Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
Por gabrielgbrandao
#59216
Olá, bom dia gente!

Estou tentando montar uma medida que demonstre a variação diária de uma coluna.
Pra isso preciso fazer o valor do dia atual dividido pelo dia anterior, A dificuldade principal é que a minha coluna de datas usada para os filtros tem apenas valores de dias úteis, então não consigo usar a função DAX PREVIOUSDAY.

Alguma forma de construir essa medida?
Por Vilmar
Posts
#59333
Veja se ajuda
Esta é para encontrar o valor anterior.
Código: Selecionar todos
Anterior = 
CALCULATE (
    LASTNONBLANKVALUE ( dCalendario[Date]; SUM ( fVendas[Venda] ) );
    FILTER ( ALL ( dCalendario[Date] ); dCalendario[Date] < MAX ( fVendas[Data] ) ) )
Imagem
#59917
Opa, acabei ficando uns dias sem trabalhar nesse projeto.

Apliquei a formula e ela esta trazendo o valor do mesmo dia ao invés do fia anterior, mas não trás a do Último dia, sabe o que poderia estar causando isso?
Código: Selecionar todos
  Anterior = 
     CALCULATE(
    LASTNONBLANKVALUE (  D_calendario[Date].[Date],SUM ( fVendas[valor_da_cota] ) ),
    FILTER(ALL(D_calendario[Date].[Date]), D_calendario[Date].[Date] < MAX(fVendas[data_posicao]) ) 
)
Vale ressaltar que minha D_calendario esta sendo feita com a seguinte formula
Código: Selecionar todos
   
 D_calendario = CALENDAR(EOMONTH(MIN( fVendas[Data] ),-1), MAX( fVendas[Data]))
Imagem
#59945
Opa, ola @Vilmar , tirei essa parte da frente que estava errada mas o comportamento é o mesmo.
Ao Invés de trazer o valor do dia anterior ele esta fazendo o valor do mesmo dia, com exceção do ultimo dia.
Por JuniorRinco
#64797
o seu código me ajudou com uma demanda, porém nessa mesma demanda eu tenho que fazer comparações de dia anterior, mês anterior e ano anterior, só que só de dias uteis, eu já filtrei os final de semana e feriados, mas não consigo usar para mês. Ex dia 03/05/21 é uma segunda, mas 03/04/21 é um sábado...
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord