Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por bieltonan
#3394
Boa tarde.

Gostaria de uma ajuda (planilha anexa):


Tenho dois intervalos de datas onde a primeira coluna corresponde a Data de Inicio do projeto, e a segunda coluna a Data de Término do projeto.

Possuo várias datas correspondentes ao Inicio e Fim de vários projetos.

Ao lado, tenho a lista de meses do ano, onde necessito que seja exibido a quantidade de vezes que aquele mês "é usado" para o andamento do projeto. Ou seja, se um projeto tem Início em jan/2015 e término em abr/2015, isso quer dizer que ele "ocupa" os meses jan/2015, fev/2015, mar/2015 e abr/2015.


Espero que consigam me ajudar. Obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3400
Bieltonan.. estou quase terminando de programar a sua planilha.. apenas preciso que esclareça mais uma coisa pra mim.. por exemplo, vc disse que determinado projeto tem início em jan/2015 e término em abr/2015... e que assim, "ocupa" os meses de jan/2015; fev/2015; mar/2015 e abr/2015.... com base nisso, que tipo de resposta está procurando ter em sua planilha?
A) JAN ocupado 1 vez ; FEV ocupado 1 vez ; MAR ocupado 1 vez ; ABR ocupado 1 vez .???
ou
B) 5 meses foram utilizados entre JAN e ABR ????
Preciso que me responda, pois confesso que essa parte ficou confusa. :mrgreen:
Por bieltonan
#3407
Vidal escreveu:Bieltonan.. estou quase terminando de programar a sua planilha.. apenas preciso que esclareça mais uma coisa pra mim.. por exemplo, vc disse que determinado projeto tem início em jan/2015 e término em abr/2015... e que assim, "ocupa" os meses de jan/2015; fev/2015; mar/2015 e abr/2015.... com base nisso, que tipo de resposta está procurando ter em sua planilha?
A) JAN ocupado 1 vez ; FEV ocupado 1 vez ; MAR ocupado 1 vez ; ABR ocupado 1 vez .???
ou
B) 5 meses foram utilizados entre JAN e ABR ????
Preciso que me responda, pois confesso que essa parte ficou confusa. :mrgreen:


Primeiramente, obrigado pela resposta.

Gostaria que, na coluna que contém a lista com os meses do ano, apareça o número de vezes em que ele é "ocupado". Apenas com a numeração mesmo. Jan/2015 ==> 1; fev/2015 ===> 2 etc...
E, com mais projetos na sequência, fossem sendo acrescidas a essa numeração os meses "ocupados" por outros projetos.

Será que consegui esclarecer?


Obrigado

Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3408
Bieltonan! Boa tarde.. sem sua resposta, resolvi fazer então das duas formas e vc escolhe a que melhor lhe atende, ok?!
Ah.. um abservação... essa Planilha vc poderá usar neste ano de 2015.. ou em qualquer outro ano futuro.. sem necessidade de reconfiguração de fórmulas, ok?! Já pensei em tudo e não somente atender vc no ano corrente. AS fórmulas foram inseridas até a linha 33, mas vc poderá copiá-las pras outras linhas de baixo.. caso não consiga, me avise quantas linhas mais ou menos vc planeja utilizar e eu faço pra vc. Mas um detalhe: Qual o tempo máximo pra um projeto seu ser realizado? Como eu não tinha essa informação, eu configurei como sendo o período de um ano, mas caso isso seja mais extenso, me avise que altero pra vc e estendo pra quantos anos vc achar necessário. Tenha uma ótima tarde! 8-)
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3410
Hum.. então... agora que vi que vc já tinha enviado uma resposta enquanto eu escrevia a msg de cima.. então... isso que vc acaba de me explicar já está feito, amigo.. tá prontinho... os meses de cada projeto estão sendo contados... exemplo... jan/2015----> 1 vez .... fev/2015---->1 vez... e se outro projeto for colocado na planilha que tbm "ocupe" esses vezes serão computados na soma.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3411
aí vai o arquivo :mrgreen:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por bieltonan
#3412
Vidal escreveu:aí vai o arquivo :mrgreen:

Obrigado pela resposta, amigo.

Entretanto, não sei se fiz algo errado ou não tentei algo necessário, mas não aparece nenhum resultado, Está tudo zerado.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3414
É que aqui no trabalho eu uso o Br Calc.. mas por fim salvo com extensão .xlsx ... vou tentar salvar com outra extensão, então... mas aqui está funcionando... veja:
Imagem

de qualquer forma.. estou indo pra casa e lá com o excel eu reconfiguro pra vc pra não dar mais erro.. infelizmente algumas coisinhas são mesmo diferentes do Br Calc pro Excel.. mas é apenas um detalhe ou outro... por fim vai funcionar igual
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3415
Agora estou enviando com outra extensão de arquivo.. veja agora.. se não funcionar então eu estou indo pra casa e por lá eu usarei o excel e reconfiguro pra vc, ok?!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3416
os resultados que vc precisa de G2 até G14 estão de AU2 até AU14, ok?! É só dar Ctrl+X e Ctrl+V ... tem que ser o Ctrl+X em vez do Ctrl+C, ok?! :D
Avatar do usuário
Por Henrique
Posts Avatar
#3473
Bieltonan,

Fiz as correções para atender a qualquer período de data conforme sua necessidade.

Segue em anexo.

Abraço,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#3482
Já identifiquei o que está ocorrendo Bieltonan.. como eu já havia comentado em outro tópico do Fórum, o Br Calc muda o "VERDADEIRO" de um teste lógico pelo valor 1. Se eu digitar 1 ou VERDADEIRO, no Br Calc vai dar no mesmo e vai funcionar... o problema é que quando um teste lógico di tipo VERDADEIRO / FALSO criado no BrCalc vai pro Excel , aí dá problema... então... a única coisa que vc precisa fazer é retirar o valor 1 do teste lógico e escrever VERDADEIRO em seu lugar... e tudo vai funcionar tranquilo. As colunas com os testes lógicos estão ocultas...vc precisa exibi-las novamente. Entre a Coluna H e Coluna AO estão as colunas ocultas.. vc precisa selecionar as colunas H e AO e clicar com o segundo botão do mouse e selecionar, mostrar.. exibir..re-exibir..ou algo assim....
Então, clique na célula J2 e encontrará esta fórmula aqui
=SE(OU($B2="";$C2="")=1;"";$B2)
troque por
=SE(OU($B2="";$C2="")=VERDADEIRO;"";$B2)
..feito isso, tecle enter e copie a fórmula para as outras células desta COLUNA.. não copie para todas as células desta tabela pois a fórmula da coluna J é diferente das outras colunas... agora vá na célula K2 e vc encontrará esta fórmula aqui:
=SE(OU($B2="";$C2="")=1;"";DATA(ANO(J2);MÊS(J2)+1;DIA(J2)))
troque por:
=SE(OU($B2="";$C2="")=VERDADEIRO;"";DATA(ANO(J2);MÊS(J2)+1;DIA(J2)))
..agora tecle entre e use Ctrl+C e Ctrl=V.. copiando a célula K2 para todas as outras células de K2 até V33.
Agora na tabela seguinte...clique em X2 e vc encontrará esta fórmula aqui:
=SE(OU($B2="";$C2="")=1;"";SE(E(J2<=$C2;J2>=$B2)=1;CONCATENAR(MÊS(J2);" ";ANO(J2));""))
troque por:
=SE(OU($B2="";$C2="")=VERDADEIRO;"";SE(E(J2<=$C2;J2>=$B2)=VERDADEIRO;CONCATENAR(MÊS(J2);" ";ANO(J2));""))
novamente...copie esta célula X2 para todas as outras células de X2 até AJ33...
Prontinho.. agora vc poderá utilizar a planiha em seu Excel e deverá funcionar direitinho!
Se preferir vc pode ocultar novamente as colunas com os cálculos, ok?! Forte abraço! :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord