Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por aan
Posts
#72068
Vivam!
Gostaria de saber se a Função TODAY() pode ser aplicada em colunas ou somente em linhas.
Tenho trabalhado com a função, em linhas, sem problemas; em colunas não consigo aplicá-la.
Antecipadamente agradecido.

aan
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72072
Voce pode mostrar como esta feito a formula para que possamos conferir

Decio
Por aan
Posts
#72075
Agradecendo a tentativa, tentarei explicar:

Na célula BL175 e seguintes, na mesma linha, tenho o valor numérico da data correspondente a cada mês.
Na Col F da folha Dados! estão os bairros numerados de 1 a 5. A fórmula seguinte aplica-se ao B1 (Bairro1)
Na Col V da folha Dados! estão todos os valores já pagos e os que estão em dívida até ao final do processo.
Tentei:
=IFS($BL$175<TODAY();AND(Dados!$V$2:$V$126;"=0";Dados!$F$2:$F$126;"=B1");"x")

Também tentei:
=SUMIF(BL$175;"<"&TODAY();Dados!$V$2:$V$126;Dados!$F$2:$F$126;"B1"))

Não sei se será a sintaxe que está errada ou se haverá outros erros.

Obrigado.
aan
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72079
aan, Bom Dia.

A formula está errada nesta função AND(Dados!$V$2:$V$126;"=0";Dados!$F$2:$F$126;"=B1"

Talvez voce queria colocar a função COUNTIFS pois a função AND não tem como comparar

Tambem a função IFS está errada voce colocou na opção]ao 2 "x"

Seria melhor voce postar sua planilha com dados fictícios e detalha o que deseja como reposta das formula, assim posso ajudar

Decio
Por aan
Posts
#72080
Caro Décio Gassi,
Agradeço a sua disponibilidade.

Conforme solicitado, junto protótipo criado para tentar ilustrar a minha pretensão.
Ou seja:
Pretendo calcular no final de cada mês as eventuais dívidas de espaços alugados em três bairros: Armazéns, Andares e Lojas, nos Bairro 1, Bairro 2 e Bairro 3.
Para tal coloquei o valor numérico do último dia de cada mês para cálculo da função TODAY() na fórmula. Para 31JUL22 o valor está em C$3 conforme consta nas fórmulas (a vermelho) que usei para tentar calcular a situação das dívidas em 31JUL22.

Assim:
Em 31JUL no Bairro 1 há uma dívida de 200, no Bairro 2 de 3 400 e no Bairro 3 de 500. Os restantes espaços estão pagos como se indica com "Pg" na coluna N.

Antecipadamente grato.
aan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72082
aan, Bom Dia.

Se entendi o que voce quer confere

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Para a versão Excel antes de 2019, feche com CTRL + SHIFT + ENTER, são formula matricial

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por aan
Posts
#72083
Caro Décio Gassi,

Quase perfeito!
Somente uma questão:
Os valores calculados deveriam ser para JUL porque o mês já terminou e estão em dívida. Agosto ainda não terminou pelo que aqueles valores ainda não estarão em dívida.
Assim sendo terei de 'puxar' todos os títulos dos meses uma coluna para a direita ou haverá a possibilidade de atualizar a fórmula para que o cálculo dos atrasos fiquem na coluna do mês de JUL?
Caso não seja possível, deslocarei os títulos dos meses uma coluna para a direita...

aan
Por aan
Posts
#72084
Ooops!

Algo não correu bem.

1 - Se reparar, apagando todos os "Pg" na Col N, de pagamentos efetuados, continua a ficar registado na Col D os valores como se tivessem sido pagos.
2 - Acresce que se ficar por pagar uma qualquer fração na Col N, na linha 8 da matriz de dívidas, nos somatórios das dívidas, fica tudo a zeros quando, na realidade falta pagar uma qualquer fração da Col N.

aan
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72088
aan

Segue

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por aan
Posts
#72090
Caro Décio Gassi,
Bom dia.

Permita-me uma dúvida:
Por que motivo, se apagarmos todos os 'Pg' na Col N, a dívida apresentada na Col C é de 3 900 quando, na realidade, a dívida total na Col M é 5 250?
Só a dívida do Bairro 3 está correta: 800 = 500 (M5) + 300 (M8).
No Bairro 1 não soma a última parcela de 350 (M11) e no Bairro 2 idem: também não soma 1 000 na última parcela (M10).

Saúde!
aan
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72091
aan

Notei que voce não agradeceu a ajuda dada é importante

Nota tambem que esta com espaços no final dessa descrições

Bairro 2 Armazém 1000
Bairro 1 Andar 350

Altera e voce verá que vai mudar o total

Decio
Por aan
Posts
#72092
Caro Décio,

Obrigado pelo lembrete mas no final não me vou esquecer, não.

Mas não terei feito entender:
O que não muda é o somatório da Col C.
Se apagar todos os Pg da Col N o somatório da Col C está errado. Apresenta uma dívida de 3 900 quando a dívida é de 5 250.
Se puser Pg em Bairro 2 Armazém 1000 (N10) e Pg em Bairro 1 Andar 350 (N11), notará que os valores da Col C não se alteram como não se alteram se apagar esses valores, quando na realidade a dívida total é de 5 250.

Obrigado.
aan
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72093
aan

Olha o anexo tirei o espaços no final compara com anexo Protótipo Decio 2 com o anexo Protótipo Decio 3 o nome sem espaço ok

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por aan
Posts
#72094
Caro Décio Gassi,

Finalmente 5*.
Muito o brigado, com pedido de desculpa pela trabalheira.
Mas valeu o esforço!
Sucesso, com
Saúde!
aan
Deciog agradeceu por isso
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#72095
aan

Estou sempre as ordens para ajudar, volta quando precisar

Decio
aan agradeceu por isso
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord