Inserção de dados automáticos nas colunas seguintes
Enviado: 01 Fev 2016 às 16:54
Tenho uma planilha que utilizo para controlar minhas faturas de Cartão de Créditos e gostaria muito de poder facilitar um pouco mais a usabilidade dela. Disponibilizo ela caso alguém tenha interesse
Atualmente, tenho varias colunas, onde cada uma delas corresponde a um mês, sendo assim, quando efetuo uma compra, por exemplo, R$300,00 em 10X, eu preencho na mão 10X as parcelas nas colunas correspondentes aos meses em que irei pagar, aqui que entra o que quero automatizar, gostaria de que ao inserir o valor da compra, neste caso, R$300,00 e ao inserir a quantidade de parcelas, 10X, automaticamente aparecesse nas próximas 10 colunas o valor da parcela.
Este é um dos problemas, já fico feliz se alguém conseguir automatizar este sistema, o outro problema seria o seguinte:
Digamos que eu utilize a coluna A e a coluna B para inserir o valor da compra e a quantidade de parcelas, a partir da coluna C estará os meses, mas como eu gosto de manter histórico, sempre que efetuo o pagamento daquele mês, seleciono a coluna correspondente e mando ocultar, sendo assim, a fórmula teria que ser inteligente o suficiente para analisar e começar a contar a partir daquela célula que ainda não está oculta. tentarei exemplificar melhor.
Celula A e B irei inserir o valor total e a quantidade de parcelas... da célula C até a célula J, todas estarão ocultas pois estes meses já passaram, gostaria de que a partir da célula K, as próximas 10 células automaticamente calculasse o valor da parcela.
OBS1.: Em um outro ponto desta planilha, já utilizo uma forma das fórmulas identificarem se a coluna está ou não oculta de acordo com o tamanho da célula, portanto acredito que não seja difícil inserir esta mesma comparação na fórmula que pretendo usar.
OBS2.: Ao ocultar uma coluna em que já esteja com o valor da parcela já calculado, o excel não poderá entender que aquele valor desapareceu por completo e inserir mais uma coluna com o valor da parcela, ou seja, se as parcelas terminaram na coluna T, ao ocultar a coluna R por ex, a coluna U deverá permanecer sem nenhum número pois todas as parcelas terminam na coluna T.
Ficarei muito grato se alguém conseguir me ajudar nessa fórmula, não entendo de VBA, portando ainda estou na busca de fórmulas que me atende.
Se me ajudarem apenas com a primeira parte já consigo ter um norte para resolver a segunda parte
Obrigado desde já
Atualmente, tenho varias colunas, onde cada uma delas corresponde a um mês, sendo assim, quando efetuo uma compra, por exemplo, R$300,00 em 10X, eu preencho na mão 10X as parcelas nas colunas correspondentes aos meses em que irei pagar, aqui que entra o que quero automatizar, gostaria de que ao inserir o valor da compra, neste caso, R$300,00 e ao inserir a quantidade de parcelas, 10X, automaticamente aparecesse nas próximas 10 colunas o valor da parcela.
Este é um dos problemas, já fico feliz se alguém conseguir automatizar este sistema, o outro problema seria o seguinte:
Digamos que eu utilize a coluna A e a coluna B para inserir o valor da compra e a quantidade de parcelas, a partir da coluna C estará os meses, mas como eu gosto de manter histórico, sempre que efetuo o pagamento daquele mês, seleciono a coluna correspondente e mando ocultar, sendo assim, a fórmula teria que ser inteligente o suficiente para analisar e começar a contar a partir daquela célula que ainda não está oculta. tentarei exemplificar melhor.
Celula A e B irei inserir o valor total e a quantidade de parcelas... da célula C até a célula J, todas estarão ocultas pois estes meses já passaram, gostaria de que a partir da célula K, as próximas 10 células automaticamente calculasse o valor da parcela.
OBS1.: Em um outro ponto desta planilha, já utilizo uma forma das fórmulas identificarem se a coluna está ou não oculta de acordo com o tamanho da célula, portanto acredito que não seja difícil inserir esta mesma comparação na fórmula que pretendo usar.
OBS2.: Ao ocultar uma coluna em que já esteja com o valor da parcela já calculado, o excel não poderá entender que aquele valor desapareceu por completo e inserir mais uma coluna com o valor da parcela, ou seja, se as parcelas terminaram na coluna T, ao ocultar a coluna R por ex, a coluna U deverá permanecer sem nenhum número pois todas as parcelas terminam na coluna T.
Ficarei muito grato se alguém conseguir me ajudar nessa fórmula, não entendo de VBA, portando ainda estou na busca de fórmulas que me atende.
Se me ajudarem apenas com a primeira parte já consigo ter um norte para resolver a segunda parte
Obrigado desde já