Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para postar e solucionar desafios de Excel, matemáticos, lógicos, etc...
  • Avatar do usuário
#67581
Boa tarde a todos

Tenho uma base de dados, que me mostra dados de alguns acordos feitos com alguns clientes.
Esses acordos, podem ter uma entrada diferenciada ou até mesmo alguns reforços durante o prazo.

Criei algumas colunas:
total do acordo
Quantidade de parcelas
Parcela atual
Valor da parcela

Uso essa base de dados para fechar uns relatórios mensais

Para calcular a parcela do parcelado "simples", é fácil, eu uso "=coluna total acordo/coluna qtd parcelas" e tenho o valor
Mas quando o cliente faz algum reforço como uma entrada maior, não consigo calcular o saldo de forma que fique conforme o exemplo:

Valor do acordo
10000
Qtd de parcelas
10
Entrada
2500
Saldo para parcelar em 9 parcelas
7500
Valor da parcela
833,33

as vezes tenho duas parcelas maiores no início e o saldo é parcelado pela quantidade das parcelas restantes.

Alguém saberia como posso resolver esse problema?
#67586
Sugestão: disponibilize diretamente aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel com alguns exemplos representativos das situações possíveis e coloque o resultado esperado para cada exemplo.
#67616
Senhores, muito obrigado pela ajuda

Vou colocar aqui um exemplo do que eu preciso para verificarem!

Hoje estou imputando manualmente o valor das parcelas no banco de dados. o que gostaria seria automatizar essa coluna, pois além dessas do exemplo tem mais 23 que são preenchidas, muitas delas já automatizadas.

Se puderem contribuir serei muito grato.

Rafael Linhares
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#67617
Só para complementar, tenho uma coluna que me informa se é : A vista ou Parcelado, penso que o caminho seria o seguinte:

se "tipo do parcelamento" = "avista" então, Total Acordo/Qtd parcelas
Se "tipo do parcelamento = "parcelado" então verificar se tem "entrada" (criar uma coluna entrada) se tiver entrada = Total de acordo - entrada / ( pela quantidade total de parcelas -1 )

as vezes ocorrem parcelamentos que tem reforços no meio do caminho, ou seja, o valor das parcelas não fica sendo fixo, pois após o reforço, amortiza-se do saldo devedor e divide-se novamente pelo restante de parcelas.

acredito que a estrutura de colunas está incompleta, poderia trabalhar com um modelo de extrato, mas não sei como fazer esse extrato no meio da base de dados por contrato.

Não sei se me fiz entender....

Rafalinhares escreveu: 21 Out 2021 às 10:42 Senhores, muito obrigado pela ajuda

Vou colocar aqui um exemplo do que eu preciso para verificarem!

Hoje estou imputando manualmente o valor das parcelas no banco de dados. o que gostaria seria automatizar essa coluna, pois além dessas do exemplo tem mais 23 que são preenchidas, muitas delas já automatizadas.

Se puderem contribuir serei muito grato.

Rafael Linhares

=SE(MÊS(A1)<7;"1º sem&a[…]

Bom Dia Senhores. Tenho uma macro que preciso dei[…]

Free relationships without drama and obligations. […]

Girar Imagem e Zoom

Boa noite Teria alguma forma de dar um "[…]

Valeu. Muito Obrigado!!!!!!!!

Pessoal, Ao clicar no botão Copiar (Guia C[…]

Procv com serro em vba

Resolvido

Bom dia, pessoal! com a data de nascimento e data […]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord