Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por Kamila 12 Jun 2019 às 19:48
Membro Novato
Mensagens: 1
Reputação: 0
#44663
Boa noite,

Tenho uma planilha referente ao fluxo de caixa de uma empresa (com depósito inicial de terminado valor e a partir dai entrando e saindo dinheiro diariamente, alterando o valor final a cada dia). Porém essa planilha precisa ser atualizada monetariamente pelo índice da poupança desde o principio. Daí vem o problema a poupança só gera renda na data do aniversário e com entradas e saídas diárias eu teria milhares de aniversário para calcular os índices. Resumindo (queria uma planilha que me desse os valores igual o banco faz quando a gente pega extrato de poupança e rende vários jurinhos, cada um referente a um dia de depósito). Alguém poderia me ajudar ou pelo menos me dizer se tem jeito?
Por BrunoBride 15 Jul 2019 às 17:02
Membro 1 Estrela
Mensagens: 17
Reputação: 6
#45599
penso eu que vc precise calcular o rendimento de um lançamento após o aniversário, ou seja vc tem sua base (fluxo de caixa), Data, Valor, Rendimento, como não tem a sua planilha para ver a estrutura, fica um pouco complexo de saber exatamente o que vc deseja.
a sua data de lançamento (deposito) é a chave primaria para o calculo, então pode usar uma formula condicional (se), por exemplo: se a data >= (data+30dias), então calcula rendimento, se não fica sem calculo;
se vc for usar uma coluna extra para o calculo individual essa logica pode funcionar, então depois vc cria uma célula só para somar o rendimento.
sobre a movimentação de valores, ai fica um pouco confuso, pois o valor do rendimento é sobre o saldo positivo, se vc aplica 100, e antes do intervalo vc retira 20 por exemplo, o rendimento será sobre 80,,, então para cada lançamento vc precisa verificar se as movimentações não anularam a entrada mais antiga, por exemplo:
dia 1 entrada 100
dia 2 saída 20 - saldo 80
dia 3 entrada 30 - saldo 110
... logo, se nao houver mais lançamentos o rendimento será sobre os 100, e depois o próximo sera sobre 10, pois 20 foi para cobrir a diferença da retirada. isso é uma logica minha, não sei se o algoritimo dos bancos são assim.
dia 30, rendimento do dia 1 (100) pois durante a movimentação o saldo permaneceu maior ou igual no dia do lançamento.