Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
#71826
Bom dia pessoal, tudo certo?

Estou em uma sinuca de bico e não estou conseguindo modelar os conhecimentos que vi no youtube para minha necessidade...

Tenho uma coluna que tem respostas as seguintes respostas: Sim, Não e Não se aplica.

Eu fiz o calculo de % destes dados e quando o resultado é 0% existe a possibilidade de todas as respostas terem sido "Não se aplica" e nestes casos não seria assertivo deixar o resultado como 0%, visto que pode ser interpretado como "não"...

Tentei utilizar a formula switch, mas não tive exito.

Alguém sabe como posso resolver?
#71832
Bom dia, Rafael,

Precisamos de mais informações de como estão seus dados para ajudar melhor.
Mas pelo descrito, se o "não se aplica" é não, porque não cria uma nova coluna no seu modelo, que tenha apenas "Sim" e "Não", uma coluna condicional que se for sim, ela será "Sim", se for não, ela será "Não" e se por exemplo diferente disso (else), seria "Não" também.
Assim você faria seus cálculos em cima dessa coluna nova, que só tem Sim e Não.

Se essa solução não lhe atender, por favor publique um exemplo do problema, com dados fictícios para o pessoal do fórum poder ajudar melhor.

Att.
Gustavo.
#71834
Opa Gustavo, blz? Realmente esta solução que você apresentou eu ja utilizei, mas é que eu preciso do dado "não se aplica"

Vou tentar explicar melhor a necessidade.

Estes dados estão vindo de um formulario de análise de atendimentos, nele tem diversas questões, uma delas é:

Questionou como reproduzir o erro?

Tem 3 respostas possíveis nesta pergunta: Sim, Não e Não se aplica...

São analisados 15 atendimentos dos agentes que prestam suporte ao publico e em alguns casos pela taxa de amostragem de 15 atendimentos serem baixas, os 15 atendimentos acabam sendo respondidos como "Não se aplica" e quando isto ocorre a % é de 0%.. o que acaba confundindo as pessoas que forem visualizar o dash, não conseguindo interpretar se este 0% é por que o agente não questionou como reproduzir o erro ou não se aplicava questionar como reproduzir o erro..

Eu tentei usar a Switch para quando ocorrer casos que o 0% for somente não se aplica, ao invés de retornar 0%, retornar "Não se aplica" ou qualquer outro alerta que deixe claro esta situação iria me satisfazer..
#71841
Bom dia,

Entendi o problema, mas precisávamos entender como está seu modelo de dados, e como é esse seu visual de acompanhamento.
Anexa uma amostra da base, que você está tratando, para vermos como estão os dados, e quais os visuais onde eles estão sendo mostrados.
Pode ser dado fictício.

Att.
Gustavo.
#71843
Os dados estão sendo vinculados pelo sharepoint diretamente do formulário de perguntas.
--> https://uploaddeimagens.com.br/imagens/OE88oQM


No print abaixo, tem a forma de visualização, ali mostra o % de pré-chat, seria igual o outro exemplo que mencionei acima.. neste print, nao tem filtro inserido e nesse caso não há problemas, mas quando é filtro por um colaborador que teve uma análise em que todos os atendimentos "não se aplicavam" o resultado fica 0%, podendo ser interpretado como se o agente não fizesse a ação desejada.

Sem filtro -> https://uploaddeimagens.com.br/imagens/4Upl60I
Filtrado pela agente -> https://uploaddeimagens.com.br/imagens/irv-Jco

As formulas que utilizei foram essas:

- Total de atendimentos (Não se aplica) = calculate(DISTINCTCOUNT('Dados via Sharepoint'[ID]);'Dados via Sharepoint'[Leitura do pré-chat]<>"Não se aplica")

- Pré-chat =
CALCULATE(
[- Total de atendimentos];
'Dados via Sharepoint'[Leitura do pré-chat] = "Sim"
)

- % Pré-chat = DIVIDE([- Pré-chat];[- Total de atendimentos])
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord