A Importância do Microsoft Excel

4
4903

Se você está começando a conhecer O Microsoft Excel agora, talvez não saiba que ele foi lançado em 1985 e cresceu até se tornar, sem dúvida, o programa de computador mais importante nos locais de trabalho em todo o mundo. Não importa se você estiver criando um orçamento, organizando uma lista de vendas, ou planejando uma reunião de negócios, o Excel é a ferramenta indicada para esta tarefa.

Se você estiver em um departamento de finanças ou contabilidade ou em qualquer escritório corporativo, certamente você irá ver telas de computadores cheios de planilhas do Excel demonstrando os resultados financeiros, orçamentos, previsões e dados para tomadas de decisões.

A área de finanças certamente é uma das áreas que mais se beneficiam das planilhas de Excel. Fórmulas avançadas podem transformar processos manuais que antes levariam semanas para serem concluídos, em algo que leva apenas alguns minutos para ser concluído.

A maioria dos usuários sabem que o Excel pode fazer cálculos como adição e multiplicação, mas a verdade é que o Excel pode fazer muito mais que isso. Funções como SE, PROCV, ÍNDICE, CORRESP e DESLOC, recursos como Tabelas Dinâmicas e Gráficos são apenas alguns exemplos que podem surpreender os usuários mais desavisados.

Mas não pense que apenas os setores financeiros se beneficiam do Excel. Áreas como Marketing e Produção também utilizam o Excel no dia-a-dia. Uma equipe de vendas pode fazer a gestão da equipe, das metas e da força e planos de vendas. Utilizando uma tabela dinâmica, o supervisor pode rápida e facilmente resumir dados dos clientes, agrupando-os por categoria de produtos, datas, vendedores ou outro critério que desejar, tudo isso com apenas um rápido clique, ou arrastando e soltando a informação.

Com o Excel também é possível trabalhar com dados provenientes de fontes externas e outros sistemas de banco de dados, como Oracle, SAP, SQL Server, e gerenciar folhas de pagamentos e informações de funcionários, exportando esses dados em Excel, e com isso analisar tendências, resumir despesas e horas trabalhadas por período, e utilizar essas informações para replicar a remuneração dos seus funcionários, por exemplo.

A grande verdade é que você pode fazer qualquer coisa em uma planilha. Usando o Excel no negócio quase não tem limites de aplicação. O Excel pode ser aplicado inclusive na vida pessoal, como para controlar custos da residência, mesada dos filhos, lista de tarefas diárias, e outras quase infinitas aplicações.

Conhecer e dominar o Excel é vital para a maioria dos profissionais com base em um escritório hoje, e as habilidades mais fortes do Excel pode abrir a porta para a promoção e oportunidades de liderança.

O Excel é uma ferramenta poderosa, mas não pode funcionar sozinho. É preciso um usuário experiente que possa tirar proveito de tudo que o Excel tem a oferecer, e assim obter os melhores resultados para sua vida, seja no mundo dos negócios ou no âmbito pessoal.

E é exatamente neste ponto que queremos ajudar você.

COMPARTILHE
Artigo anteriorCurso de VBA para Iniciantes – Conceitos Básicos
Próximo artigoNovos Gráficos Excel 2016
Engenheiro Civil, amante do Excel sendo certificado Microsoft Excel Specialit Expert. É um aficionado por números e desafios lógicos. É o idealizador do site Guru do Excel
  • Wallace Marinho

    Laennder, boa noite. O título da matéria saiu um erro no “Excel”, aparecendo escrito: “Excek”.. Me inscrevi no seu site, pois essa ferramenta me interessa muito, quero aprender mais!! Parabéns!!!

    • laennder

      Obrigado Wallace, já foi corrigido.

  • Ótima dica, vou dar uma dica também para quem está começando a querer mexer no Excel http://metodoexcel.com.br/como-fazer-planilha-no-excel/

  • Samuel

    Preciso de ajuda com uma formula do Excel. Boldar extracto de texto concatenado.
    Por exemplo:

    Argumentos
    1. Certifica-se que o cidadao de nome = A1
    2. Carlos Estevao Gonsalves = A2
    3. , = A3
    4. Frequentou e concluiu o curso de = A4
    5. Tecnicos Operadores de Computadores. = A5

    Formula: =Concatenate(A1,” “,A2,” “,A3,” “,A4,” “,A5)

    Qual e a manobra para os argumentos A3 e A5 aparecem boldados no resultado da formula acima?

    Resultado: “Certifica-se que o cidadao de nome Carlos Estevao Gonsalves, frequentou e concluiu o curso de Tecnicos Administrativos Operadores de Computadores”