Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#3391
Amigos, bom dia!

Trabalho com Excel há algum tempo, porém ainda não sei fazer nada em VBA, e a necessidade está batendo em minha porta e agora mais do que nunca eu preciso aprender a trabalhar com isso.
Vou explicar o meu problema e caso alguém possa me ajudar eu serei muito grato.

Eu tenho uma planilha, "BASE DE DADOS", com as vendas do mês, composta por varias colunas e milhares de linhas, exemplo:
Filial, Nome do vendedor, data da venda, fabricante, item vendido, cnpj da empresa, etc.. com tudo oque foi vendido por todos os vendedores de todas as filiais

Eu preciso enviar para cada vendedor as informações de vendas pertinente a ele todo inicio de cada mês, e isso está tomando muito do meu tempo, pois tenho que filtrar o nome do vendedor um a um, copiar as informações, colar em uma planilha modelo e salvar na pasta da Filial que ele trabalha com o nome "Vendedor 1".

É possível criar um VBA que execute essa rotina? Alguém poderia me ajudar, pois como eu falei, ainda não sei nada de VBA.
#3479
Alexandre.. tenho visto muitas coisas bem legais que vc tem produzido em VBA, irmão... e gostaria de te pedir, na medida do possível.. se vc além de fazer pudesse deixar um tutorial... ou algo explicando como vc chegou lá eu agradeceria muito.. estou estudando VBA lá por aquele link que vc me passou, lembra?! Estou achando bem legal...e se ainda pudesse acompanhar o seu raciocínio em VBA pelas coisas que produz aqui, seria um aprendizado e tanto! Acho muito legal as coisas que vc faz, e gostaria de aprender.. tenho certeza de que muitos outros aqui no site tbm! :)
#3501
Boa tarde! Desculpe a demora..
Enviei 3 planilhas anexas,

1- "Base de dados Setembro", que contém as vendas do mês.
2- "Amanda Kelly" e "Dayanne Souza", que são os modelos que eu preciso enviar para cada vendedor.

Note que nas planilhas "Amanda" e "Dayanne" as informações estão de maneira acumulativa, pegando de "Janeiro à Agosto" e após o fechamento do mês de Setembro eu deverei incluir as informações do novo mês, porém se isso for tornar o código muito complexo, não haverá problema criar outro arquivo com a informação de um único mês, exemplo: (Amanda Kelly-Set).

As planilhas deverão ser geradas conforme o nome de cada vendedor que está na coluna B da Base de Dados e ser direcionadas para a pasta correspondente à Filial que está na coluna A.
Nos dois exemplos eu peguei vendedores de Guarulhos.

Obrigado pela atenção.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#3519
Bom dia!!

Eu preciso entender como você faz esse processo, pois pelo que eu vi, você pode ter os arquivos (Vendedndor1.xlsx, Vendedndor2.xlsx, etc), pronto.

Em seu arquivo master continuará com sua base de dados.

Em cada arquivo de vendedor vc criará uma única vez uma conexão com o arquivo master usando uma TD.


Obs: Seria melhor para fazer isso usando PowerPivot.
Obs**: Cuidado com o arquivo linkado caso esteja aberto pois a ferramenta não fara a atualização com esse arquivo que esta sendo manipulado.

Att
#3522
Alexandre, bom dia!
Após receber a base de dados na virada de cada mês eu faço os seguintes processos:
1. Abro a planilha Base de Dados;
2. Na coluna A faço o filtro da Filial Guarulhos e na coluna B faço o filtro do Vendedor 1;
3. Abro a planilha do Vendedor 1 (TD) que está dentro da pasta Filial GRU.
4. Nessa TD dou um duplo click na célula “Total Geral” para exibir os detalhes;
5. Volto para a planilha “Base de Dados”, seleciono tudo já com os filtros e copio;
6. Volto para a TD do Vendedor 1 e colo nos detalhes dessa planilha;
7. Atualizo a TD e salvo.
8. Repito o mesmo processo vendedor por vendedor e filial por filial.
A maior dificuldade é que são muitas filiais e em cada uma delas tem muitos vendedores e só de enviar os anexos individualmente para os vendedores já me toma o dia inteiro. A base que enviei, dei bela enxugada para não ficar muito pesada.
Obs. Eu coloquei como exemplos dos vendedores as informações desde Janeiro, porém se for possível criar uma nova planilha apenas com o mês vigente não teria nenhum problema.
Sobre o PowerPivot eu já ouvi falar, porém nunca trabalhei nem o vi, terei que buscar muita ajuda sobre essa ferramenta também.
#3523
Bom dia!!

Usando o recurso abaixo.https://support.office.com/pt-br/articl ... t-BR&ad=BR
Será feito uma única vez isso que você faz, a diferença é que vc só vai ter que abrir os arquivos (vendedores) para atualizar os dados novos da guia Master e salvar a atualização.
Se não servir assim, podemos tentar implementar algo via VBA.

Att
#3620
Se eu entendi bem, você está sugerindo que eu faça a conexão das TD dos vendedores com uma única base Master e depois apenas atualizar as TD dos vendedores, correto?
Se for isso mesmo os vendedores poderão visualizar através dos filtros as vendas de qualquer pessoa, ou existe alguma maneira de impedir isso?
Sobre o VBA o que pensei foi em alguma coisa tipo:
Criar uma tabela “Vendedor Filial” que seria uma Matriz mais ou menos assim:
Celulas do excel:
A1=Filial Guarulhos B1=Filial Araraquara C1=Filial Camaçari
A2=Maria B2=Juliana C2=Fabiana
A3=José B3=Marcelo C3=Paulo
A4=Marcos B4=Felipe
A5=Aline

O VBA faria o seguinte, na primeira linha e primeira coluna ele copia o nome “Filial Guarulhos”, então ele vai até a Base de Dados e faz o filtro de Guarulhos na coluna que corresponder as filiais, depois ele verifica a linha de baixo e copia o nome “Maria”, volta na planilha Base de dados e filtra o nome “Maria” na coluna que corresponder ao nome do vendedor, agora seleciona todo esse filtro e cola na base da “TD Maria.xls” que está dentro da pasta “Filial Guarulhos”, atualiza a “TD Maria.xls”, salva e fecha a planilha. Repetir esse comando até chegar na célula A6 e ver que ela está fazia. Depois partir para a próxima coluna até que ache uma coluna vazia.
Agora entre pensar e fazer é algo bem diferente, e além de eu não saber fazer eu não sei se isso é possível.
#3709
Alexandre, boa tarde!

O código é simplesmente fantástico, estou de boca aberta com o resultado e posso afirmar que já é de muita ajuda, porém quero saber se é possível que as abas sejam salvas em outras planilhas já existentes, para que posteriormente eu precise apenas atualizar a tabela dinâmica?
Como no exemplo que estou enviando anexo.

Obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#3714
Boa tarde!!

Robinson, se ajudou, por favor click na mãozinha!!

Eu não entendi, sua questão, visto que você não pode ter os dados da guia master delatados nas guias separadas.



Att
#3730
Alexandre, boa tarde!
Hoje eu trabalho com sete filiais e juntando são aproximadamente 130 vendedores, eu preciso enviar mensalmente as informações para cada vendedor de maneira individual.
Neste VBA ele coloca as informações dos vendedores em várias folhas dentro da mesma pasta e o que me ajudaria em 100% é se ao invés dessas folhas ficarem na mesma planilha elas forem salvas em outras planilhas que já estão em um determinado local.
Por exemplo:
Na pasta "Todos Vendedores" já existem as planilhas que vai do “Vendedor 1 ao Vendedor N”, gostaria de saber se existe alguma maneira do VBA abrir essas planilhas e mover as abas que estão sendo criadas através da Base de dados, para dentro das planilhas dos vendedores1 ao N conforme o seu nome.
Espero que eu tenha conseguido me expressar melhor dessa vez, e me perdoe está sendo insistente, mas eu preciso muito de algo que faça isso.
#3769
Boa tarde!!

Você deseja que o arquivo TodasAsVendas.xlsm mande os dados para os arquivos Vendedor1.xls, Vendedor2.xls,Vendedor3.xls?
------
ou arquivo TodasAsVendas.xlsm mande os dados para os arquivos TodosOsVendedores.xls -> nas guias Vendedor1,Vendedor2,Vendedor3?

Att
#3778
Boa tarde!

Desejo que o arquivo "TodasAsVendas.xlsm" mande para os arquivos Vendedor1.xls na guia Plan2, Vendedor2.xls na guia Plan2 etc.
Os arquivos Vendedor1.xls, Vendedor2.xls etc.. são arquivos que já existem e estarão apenas esperando para receber os valores via VBA..
#3863
Boa tarde!!!

Vamos considerar a seguinte situação:

Você tem centenas de arquivos que por algum motivo já está pronto e você precisa usa-lo (pois o código que eu postei, cria os arquivos), considerando que você não pode usar da forma como foi postado por qualquer motivo....

Então vc tem a lista de nome desses arquivos? há um padrão nestes nomes de arquivo (Tipo: Arq1, Arq2, Arq3 etc) ?

Att
#3896
Bom dia!
Sim, enviei um anexo de exemplo.
Eu já tenho as planilhas e todas elas têm o mesmo modelo do anexo, uma para cada vendedor, o nome da planilha é o nome do próprio vendedor, na 1ª guia dessa planilha eu também coloquei o nome do vendedor, e na 2ª guia é onde deve ser feito o preenchimento via VBA.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#4255
Bom dia!!

Os recurso do Excel , não suportam essa gama de arquivos sendo abertos, seria necessário o uso de uma API.
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=366892
Eu creio não poder te ajudar exatamente da forma como precisa que seja extremamente automático.

Att
#4331
Bom dia!

Obrigado pela ajuda, e pelo tempo dedicado a isso. O arquivo que você me enviou já vai ajudar bastante, antes de finalizar eu gostaria de informar que esse arquivo está travando quando tento executar com o mês completo, e ao finalizar ele não trás a informação completa, todas as abas são criadas normalmente, porém alguns vendedores ficam com as vendas incompletas e outros aparecem apenas com o titulo, como se não houvesse nenhuma venda.
Seria isso um problema de falta de algum recurso na minha máquina, como falta de memória por exemplo, ou pode ser alguma coisa relacionada ao código mesmo?
Obrigado.
#4334
Bom dia!!

Eu gostaria de poder ter todos os processos e dados de seu problema, na tentativa de resolver, mas creio que isso não será possível.

Você tem o Access no seu pacote (porque onde eu trabalho é o pacote Standard e não tem o Access), eu sugiro ter seua vendas em um banco de dados ou no Access, depois tentar gerar um relatório dessas vendas (130 vendedores), para enviar aos mesmos.

na verdade eu não sei qual é a melhor forma para te ajudar.. :(

Att
#4378
Bom dia!

Terei que buscar outra alternativa mesmo, dos 130 uns 40 são entre externos e representantes comercial, nesse caso eu não precisarei enviar para todos, Uffa rs, mas ainda me restarão 90 pelo menos.
A principio eu vou dividir a base Master em filiais, usar o seu código VBA para cada planilha das filiais, depois de feito isso eu crio um link nas tabelas dinâmicas, feito isso eu terei apenas que atualizar as Masters, usar o código VBA e depois atualizar a tabela dinâmica.
Já ajudou muito o que você fez, agora é busca outras maneira de aperfeiçoar ;) (y)
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord