Guru do Excel

Limitando a área de uma planilha

Escrito por Laennder Alves

Uma planilha do Excel possui uma enorme quantidade de linhas e colunas, e nunca  utilizamos todas elas (pelo menos até hoje nunca precisei).

Limitar a uma área funcional para sua planilha pode ser de grande utilidade. Principalmente quando você não quer que o usuário altere nada fora desse intervalo. Existem algumas maneiras de limitar esse acesso, mas hoje vou demonstrar uma maneira diferente de fazer isso.

A propriedade ScrollArea do objeto Worksheet

Todas as planilhas de uma pasta de trabalho possuem uma propriedade chamada ScrollArea que determina qual é a área útil da planilha. Por padrão essa propriedade é definida como vazia, fazendo com que você possa trabalhar com todas as células e colunas disponíveis. Mas você pode alterar essa propriedade.

Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Passo 1: Abra o Visual Basic Editor (Alt + F11)
  • Passo 2: Na árvore de objetos (Janela Project Explorer) normalmente localizada a esqueda do VBE, selecione a planilha que deseja definir o intervalo. Se a janela não estiver sendo exibida, você pode pressionar (Ctrl + R)
  • Passo 3: Agora na janela Propriedades, normalmente localizada logo abaixo da janela Project Explorer, procure pela propriedade ScrollArea e defina o intervalo desejado. Por exemplo: A1:F10
  • Passo 4: Feche o VBE e tente selecionar ou fazer qualquer coisa fora do intervalo definido.
  • Passo 5: Não existe passo 5.

É isso, espero que essa dica seja útil.

img1-scrollarea

27 de janeiro de 2015

0Respostas em Limitando a área de uma planilha"

Deixe sua mensagem