Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#73833
Boa noite

Pedindo ajuda para preencher de forma automatizada uma tabela de Classificação atendendo aos resultados dos jogos entre várias equipas de um torneio de Voleibol

Como dados tenho o nome das equipas e os resultados entre elas (Set 1 a Set 5 - quando necessários, porque o jogo é à melhor de 5 Sets)
Como resultado final tenho a Tabela RESULTADOS FINAIS - Colunas U a AG

O que pretendo:
Depois de introduzir os resultados dos Set´s gostaria que o calculo fosse todo automatizado, inclusive as colunas G e H.
Se houver necessidade de se fazerem cálculos parciais gostaria que fossem efetuados numa outra Aba.
Apresento ainda, na planilha anexa, os critérios para a ordenação das equipas.

Não consegui descobrir nenhuma planilha que resolvesse esse meu pedido, por isso fico muito agradecido se me derem uma ajuda.

Obrigado
Jorge Cabral
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#73838
Obrigado Estevaoba

Vou ver a sua solução, só um ponto, no voleibol não há empate, como normalmente se joga à melhor de cinco set's ou de três set's, nunca há empate.

Estive a ver a sua solução e os resultados não estão completamente corretos, assim:
- Por erro meu não expliquei corretamente que se trata de uma competição, neste caso com 7 Jornadas pelo que na primeira jornada não pode aparecer as equipas já com 6 jogos e consequentemente aparecem equipas com 1 Vitoria e com 5 derrotas o que não é correto e aparecem equipas com 6 derrotas o que também não é correto. Se deixar apenas os dados das linhas 4 a 6 e apagar todas as outras verá o que estou a dizer..
- Julgo que consequência disso na classificação só aparecem dois Teams o Team 4 e o Team 1, julgo que será consequência do acima referido.

Não sei se será possível resolver esse dois items, para depois ver a questão da ordenação em função dos critérios.

Mais uma vez muito obrigado
#73840
Caro Estevaoba

Ok, já percebi.

Julgo que o critério mais difícil de implementar é mesmo o ultimo.
Nos outros julgo que atribuindo pesos às Vitorias, aos Pts+, ao S.Av, ao P.Av é possível ordenar o pior é quando depois destes critérios ainda subsistir o empate e atribuir um peso às equipas que estão empatadas.

Vamos pensando qual a melhor maneira de fazer isso.

Mais uma vez obrigado
#73841
Caro Estevaoba

Tentei com base num exemplo que vi em tempos na NET colocar um peso em cada critério e depois ir acrescentando critérios caso subsistam igualdades.
Não sei se essa é a melhor maneira, mas deixo aqui para comentário e melhoria.
Não sei como fazer para o ultimo critério.

Obrigado
Jorge Cabral
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#73870
Os critérios para ordenar os os clubes são 5, assim:
1º Número de vitórias
2º O que tiver maior numero pontos obtidos nos jogos ganhos e perdidos - Pts+
3º O que tiver melhor quociente entre os sets ganhos e perdidos - S.Av
4º O que tiver melhor quociente entre pontos ganhos e perdidos - P.Av
5º Subsistindo o empate, a classificação é ordenada em função do que tiver maior pontuação classificativa no(s) jogo(s) disputado(s) entre si.

Na aba Calculo já arranjei um forma de ir ordenando até ao critério 4, ou seja fui atribuindo pesos a cada critério e verificando se ainda assim subsistia o empate e em caso afirmativo passava ao critério seguinte.
Parei no 4º Critério, pois não tenho ideia de como fazer o 5º Critério e por isso estou pedindo ajuda para ele.

Obrigado
#73879
Fiz uma revisão das suas fórmulas na aba Cálculo destacado em verde, no caso da fórmula na coluna B se o time perder de zero o primeiro set ele não terá contabilizado o jogo pela fórmula anterior.

Então confere se está tudo dentro dos conformes e vamos vendo como avançar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#73890
Tem relação SIM!
Mas já corrigi na planilha anexa. A funcionalidade está relacionada ao Power Query, não é nova, mas não tinha tido oportunidade de usar antes por conta da minha versão do Excel, por isso deixei passar o erro.

Veja no vídeo como fazer:
https://www.youtube.com/watch?v=5Qmp1hFjw0k
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#73896
DJunqueira

Espetacular essa possibilidade embora aqui não consiga ter esses dados.

Os dados que consigo ir buscar na WEB, são apenas os resultados entre as duas equipas e depois é preciso fazer todos os cálculos e as ordenações.

Ir buscar à WEB os dados aprendi neste tutorial - https://www.youtube.com/watch?v=J3_LCe67KPs - e já consigo fazer isso o pior é o resto.

Obrigado pela ajuda
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord