Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por Ansera
#187
Cumprimentos ao fórum,

Gostaria de de aplicar que mediante um filtro, existisse uma função tipo "subtotal" que mediante um critério fizesse a contagem de uma determinada coluna tendo em conta um critério. Seja em VBA ou de uma outra qualquer forma.

Desde já agradeço qualquer sugestão. Obrigado.
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#188
Criei uma pequena tabela para exemplo. Nesta tabela criei uma coluna chamada dummy (apenas para verificar se a linha está oculta (mostra 0) ou não (mostra 1).

Utilizando a função CONT.SES (pois vou precisar de mais de uma condição)

Acho que analisando a planilha dá para entender.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Ansera
#200
Bom dia "Laennder"

Antes de mais obrigado pela pronta resposta.

A questão não é assim tão simples. Vou anexar um Excel com um exemplo muito simples do que preciso, para melhor me fazer entender.

Desde já agradeço a atenção.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#201
Bom dia!

Não vi diferença no exemplo que você encaminhou, para o que eu respondi antes. Criei a mesma fórmula no seu exemplo, apenas adaptando a condição.

Segue arquivo em anexo.

Ps. Ao anexar um arquivo utilize um formato compactado (Recomenda-se ZIP ou RAR)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Ansera
#202
Boa tarde "Laennder"

Novamente obrigado pela pronta resposta.

É realmente uma solução à questão. O problema é que, esta solução implica dobrar o número de colunas que os mapas têm. Isto significa que, para o meu caso em especifico, ter mais 20/24 colunas.

Seja como for, agradeço a indicação, pois resolve o meu problema.

Não quero abusar do seu tempo, certamente terá coisas bem melhores para fazer, mas caso tenha outra solução à luz do factor "número de colunas", agradecia. De contrário, marco este tópico como resolvido.

Uma vez mais, muito obrigado pela solução apresentada.
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#203
Ansera, não entendo o porquê de dobrar o número de colunas. Você vai precisar criar apenas essa coluna, e utilizá-la em todas as outras condições. Essa coluna serve basicamente para identificar se a linha está oculta ou não.

Para você entender melhor:
Código: Selecionar todos
=SUBTOTAL(3;D16)
Na fórmula acima, eu utilizei a célula D16, mas poderia ser qualquer célula preenchida a linha 16, como A16, B16, C16... Esta fórmula irá retornar 1 quando a coluna estiver sendo exibida, e 0 quando estiver sendo oculta... Neste caso você consegue utilizar a coluna como condição na suas funções SE e CONT.SE, por exemplo.
Por Ansera
#204
Boa tarde "Laennder"

São colunas com dados diferentes, mas seja como for, a sua solução resolveu a questão.

Fico muito agradecido.

Obrigado
Por Ansera
#205
Boa tarde "Laennder"

Num outro fórum foi dada esta sugestão que funciona igualmente bem.

=SOMARPRODUTO(--(D3:D8="Recebido")*SUBTOTAL(103;DESLOC(D3;LIN(D3:D8)-LIN(D3);0)))

Seja como for, fica o conhecimento da duas possibilidades.

Uma vez mais obrigado.

Abraço
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#209
Obrigado por compartilhar :D

A ideia é a mesma da minha sugestão, porém ele "criou a coluna" dentro da própria fórmula. Aproveitando a lógica então, poderia fazer o seguinte também:

=SOMARPRODUTO(--(D3:D8="Recebido")*SUBTOTAL(103;D3:D8))/CONT.VALORES(D3:D8)
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord