Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
#71204
Olá!

Preciso filtrar datas distintas no gráfico de barras para visualizar o detalhamento na tabela embaixo, mas não consigo da forma que preciso. Trabalho com 3 tipos de data: linha de base, replanejado e realizado.

Exemplo 1:

Cliquei no mês de janeiro e foram filtradas as 3 barras, mas preciso filtrar as barras separadas porque quero saber o detalhamento das verdes e azuis. O power BI está fazendo o filtro pela linha de base (barra preta), pois é o relacionamento ativo, nas outras barras utilizei a fórmula USERELATIONSHIP para forçar a ativação.

Imagem

Imagem
dashboard exemplo 1.pbix

Exemplo 2:

Neste gráfico consigo filtrar as barras separadas porque transformei as 3 colunas de data em linha, porém a tabela não fica no formato que quero (exemplo 1), pois o power BI não permite deixar no mesmo formato porque os 3 tipos de data estão na mesma coluna.

Imagem

Imagem
dashboard exemplo 2.pbix
Dúvida:

Como consigo filtrar as barras separadas de forma que a tabela fique no mesmo formato do exemplo 1?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#71253
Bom dia, Bruno,

Desculpa se não consegui entender bem o que precisa, mas meu entendimento é que você quer filtrar os visuais entre si, ou seja, clicar na planilha e ele filtrar o gráfico e vice-versa.
Minha sugestão é que você inclua no seu relatório um segmentador, e filtre a partir dele, assim já filtra todos os visuais, e mesmo assim se quiser um filtro embutido poderá clicar nos visuais.
O filtro do seu campo Atributo iria resolver esse seu problema, pelo que entendi, porém nos arquivos que você postou notei que são bases distintas, ou seja, cada relatório tem a base de um jeito, e não sei qual seria a base correta, sendo o primeiro, a inclusão do filtro pela coluna "Atributo" acho que te atenderia, já no segundo não sei dizer.
De fato o Pbi não permitirá que você mantenha ativas mais de uma ligação entre as tabelas, pode até fazer várias, mas apenas uma ficará ativa, e as demais usando o comando que você citou, creio que servirá para as medidas, e não para os visuais, então talvez não lhe atenda.
Uma dica para esses casos de mesma análise de diversas datas, é criar indicadores, ou um segmentador que exiba o filtro de acordo com o tipo de data a ser analisada, pois se o usuário escolher várias, os dados serão exibidos de forma errada mesmo.

Att.
Gustavo.
#71257
Bom dia!

Preciso filtrar os valores de linha de base, replanejado ou realizado pela barra do gráfico de forma separada de forma que mostrem as datas na tabela embaixo.
No exemplo 1, quando clico em alguma barra, o power BI seleciona as 3 barras. No exemplo 2, consigo filtrar por barra separada, pois as 3 colunas de data foram transformadas em apenas uma através do comando coluna em linha, porém quando clico em alguma barra específica do gráfico, a tabela embaixo oculta as demais datas. Gostaria de fazer esse filtro clicando em apenas uma barra do gráfico e mostrar os dados na tabela embaixo, mas sem ocultar as outras datas, como é feito no exemplo 1.

Desde já agradeço o apoio!
#71335
Na imagem abaixo, está clicado na barra preta do mês de fevereiro. Você gostaria que ocultasse os campos Término Replanejado e Término Realizado?

Imagem

Exemplo da formula dos Términos
Código: Selecionar todos
Término Realizados =
CALCULATE (
    MAX ( 'BD TÁTICO - GRÁFICO'[Data] ),
    'BD TÁTICO - GRÁFICO'[Atributo] = "Término Realizado"
)
#71364
Vilmar escreveu: 14 Jun 2022 às 23:58 Na imagem abaixo, está clicado na barra preta do mês de fevereiro. Você gostaria que ocultasse os campos Término Replanejado e Término Realizado?

Imagem

Exemplo da formula dos Términos
Código: Selecionar todos
Término Realizados =
CALCULATE (
    MAX ( 'BD TÁTICO - GRÁFICO'[Data] ),
    'BD TÁTICO - GRÁFICO'[Atributo] = "Término Realizado"
)
Pelo contrário, quero que permaneçam as 3 colunas na tabela independente da barra que for filtrada no gráfico. Como faço isso?
#71367
Vilmar escreveu: 17 Jun 2022 às 11:32 Tente usar a formula do exemplo que passei no segundo arquivo que enviou
Isso resolveu 90% do problema, mas ainda fiquei com dúvida na seguinte situação: independente da barra selecionada no gráfico, a tabela filtra todas as datas das 3 barras daquele mês. Teria como filtrar somente as datas da barra selecionada e continuar mantendo as 3 colunas na tabela?

Obrigado pela ajuda!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord