Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por Neimaia
#54845
Boa noite!

Preciso de auxílio para encontrar os passos e formulas que retornem em uma matriz, a partir de um saldo bancário inicial, os saldos atualizados diariamente com base nas entradas e saídas. Sendo que deve contemplar saldo inicial de duas
empresas diferentes. Abaixo um exemplo.

Empresa Saldo Inicial
A R$ 1.000.000,00
B R$ 750.000,00

Empresa Data entradas saídas saldo banco
A 01/05/2020 R$ 110.890,00 R$ 251.812,00 R$
B 02/05/2020 R$ 467.496,00 R$ 257.578,00 R$


Obrigado
Claudinei
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#54870
Olá Claudinei, tem como você anexar um arquivo exemplo?
Por Vilmar
Posts
#54898
O bom seria se sua base de dados fosse conforme abaixo.

Imagem


As medidas:

Entrada = SUM(Tabela[Entradas])

Saida = SUM(Tabela[Saídas])

Saldo = [Entrada]-[Saida]
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#54899
Neimaia, Boa Tarde

Confere se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por babdallas
#54900
Veja se ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Neimaia
#54910
Vilmar escreveu:O bom seria se sua base de dados fosse conforme abaixo.

Imagem


As medidas:

Entrada = SUM(Tabela[Entradas])

Saida = SUM(Tabela[Saídas])

Saldo = [Entrada]-[Saida]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obrigado, Vilmar

Então...o saldo relativo a diferença entre as entradas e saídas, tranquilo. Sei as medidas. Mas no meu caso preciso de uma fórmula que considere saldo inicial no banco + entradas - saída e como resultado me dê um novo saldo bancário. Esse saldo vai se alterando com o passar dos dias....modificando conforme as entradas e saídas. deixei um anexo no comentário do Laeender...se quiser verificar. Valeu! Abs
Por Neimaia
#54912
Deciog escreveu:Neimaia, Boa Tarde

Confere se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá, Decio....obrigado pela resposta e ajuda. Vou deixar como exemplo para o trabalho em excel. Mas na verdade minha dúvida são os passos e fórmulas no Power BI para resolver esse problema. De qualquer forma, valeu! E claro, se souber como solucionar, agradeço! : ) Abs
Por Neimaia
#54913
babdallas escreveu:Veja se ajuda.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá amigo, obrigado pela ajuda.
Na verdade minha necessidade é resolver essa questão conhecendo os passos e formulas no Power BI. Hj eu tenho o trabalho em excel...tá tranquilo....quero migrar para o Power BI...mas não consegui resolver o saldo de banco diário sendo alterado
de acordo com as entradas e saídas. Valeu! Abs
Por babdallas
#54918
Fiz no Excel duas Tabelas:

1) Data, Empresa e Saldo Inicial
2) Data, Empresa, Valor de entrada e Valor de Saída

COm estas tabelas, fiz duas medidas no PowerPivot, mas que podem ser feitas no PowerBI. A de Saldo Inicial e a de SaldoDiario:
Código: Selecionar todos
SaldoIni:=VAR Data1 = MAX(tbEntradaSaida[Data])
VAR Empresa=IF(HASONEVALUE(tbSaldoIni[Empresa]);VALUES(tbSaldoIni[Empresa]))
RETURN
CALCULATE(MAX(tbSaldoIni[Saldo Banco]);FILTER(tbSaldoIni;tbSaldoIni[Data Saldo]<=Data1&&tbSaldoIni[Empresa]=Empresa))
Código: Selecionar todos
SaldoDiario:=[SaldoIni]+SUM(tbEntradaSaida[Entradas])-SUM(tbEntradaSaida[Saídas])
Por Neimaia
#54929
babdallas escreveu:Fiz no Excel duas Tabelas:

1) Data, Empresa e Saldo Inicial
2) Data, Empresa, Valor de entrada e Valor de Saída

COm estas tabelas, fiz duas medidas no PowerPivot, mas que podem ser feitas no PowerBI. A de Saldo Inicial e a de SaldoDiario:
Código: Selecionar todos
SaldoIni:=VAR Data1 = MAX(tbEntradaSaida[Data])
VAR Empresa=IF(HASONEVALUE(tbSaldoIni[Empresa]);VALUES(tbSaldoIni[Empresa]))
RETURN
CALCULATE(MAX(tbSaldoIni[Saldo Banco]);FILTER(tbSaldoIni;tbSaldoIni[Data Saldo]<=Data1&&tbSaldoIni[Empresa]=Empresa))
Código: Selecionar todos
SaldoDiario:=[SaldoIni]+SUM(tbEntradaSaida[Entradas])-SUM(tbEntradaSaida[Saídas])
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa noite,
Obrigado amigo por sua ajuda! Amanhã vou ver se consigo um tempo para pegar meu modelo na empresa e aplicar as formulas.....depois coloco aqui se resolveu. De antemão, já te gradeço muito.! Abs
Por babdallas
#54937
Corrigindo a medida de Saldo Diário:
Código: Selecionar todos
SaldoDiario:=VAR Data1 = MAX(tbEntradaSaida[Data])
VAR Empresa=IF(HASONEVALUE(tbSaldoIni[Empresa]);VALUES(tbSaldoIni[Empresa]))
RETURN
[SaldoIni]+CALCULATE(SUM(tbEntradaSaida[Entradas])-SUM(tbEntradaSaida[Saídas]);FILTER(ALL(tbEntradaSaida);tbEntradaSaida[Data]<=Data1&&tbEntradaSaida[Empresa]=Empresa))
Por Neimaia
#54946
babdallas escreveu:Veja se ajuda.[/
babdallas escreveu:Corrigindo a medida de Saldo Diário:
Código: Selecionar todos
SaldoDiario:=VAR Data1 = MAX(tbEntradaSaida[Data])
VAR Empresa=IF(HASONEVALUE(tbSaldoIni[Empresa]);VALUES(tbSaldoIni[Empresa]))
RETURN
[SaldoIni]+CALCULATE(SUM(tbEntradaSaida[Entradas])-SUM(tbEntradaSaida[Saídas]);FILTER(ALL(tbEntradaSaida);tbEntradaSaida[Data]<=Data1&&tbEntradaSaida[Empresa]=Empresa))
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá, amigo

muito obrigado por sua ajuda. Consegui colocar as medidas no Power Bi....só não consegui criar uma terceira medida, que é justamente o saldo inicial do banco( por empresa) e descontar entradas e saídas, me retornando o saldo de banco atualizado no dia. Até consegui, mas a medida que eu fiz soma os valores de banco das duas empresas. Preciso que seja dinâmico.
Código: Selecionar todos
[IMG] http://datab-forum-imagens.s3.amazonaws.com/16865_1589892675.png [/IMG]
A medida que eu criei foi
Saldo Banco = SUMX('Saldo Banco';'Saldo Banco'[Saldo Inicial] + [SaldoDiario])

eu fiz uma tabela simulando saldo incial da empresa " PP" = 700 mil e empresa " PE" = 300 mil
essa medida faz a soma das duas ( R$ 1 milhão) , e retorna novo valor somando as entradas do dia menos as saídas.
Exatamente o que eu preciso. Só que avaliando o contexto da empresa que estiver na matriz.
Por babdallas
#54947
Anexe o arquivo do PowerBI com a base de dados, por favor.
Por Neimaia
#54958
babdallas escreveu:Anexe o arquivo do PowerBI com a base de dados, por favor.
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado...coloquei abaixo o anexo 'teste fluxo de caixa!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por babdallas
#54962
Veja se é isso.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord