Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
#2174
Bom dia, gostaria da ajuda de vocês,

Preciso descobrir quantas vezes uma sequência de letras aparece dentro de uma única célula, por exemplo:
aaa aaa aaa bbb bbb

Preciso saber quantas vezes a sequência “aaa aaa” ocorre dentro dessa célula.

Usei a seguinte fórmula: =SOMA(NÚM.CARACT(A1)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(A1;”aaa aaa”;” “)))/6
O 6 no final é devido à sequência que eu quero identificar possuir 6 carácteres.

O problema é que existem duas sequências de “aaa aaa” (o 1° aaa com o 2° aaa e o 2° aaa com o 3° aaa) e a fórmula só indica a existência de uma.

Pode ainda acontecer de ter cinco “aaa” seguido e a fórmula só apontar a existência de 2 sequências de “aaa aaa”, sendo que na realidade existem 4, e assim por diante..

Como eu posso fazer para solucionar esse problema indo por esse caminho? Existe alguma outra fórmula ou função que seja mais adequada para o meu objetivo?

Agradeço desde já!
#2181
Tente usar a fórmula abaixo:
Código: Selecionar todos
=(NÚM.CARACT(A1)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(A1;B1;"")))/NÚM.CARACT(B1)
Onde:

A1 é o texto. Ex.: aaa aaa bbb ccc
B1 é o que deseja contar. Ex.: aaa
#2187
Obrigado pelas respostas, porém ainda não obtive sucesso.

Para contextualizar: o que eu desejo encontrar não é a sequência "aaa" e sim a sequência de sequência "aaa aaa".
Por exemplo, a sequência "aaa aaa aaa" apresenta 3 "aaa" e 2 "aaa aaa" (o primeiro com o segundo e o segundo com o terceiro), sendo esta última o foco da minha contagem.

Eu simplifiquei demasiadamente no exemplo citado, pois na célula real tenho mais de 1.000 sequências seguidas, sendo elas alternações entre os caracteres "a" e "b", sendo assim: aaa aaa, aaa aab, aaa abb, bbb bbb, bbb bab e assim por diante, totalizando 64 combinações possíveis e meu objetivo é identificar quantas vezes cada uma delas aparece na célula em questão.

Sei que será necessário 1 fórmula para cada uma das possibilidades, mas conseguindo uma o restante é só alterar a combinação que será localizada em cada uma individualmente.

Segue uma planilha com o exemplo bem cru, mas que talvez ajude a responder minha questão.

Mais um vez, agradeço a tenção.
#2189
Joao, a planilha não veio.

ps. segundo as regras do fórum é permitido apenas arquivos compactados nos anexos.
#2192
Desculpe, acho que agora está de fato anexado.

A planilha que envio é bem simples, acredito que não faça diferença para o compreendimento do problema.

Acredito que seja um erro na lógica da fórmula, mas não sei como contornar isso.

E, se não for possível atingir meu objeto por meio dessa estratégia, qual seria uma alternativa possível?

Obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord