7 Dicas para você se tornar um verdadeiro Guru do Excel

21
7481

Você já quis ser um verdadeiro Guru do Excel?

Provavelmente em alguma situação que você já passou com o Excel, você já desejou ser um verdadeiro Guru para conseguir resolver aquele problema que parecia ser impossível para um simples mortal.

Mas não se preocupe, você não está sozinho. Todos já passaram por isso (inclusive eu) e para abrir essa nova versão do blog vou listar para você 7 dicas para você se tornar um verdadeiro Guru do Excel.

Dica 1: Estude todos os dias

Infelizmente não existe uma fórmula mágica onde você irá aprender todos os truques e mágicas do Excel do dia para a noite. Por isso eu coloco essa como a dica número 1 e a mais importante. Estudar todos os dias será a maneira rápida de você conseguir dominar o Excel.

E mesmo que você acredite já saber muito, tenho certeza que existem coisas novas para aprender todos os dias. E é muito fácil estudar hoje em dia. Na internet existem uma riqueza de informações sem fim. Posso indicar para você assistir alguns vídeos do nosso canal do Youtube, ou sugerir que você cadastre o seu e-mail na caixa de e-mail abaixo para receber as atualizações com novos conteúdos do nosso blog.

[epico_capture_sc id=”5729″]

Dica 2: Ajude um Colega

Uma outra coisa que aprendi ao longo do tempo é que quanto mais você compartilha conhecimento, mais você aprende. Posso afirmar com autoridade que no decorrer de toda a minha carreira como professor, ensinar foi essencial para o meu aprendizado.

Então vá em frente, se você sabe como resolver, ajude aquele seu colega a criar a fórmula que ele tanto precisa. Os verdadeiros Gurus não exitam em compartilhar todo o seu conhecimento.

Dica 3: Solucione Problemas

Nós serem humanos somos propensos a fugir de problemas. Mas quanto mais problemas você tentar resolver mais hábil com eles você se tornará. Uma ótima maneira para praticar essa dica, é participar de fóruns. Eles são ótimos para você encontrar problemas, desafiar você mesmo, e ainda praticar a dica número 2.

Se você se interessar, pode fazer o seu cadastro no nosso fórum e colocar em prática essa dica.

Dica 4: Leia Livros

A internet com seus infinitos blogs e sites, além das redes sociais, com certeza é a forma mais prática e acessível de se obter informações nos dias atuais. Porém, nunca subestime o poder que um livro pode ter no processo de aprendizagem.

Eu gosto muito de ler autores norte-americanos, principalmente o John Walkenbach. Posso sugerir dois de seus livros que já foram traduzidos para o português. Tenho certeza que você poderá aprender pelo menos uma coisa nova com cada um deles.

Um outro ótimo livro deste mesmo autor, que ensina desde o básico até o avançado é o Excel 2013 Bible (em inglês).

Apesar de agora eu ter sugerido apenas livros do mesmo autor (o meu preferido), existem muitos outros autores renomados, mas vou deixar para um próximo post mais sugestões de livros.

Dica 5: Não tenha medo de copiar

Tentar reproduzir algo que você viu e não sabe como fazer (ainda) é mais uma ótima maneira de adquirir habilidades com o Excel. Eu por exemplo, sempre que posso, tiro um tempo e fico garimpando gráficos interativos na internet para tentar reproduzi-los no Excel.

Eu inclusive já gravei um vídeo sobre isso, onde mostrei um dashboard das eleições 2014 que recriei utilizando os recurso do Excel. Colocando em prática essa dica, você desenvolverá bastante o seu processo de percepção e criação.

Dica 6: Invista em você

Não existe melhor investimento do que aquele que é feito em você. E uma maneira de você se tornar um Guru do Excel investindo em você, é fazendo cursos. Um programa de treinamento bem elaborado e estruturado pode trazer ótimos benefícios, e o dinheiro investido na maioria das vezes tem retorno bem rápido.

Inclusive, estou planejando junto com um amigo, um programa de treinamento que poderá ajudar você neste quesito. Divulgaremos em breve.

Dica 7: Acredite em você

O verdadeiro Guru acredita em si próprio. Não é possível ser um Guru se você tem baixa auto-estima.O aspecto mais importante desse processo é você ter em mente que você é capaz.

Lembre-se: ninguém nasce sabendo, e conhecimento e habilidade são frutos de muitas horas de trabalho e dedicação. Você é capaz de muito mais do que imagina, acredite.

Sucesso é composto de 1% de inspiração e 99% de transpiração (Tomas Edison)

Para finalizar, eu gostaria de saber o que achou das 7 Dicas para você se tornar um verdadeiro Guru do Excel, e se você concorda com elas.

Deixe um comentário logo abaixo sobre qual dica gostou mais, ou se você teria alguma dica extra que gostaria de compartilhar conosco. Críticas também são sempre bem vindas.

 

  • Andrey

    ótimas dicas!!!!

  • Vinicius Figueira

    Gostei! Contamos com vocês para continuar nos dando suas ótimas dicas, idéias e cursos.

  • Cleverson

    Excelente! Obrigado por compartilhar suas aulas e dicas! Valeu!

  • Vicente

    EXCELentes dicas …. obrigado. ….

  • Carlos

    Sempre aprendo alguma coisa com seu blog.. mesmo que não seja necessariamente usado só par o Excel… sempre tem uma motivação!! Parabens ai… mais uma vez!

    • laennder

      Obrigado Carlos, é muito motivante ler essas palavras. A nossa intenção é fazer sempre o melhor.

  • Lenielcio

    É realmente essas dicas são valiosas e quem não acredita em si mesmo não é capaz de fazer nada.

  • Samuel Barros

    Essas dicas são ótimas, mais o que percebi em suas dicas é que você fala com exatidão das pessoas serem aquilo que podem ser e acreditar nelas mesmas.

    • laennder

      E é exatamente isso mesmo Samuel. Em todos os meus anos lecionando, percebi que por mais que as pessoas queiram aprender algo, elas falham em não acreditar que são capazes. Quantas vezes já ouvi alunos meus dizerem que não iam conseguir fazer aquilo, que é muito difícil, que não eram capazes.

      Acreditar em em nós mesmos é o fator primordial para ter sucesso em qualquer coisa.

      []’s

      • Jean Hard

        Absorvi bem suas dicas e estou evoluindo muito desde que comecei a participar do Guru. Realmente desde que comecei a compartilhar o pouco que sei, as coisas ficam mais claras para mim. Realmente, compartilhar conhecimento é um grande aprendizado.
        Obrigado pela dica.

  • Ivan Rodrigues

    Baixei a PLANILHA CONFERIDOR MEGA SENA 2.1, mas nao estou conseguindo inserir ou atualizar o RESULTADO ATUAL. o Sr. poderia me informa como faco

  • Marcelo Raia

    Dicas suficiente para que qualquer pessoa que tenha disciplina, possa se tornar com esses mandamentos um Guru do Excel… Parabéns
    Todos os dias, aproximadamente 2 horas, assisto seus vídeos no Youtube, confesso que estou aprendendo muito, a cada dia que passa, estou melhor do que ontem, apresentando relatórios gerenciais bacanas, se destacando.
    Confesso que eu sempre andava com as pernas dos outros, querendo desenvolver algo no Excel, e chamando pessoas para que pode-se me auxiliar. Hoje graças a Deus estou andando com as minhas pernas com seus vídeos no Youtube, disciplinadamente todos os dias estou lá assistindo… Obrigado

  • Gerson Carvalho

    todas as dicas são muito importantes agradeço por ter conhecido esse canal e hoje começo minha tragetoria para se tornar um guru do excel
    obrigado a todos

  • Robson Luiz Sanchez Dias

    Legal, ótimas dicas

  • Isloanne Araujo

    Sou novo por aqui, e já gostaria de lhe dizer PARABÉNS pelo trabalho.

    • Marcelo Adriano

      Laennder Alves,
      Primeiramente gostaria de parabenizar, a sua pessoa, pela iniciativa das aulas ao vivo. Não vou perder nenhuma, se Deus quiser!
      Gostaria, também, de sugerir uma aula sobre a função INDIRETO e sua inumeração aplicabilidades, eu uso a mesma , mas sem muito entedimento, somente seguinta receitas prontas. e porfim, recebi um email seu, sobre as aulas de gráficos “Criando 10 Gráficos que Impressionam” essas aulas são aovivo? Os gráficos são resolvidos de forma didática que facita o entendimento? Necessita conhecer de VBA para o referido curso?
      No mais muito obrigado pelos seus ensinamentos dessa ferramente facinanante: o excel.
      Ass.
      Marcelo Adriano
      marceloadriano@gmail.com

  • Lenno Souza

    concordo quando vc diz que voce aprende mais a cada vez que voce ensina, e incluo tambem que perguntar nao é bobagem, e perguntando voce tem a oportunidade de aprender

    • Rui Branco

      Gostei de ler. Bem haja, e bastante sucesso na vida. Rui Branco.

    • Olá, Laennder, dicas muito valiosas!
      A dica 6 e a dica 7, são essenciais e até resumem as anteriores. Uma das coisas que percebo, no ensino de logística e excel, é a necessidade de praticar bastante os exercícios.

      Maciel M. Queiroz
      http://www.expertsdalogistica.com.br/

  • Caio_Oliveira

    Obrigado pelas dicas, elas são bem úteis.

  • Edson Aparecido da Silva

    Eu acredito nisto também, o estudo e a pratica levam a perfeição. Obrigado por contribuir com nós o seu conhecimento.