Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por ricardosqz
Posts
#70270
Boa noite,

Estou com uma planilha de uma estação de monitoramento de 3 anos, essa estação faz leituras a cada hora então no caso durante todos os dias do ano. Nessa planilha preciso verificar as medições hora a hora e extrair o valor máximo diário de cada medição durante todos os dias dos três anos.

Com isso gostaria de saber se existe alguma formula ou (talvez seja mais fácil por uma tabela dinâmica?), de fazer essa seleção dentro das 24 medições diárias extrair o maior valor de cada dias e gerar um nova tabela com as medições máximas diárias de cada dia do ano?

Caso exista e alguém esteja disposto a me orientar ficaria bem grato, ou compartilhar alguma informação de onde posso encontrar instruções para esse processo seria de grande ajuda.

Agradeço a atenção e disposição de todos.
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#70273
Boa noite.
Com fórmula é possível fazer, tem que ver a estrutura dessa base sua para ter ideia de como extrair o que precisa.
Acredito que VBA seja mais eficiente para fazer a extração.
Consegue postar um exemplo ou uma parte da sua base?
Por ricardosqz
Posts
#70274
Bom no caso a base seria essa, seria para realizar isso ou PM10 ou PTS, qualquer um dos dois.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por ricardosqz
Posts
#70278
Muito obrigado pela ajuda, você poderia me explicar como fez essa seleção automática, ou indicar algum link onde posso olhar algum tutorial?
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#70289
Um pouco de lógica de programação com VBA.

Veja sobre loop de repetição e estrutura de comparação IF
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#70292
Alt+F11 vai abrir o VBA pra você... se não abrir habilita a guia desenvolvedor do seu excel.
Por ricardosqz
Posts
#70326
Boa noite, você poderia me ajudar em como ficaria o código caso tivesse mais algumas variáveis monitoradas como o caso dessa em anexo, onde é feito o monitoramento de outras variáveis como CO, PM2,5 etc?

OBS: no caso seria ou para as primeiras colunas (até H) ou da coluna J até P não precisa ser feito para as duas já que a segunda (colunas J até P) é só validação da média móvel da primeira (coluna B até H).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por babdallas
#70328
Seria a máxima por dia? Se for, fiz com tabela dinâmica.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por ricardosqz
Posts
#70329
Isso a máxima de cada um dos dias, você poderia me explicar como fez pra elaborar essa tabela dinâmica ou algum tutorial onde consigo instruções pra fazer uma?
Por babdallas
#70331
1) Selecionar os dados
2) Guia Inserir, Inserir uma Tabela Dinâmica. Escolha o local onde deseja colocar.
3) Selecionei a coluna de Data e, na guia contextual de configuração da tabela dinâmica, cliquei em agrupar e escolhi para agrupar por anos, meses e dias.
4) Coloquei ano, mês e dia nas linhas
5) Coloquei os valores de CO, PM10, S02, etc em Valores
6) Em cada um deles, e, configurações de campo de valor, ao invés de realizar a soma, pedi para realizar o valor máximo.

Se não souber ainda como fazer, sugiro estudar a tabela dinâmica. No Youtube tem diversos tutoriais de diversos canais que vão te explicar como fazer.

=SE(MÊS(A1)<7;"1º sem&a[…]

Bom Dia Senhores. Tenho uma macro que preciso dei[…]

Free relationships without drama and obligations. […]

Girar Imagem e Zoom

Boa noite Teria alguma forma de dar um "[…]

Valeu. Muito Obrigado!!!!!!!!

Pessoal, Ao clicar no botão Copiar (Guia C[…]

Procv com serro em vba

Resolvido

Bom dia, pessoal! com a data de nascimento e data […]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord