Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa tarde.

Preciso fazer com que o excel preencha automaticamente algumas tabelas com dados de outra, dependendo de condições, como segue.

Na planilha em anexo, eu possuo a TABELA DE PROFESSORES, no intervalo C2:G10, onde eu tenho uma relação de professores e se é ou não professor de determinada área, onde eu assinalo com S ou N. Já ao lado, possuo tabelas específicas de cada área. O que eu preciso é que, ao o excel encontrar um S na tabela dos professores, ele automaticamente preencha as tabelas relacionadas, como nos dois exemplos. Se possível, após o excel distribuir, ele coloque cada tabela em ordem crescente. Este preenchimento deve ser dinâmico, pois eu posso alterar o quadro de professores e/ou a modalidade que ele dá aula.

Espero ter conseguido me explicar.

Antecipadamente grato,

Nilton Adriano Santos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
NiltonASantos, Bom Dia.

Confere se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
NiltonASantos, PauloSouza897 agradeceu por isso
Bom dia, Decio

Testei agora sua fórmula e ela funcionou perfeitamente. Pelo que entendi, no caso de eu precisar de mais professores na tabela de Professores, bastaria eu alterar os intervalos nas outras tabelas. Aproveitando, você poderia me explicar o funcionamento desta fórmula, para meu conhecimento? Principalmente a função do endereço "LIN($A4)", visto que nas células que ela aponta não tem nenhum dado.
Grato pela ajuda,
Abs
Nilton
NiltonASantos

Sintaxe

MENOR(matriz,k)

A sintaxe da função MENOR tem os seguintes argumentos:

◾ Matriz Obrigatório. Uma matriz ou intervalo de dados numéricos cujo menor valor k-ésimo você deseja determinar.
◾ K Obrigatório. A posição (a partir do menor) na matriz ou intervalo de dados a ser fornecido.

Então uso a função LIN($A1) que resulta em 1, na sua pergunta LIN($A4) o resultado é 4, fica então a quarta referencia do menor que neste caso não tem e da erro, mas, a função SEERRO caso tenha erro substitua por branco e assim em diante

Espero ter explicado

Decio
Boa noite, Decio

Após aplicar a fórmula indicada por você (que funcionou perfeitamente), na montagem da minha planilha me deparei com uma outra situação.

Eu possuo a guia "Valores de Aulas", que traz o nome do professor e, ao lado, os valores de aulas, conforme o nível, que eu seleciono na célula D. Estes valores são levados para as guias Comp.xxxx. Na verdade, esta planilha terá várias guias Comp.xxx, com seus respectivos professores e aulas. Nestas, é que está o problema.
Eu preciso que, se existir na guia "Valores das Aulas" o professor indicado em E10 da guia Comp.xxx (ou posso colocar o nome dele em outra célula, se necessário) traga os valores correspondentes à sua linha na guia "Valores de Aulas". Eu tentei aqui, mas, se o nome do professor muda de posição, ele acaba trazendo o valor errado, pois não acompanha a alteração.

Se minha explicação não foi o suficiente clara, peço que me avise para eu tentar exemplificar melhor.

É possível fazer isto?

Antecipadamente grato,

Nilton
Boa tarde.

Sei que estou sendo insistente, mas como preciso finalizar esta planilha, solicito que, caso haja solução para ela, me seja apontada. Ou, do contrário, que me informe da impossibilidade, para eu tentar outro caminho, pois estou parado e travado neste ponto.

Antecipadamente grato,

Nilton
NiltonASantos escreveu: 02 Set 2021 às 21:14 Eu preciso que, se existir na guia "Valores das Aulas" o professor indicado em E10 da guia Comp.xxx ... traga os valores correspondentes ...
Olá, @NiltonASantos .

Segue uma ideia: na planilha Comp.xxx coloque um PROCV() para buscar o nome do professor na planilha Valores das Aulas.
NiltonASantos escreveu: 08 Set 2021 às 17:37 ... mas acaba dando errado quando muda de posição, ...
Não deveria ocorrer erro, pois mudar a posição do nome na tabela equivale a mudar o nome buscado pelo PROCV().
E em ambos os casos deve funcionar corretamente.

Veja um exemplo no arquivo anexado.
Você não respondeu se fez testes no exemplo que anexei, pra mostrar que a mudança no local do nome na tabela não interfere no resultado. ;)

Não examinei detalhes, mas me parece que esse último arquivo é igual ao anterior.

Como dicas (também servem como advertências ...) as suas planilhas têm estrutura que o Excel costuma não aceitar com simpatia: múltiplas tabelinhas espalhadas pela planilha, linhas vazias entre dados, células mescladas, células coloridas.

Como sugestão, eu faria uma tabela única, tipo Banco de Dados, com TODAS as informações relevantes e a partir daí puxaria os dados do Banco para as demais planilhas de interesse. Um Banco SEM CÉLULAS MESCLADAS e sem linhas vazias.

Um outro problema que notei nas suas planilhas:
1. Jaqueline Iara da Silva
2. Ginástica - Jaqueline Iara da Silva
3.Comp. Ginástica - JAQUELINE.
Me parece que esses 3 nomes se referem à mesma pessoa. Se você unificar os nomes isso poderá facilitar em muito a elaboração de fórmulas e de macros.
Olá Osvaldo

Fiz o teste, mas não creio que seja isso que estou tentando montar. Creio que não expliquei corretamente. Então, vou tentar exemplificar aqui, com base na planilha em anexo.

Na guia "Valores das Aulas", no intervalo B4:B9, por exemplo, eu abasteço este intervalo com informações extraídas dos intervalor C3:C9 e D3:D9, da guia "Configurações". Estas células são armazenadas seguindo condições que eu coloquei na fórmula.

Nesta mesma guia, no intervalo D3:D9, eu defino o nível do professor, que irá refletir nos valores das aulas.

Já na guia "Comp.xxx" eu uso estas informações para compor oa valores salariais mensais de cada professor. E, creio, é aqui que está meu problema. No exemplo em anexo, a professora Alexandra ocupa a célula B4. Mas, se ela deixar de dar aula de ginástica, ela irá sair desta listagem e os demais professores irão "subir". E, isso acontecendo, os valores das aulas não mais refletirão seus professores, e sim o da Alexandra. Então, o que eu precisaria, seria que, no caso de eu alterar o nome do professor, o Excel verificar quem está ocupando aquela posição e levar os valores para o intervalo G13:K13 da planilha "Comp.XXX".

Espero ter deixado as coisas um pouco mais claras.

Att.

Nilton
NiltonASantos escreveu: 08 Set 2021 às 20:37 No exemplo em anexo, a professora Alexandra ocupa a célula B4. Mas, se ela deixar de dar aula de ginástica, ela irá sair desta listagem e os demais professores irão "subir".
Seguem algumas ideias.

1. mesmo nesse caso do seu comentário aí acima, cabe utilizar o PROCV(), e se pode ocorrer de o professor não estar na lista então coloque um SEERRO pra retornar vazio ou zero.

2. ainda, porque você precisa puxar a lista de professores por fórmulas? Porque não montar manualmente a lista com os professores envolvidos em cada disciplina? Dessa forma não haverá mudanças na lista, e se o professor trabalhou então irá aparecer um crédito, se não, irá aparecer zero ou vazio, ele não precisa sair da lista.

3. você pode efetuar as somas dos créditos de cada professor por disciplina e puxar esses valores como você fá fez ~~~> ='Valores das Aulas'!E4

Eu não consigo lhe ajudar além dos pontos que eu já sugeri.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord