussão de um tópico qualquer estar meio confusa a gente possa “pedir auxílio do guru”, a partir de um botão qualquer! Seria muito legal! As vezes ficamos na dúvida e precisamos de uma validação! Um grande abraço!

    • laennder

      Obrigado Felipe, é um prazer ter você participando no fórum. Vou analisar a sua sugestão. Abraço

  • Grande Laennder!!! Parabéns pelo excelente artigo. Realmente não tem pra ninguém quando o assunto é gráficos. A dica de copiar e colar as imagens foi matadora. Sempre estamos aprendendo algo novo! Obrigado pelo artigo!

    • laennder

      Obrigado pelo prestígio, colega.

  • Gerson

    Excelente Artigo Laennder. Parabéns, artigo muito bem detalhado. Sucesso.

    • laennder

      Obrigado Gerson

  • Silvio Rogério Leite Mancilha

    Gostei deste gráfico, fiz um modelo com uma pequena alteração, coloquei um caixa de controle para não ter que ficar digitando o valor do percentual (para exemplificar), não sei se fiz corretamente mas deu certo desse jeito, na célula A8 coloquei o vinculo e na B8 a formula =a8/100 formantando a celula para percentual veja na imagem como formatei o controle.

  • Juliano

    Parabens bela solução. Não sabia desta de copiar e colar a imagem no gráfico.
    Laennder, poderia verificar meu acesso ao curso de gráficos? Passei um tempo sem acessar por problemas pessoais e to na ativa de novo.

    • laennder

      Olá Juliano, tudo bem? Tem como você me enviar um e-mail? Ou uma mensagem privada no fórum?

  • Karina Souza

    Sensacional! Vc arrasa! Conteúdo nota 10!

    • laennder

      Obrigado Karina

  • Cidnei

    Excelente tutorial Mestre Laennder, me senti na obrigação de compartilhar!
    Como sempre aprendendo muito com você! Obrigado e grande abraço.

    • laennder

      Obrigado Cidnei.

  • Thuan Aquino

    Conheci agora esse site e estou muito satisfeito com as instruções aqui dada! Na nossa área de engenharia civil não existe ferramenta melhor do que o Excel!!